O sulfeto de hidrogênio (H2S) é um gás incolor, de cheiro desagradável característico, extremamente tóxico e mais denso do que o ar. É bastante inflamável e sua temperatura de auto-ignição é de 260°C, enquanto o limite de baixa explosividade é da ordem de 4,3% no ar (em volume).
Primeiramente, podem acontecer irritações nos olhos, no nariz ou na garganta. Os problemas atingem ainda o sistema respiratório, causando perdas de memória, dores de cabeça e até comprometimento da função motora, pelo fato de o gás atingir o sistema nervoso central.
É um ácido fraco porque não é um dos hidrácidos fortes (HCL, HBr e HI) e não é o hidrácido moderado (HF).
Esse ácido pode ser obtido pela dissolução do sulfeto de hidrogênio em água. Em verdade, tanto o sulfeto de hidrogênio quanto o ácido sulfídrico possuem a mesma composição química (H2S), ocorre apenas que o primeiro é um gás (responsável pelo odor dos ovos podres) e o segundo está em solução aquosa.
É utilizado na produção de ácido sulfúrico e outros compostos sulfurosos, pesticidas, sulfetos inorgânicos, em vários segmentos da indústria do petróleo como perfuração de poços, produção de óleo e gás, refino e destilação, em análises químicas e como agente redutor em purificações de ácido sulfúrico e ácido clorídrico ...
18 curiosidades que você vai gostar
Lembrando que bases fracas têm ácidos conjugados fortes o H2S (ácido sulfídrico) é um ácido mais forte que a água - H2O.
Desde 2010, o H₂S tem sido considerado um gás tóxico pela União Europeia. O gás é mortal se as concentrações se tornarem muito grandes (> 1000 ppm) e sua presença é geralmente detectada por seu odor característico de "ovos podres".
O H₂S é conhecido como o gás da morte por ser extremamente tóxico em altas concentrações, causando perda de consciência imediata e a morte. O gás sulfídrico é considerado Imediatamente Perigoso à Vida e Saúde (IPVS ou IDLH) pela NIOSH a 100 ppm.
O monóxido de carbono é um gás extremamente perigoso, pois é um asfixiante químico que pode levar à intoxicação.
O ácido cianídrico é um gás incolor que mata imediatamente se inalado numa concentração superior a 300 mg/m³ de ar. O cianeto de potássio, quando ingerido, reage com a acidez do estômago e gera gás cianídrico, daí o porquê deste composto ser perigoso.
Uma das ações mais nocivas do gás é o bloqueio do sistema nervoso e das vias respiratórias (devido à sua volatilidade), impossibilitando o funcionamento dos pulmões, o que mata o indivíduo por asfixia.
O sulfeto de hidrogênio (H2S) é um gás incolor, de cheiro desagradável característico, extremamente tóxico e mais denso do que o ar. É bastante inflamável e sua temperatura de auto-ignição é de 260°C, enquanto o limite de baixa explosividade é da ordem de 4,3% no ar (em volume).
O cheiro característico de ovo podre pode ser percebido apenas em concentrações baixas - em níveis mais altos e perigosos, o H2S bloqueia a percepção olfativa das pessoas. A inalação pode resultar em envenenamento agudo, e a morte por sufocação ocorre extremamente depressa.
Segundo NR-15 (Norma Regulamentadora 15) (BRASIL, 1978), o limite máximo permitido de tolerância da exposição do homem ao H2S não deve ultrapassar 8 ppm ou 12 mg/m³ até 48 horas por semana (BRASIL, 1977).
A entrada de trabalhadores não deve ser permitida se a concentração de inflamáveis estiver 25% do limite mínimo de explosão. Os testes devem ser efetuados em diferentes locais e em diferentes níveis de altura da área ou espaço confinado.
Tipos de gases tóxicosSulfeto de hidrogênio (H 2S)Monóxido de carbono (CO)Hipóxia (O 2)Dióxido de carbono (CO 2)Amônia (NH 3)Benzeno (C 6H 6)
A causa da morte é envenenamento por monóxido de carbono, gás que é produzido a partir da queima de combustíveis, como carvão, madeira, álcool e pode se acumular em aquecedores de água a gás quando há problemas de ventilação.
Lista de gases inflamáveisHidrogênio. O hidrogênio é o mais básico dos elementos. ... Butano. O termo butano pode se referir ao alcano n-butano ou para seu outro isômero, o isobutano. ... Metano. ... Etileno. ... Outros gases inflamáveis.
Para humanos, em particular, a exposição a concentrações muito altas de amônia gasosa pode causar danos sérios nos pulmões ou ser letal.
...
Principais Gases TóxicosAmônia (NH3)Cianeto de Hidrogênio (HCN)Dióxido de Carbono (CO2)Dióxido de Enxofre (SO2)Gás Cloro (Cl2)Monóxido de Carbono (CO)Sulfeto de hidrogênio (H2S)
Embora o gás carbônico não seja propriamente venonoso, ele pode causar, se ingerido em grandes quantidades, dor de cabeça, dificuldade para respirar, tonturas e desmaio, entre outros sintomas. — Na combustão incompleta, a pessoa primeira desmaia com o gás carbônico e depois morre com o monóxido.
No dia 7 de maio 1.700 pessoas foram ordenadas a evacuar suas casas; duzentos moradores e seus animais de estimação foram alojados em dois abrigos da Cruz Vermelha e centenas de outros se hospedaram com parentes e amigos; vários socorristas foram afetados pela exposição ao gás dióxido de enxofre.
Como detectar o H2S? Formas de detecção de H2S na atmosfera: Papel embebido em acetato de chumbo – qualitativo; Tubos colorimétricos (bombas multi-gas) – quantitativo com margem de erro de 25 a 35%;
O que é o gás H₂S ou gás de esgoto? Se você detectar cheiro de ovo podre em seu bairro ou em sua casa, é provável que esteja na presença de sulfeto de hidrogênio (H₂S).
O ácido sulfúrico é uma solução aquosa de sulfato de hidrogênio forte e corrosiva, sendo a substância química mais usada pela indústria.