As erosões que interferem na formação do relevo possuem várias origens, dentre as quais estão: ação das geleiras, dos ventos e das águas, além das intervenções antrópicas.
É um componente da litosfera relacionado com o conjunto rochoso subjacente e com os solos que o recobre. Sua escultura modelada numa grande variedade de formas resulta da atuação simultânea e desigual, tanto no espaço como no tempo, não só dos fatores climáticos, bem como da estrutura da litosfera.
A água dos rios também atua modificando a morfologia local, principalmente causando a erosão de suas margens e, em áreas de planaltos, o aprofundamento de seus leitos. Vale lembrar que a geração de sedimentos, por sua vez, pode modificar o direcionamento das águas e fazer com que outras áreas sejam afetadas.
Meandros: São as curvas que rio faz ao passar por um relevo aplainado (“mais plano”). Foz: é o local onde um grande corpo d água corrente, como um rio, deságua em um outro corpo d água (outro rio, um grande lago, mar, oceano etc.).
Como o relevo se relaciona com as técnicas empregadas e a forma de produzir em cada lugar retratado? RESPOSTA: Na primeira imagem foi possível a mecanização da colheita pelo fato da área ser plana e na segunda imagem observa-se a agricultura em terraceamento.
37 curiosidades que você vai gostar
O relevo interfere em alguns casos no clima de uma região, quando o relevo impede a passagem de massas de ar que poderiam determinar as configurações climáticas de um lugar.
O homem tem capacidade, através de sua força de trabalho e suas tecnologias, de construir túneis, retirar montanhas, desviar o curso de rios, modificar o relevo no campo e nas cidades. É bom lembrar que existem os fatores naturais de transformação, mas o homem provoca de forma artificial tais mudanças.
Suas águas sempre irão percorrer de um ponto mais alto em direção a um ponto mais baixo do relevo. A nascente de um rio está localizada em um ponto mais alto e, durante o percurso das águas, o rio atinge sua foz em terrenos de níveis mais baixos, podendo ser no mar, outro rio, lagos, etc.
Os agentes internos ou endógenos de transformação do relevo são aqueles que surgem ou agem de dentro da Terra, ou seja, abaixo da superfície. São os terremotos, os vulcanismos e o tectonismo. Os agentes externos ou exógenos, por outro lado, são aqueles que agem acima do relevo, ou seja, sobre a superfície.
Os agentes externos modificam o relevo, estes são: as águas do mar, dos rios e das chuvas, o gelo, o vento e o homem, causando a erosão marinha, erosão fluvial, erosão pluvial, erosão glacial, erosão eólica e erosão antrópica. Eles agridem a superfície terrestre, fazendo, nela, formatos e tamanhos diferentes.
Erosão pluvial: ocorre em razão da ação das águas das chuvas, que desgastam a superfície e transportam sedimentos. Esse processo atua também na lavagem dos solos e, quando as águas da chuva encontram um solo sem vegetação, passam a ser responsáveis pela formação de graves tipos de erosão.
Relevo é o nome que se dá a diversos tipos de variações e irregularidades que podem ser observadas na superfície terrestre. Ao olharmos para qualquer paisagem, podemos notar que alguns terrenos são mais planos, outros mais baixos, outros muito elevados e íngremes, etc. Tudo isso tem a ver com o relevo.
Conforme as suas fisionomias, a superfície é dividida em quatro formas de relevo: montanhas, planaltos, planícies e depressões.
O relevo nada mais é do que o conjunto de formas que observamos na superfície terrestre. Ele é fruto da ação conjunta de agentes internos e agentes externos. O conjunto de diferentes feições topográficas encontradas na superfície terrestre recebe o nome de relevo.
As forças externas de transformação do relevo são: a água (das chuvas, dos oceanos e dos cursos d água), o vento, a temperatura (ou a variação das temperaturas), as geleiras e os seres vivos em geral (incluindo os humanos).
Despejos de esgotos sanitários, exploração mineral e principalmente o manejo inadequado do solo utilizado para plantio extensivo de soja e pecuária de corte têm sido os responsáveis pelo assoreamento dos rios da Bacia do Alto Paraguai (BAP), no Pantanal.
O Assoreamento reduz o volume de água, torna-a turva e impossibilita a entrada de luz dificultando a fotossíntese e impedindo renovação do oxigênio para algas e peixes, conduzindo rios e lagos ao desaparecimento.
A retirada da cobertura vegetal das margens dos rios é a principal causa. O assoreamento é o acúmulo de sedimentos (areia, terra, rochas), lixo e outros materiais levados até o leito dos cursos d água pela ação da chuva, do vento ou do ser humano.
Nesse momento, elucide que entre as consequências da ação antrópica está o desmatamento, assoreamento dos rios, os diversos tipos de poluição (hídrica, do solo, atmosférica, etc.), mudanças climáticas, entre outros.
Isso se dá através de atividades como o corte de árvores, o tratamento do solo, criação de animais domésticos, a construção de edifícios, estradas asfaltadas, perfuração de montanhas para a abertura de minas ou túneis, ou ainda o lançamento de resíduos orgânicos e industriais no ar, rios e mares.
Um dos principais problemas quanto ao desequilíbrio entre relevo e sociedade é a ocorrência das erosões, sobretudo em meios urbanizados. Elas manifestam-se em função da remoção da vegetação próxima a rios e também em áreas de acentuada declividade, como áreas montanhosas ou de serras e morros.
Relevo, Vegetação e Umidade
O relevo influencia no clima devido à movimentação ou ao impedimento das massas de ar e sua circulação. As áreas de altitude mais elevada são mais frias do que as de altitude mais baixa, pois as montanhas podem impedir que os ventos com umidade cheguem à região, tornando o clima mais seco.
sezer66 / iStock / Getty Images Plus A principal interferência humana no relevo é a construção de túneis e abertura de minas. Em sua trajetória para alcançar maior comodidade, progresso e crescimento econômico, o ser humano provocou alterações significativas nos recursos naturais.
Estudar e conhecer o lugar onde mora significa compreender as relações que ali acontecem e sua relação entre escalas maiores do global para o regional e para o local. ... Sendo assim, lugar para Geografia refere-se ao espaço que vivemos e conhecemos, onde trabalhamos, estudamos e outros.
As três formas de relevo predominantes no Brasil são:Planalto. ... Planície. ... Depressões. ... Planalto Central. ... Planalto das Guianas. ... Planalto Brasileiro. ... Planalto Meridional. ... Planalto Nordestino.
Como mesclar é centralizar no Libre?
Como o cérebro cresce e se fortalece?
Como passar Star wars jedi Fallen Order?
Como mesclar contatos duplicados?
Como mesclar células no teclado?
Como ir do aeroporto de BH a Ouro Preto?
Como mesclar células de uma tabela?
Como fazer meu cartão PicPay virar crédito?
Como redimensionar um PDF para A4?
Como transformar sua TV em uma Smart TV Android?
Como mudar uma página do Facebook para outro perfil?
Como mudar o DirectX de um jogo Steam?
Tem como transformar carbono em oxigênio?
O que é preciso fazer para ir para o céu?
Como faço para transferir uma abelha jataí de lugar?
Como fazer um texto para divulgar seu trabalho?