Na visão de Da Matta, as características principais do evolucionismo são: 1ª. As sociedades humanas devem ser comparadas entre si por meio dos seus costumes, mas os costumes definidos pelo investigador e não situados lado a lado de modo horizontal.
O evolucionismo cultural acredita na unidade da condição humana. Sendo iguais, todos os povos produziriam cultura igualmente, pelo apren- dizado. Todos conteriam os germes da evolução, não existindo diferenças biológicas que justificassem as diferenças entre os diversos povos.
Castro apresenta uma sucinta biografia de cada um dos três principais expoentes dessa corrente, Lewis Henry Morgan (1818-1881), Edward B. Tylor (1832-1917) e James Frazer (1854-1941).
O Evolucionismo social, mais precisamente o evolucionismo cultural, é uma teoria criada por Edward Burnett Tylor, Lewis Henry Morgan e Herbert Spencer.
Escola Evolucionista
Ela tem início no século XIX e é marcada pelo pensamento dicotômico que divide as sociedades em “primitivas” e “civilizadas”. Os pensadores que contribuíram para a Escola Evolucionista, de modo geral, defendiam uma espécie de evolucionismo das sociedades humanas.
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O Evolucionismo Social foi a escola do século XIX responsável pela sistematização do conhecimento acerca dos “povos primitivos”, o qual foi organizado em trabalhos de gabinete, sem a observação "in locu".
O Evolucionismo Cultural Franz Boas faz uma crítica a antropologia cultural evolucionista do século XIX e mostra o perigo do pensamento evolucionista, primeiramente porque não utilizavam a pesquisa de campo como forma de entrar em contato com a realidade social, então essa realidade social e cultural não era uma ...
A antropologia evolucionista é uma das correntes da antropologia. Dominante até o início do século XX, tem como seus expoentes, Lewis Henry Morgan, Edward Burnett Tylor e James George Frazer.
A antropologia evolucionista foi o primeiro movimento de estudos antropológicos liderado pelo antropólogo e biólogo inglês Edward Burnett Tylor e pelo geógrafo e biólogo Herbert Spencer.
Era composta de muitas teorias concorrentes de vários sociólogos e principalmente pelos fundadores da antropologia, dentre os quais Lewis Henry Morgan, Edward Burnett Tylor, Herbert Spencer e James George Frazer, que acreditavam que a cultura ocidental representava o ápice da evolução social.
O evolucionismo cultural considera que o desenvolvimento das sociedades se dá a partir do crescimento e das alterações sofridas.
O evolucionismo cultural junto com o difusionismo foram correntes predominantes no final do século XIX que lançaram bases para o desenvolvimento da antropologia como uma disciplina acadêmica autônoma.
Evolução cultural é o estudo de como as diferentes culturas humanas surgiram e alcançaram suas atuais características.
Na visão de Da Matta, as características principais do evolucionismo são: 1ª. As sociedades humanas devem ser comparadas entre si por meio dos seus costumes, mas os costumes definidos pelo investigador e não situados lado a lado de modo horizontal.
A antropologia evolucionária está preocupada com a evolução biológica e cultural dos seres humanos, passado e presente. Baseia-se em uma abordagem científica e reúne áreas como arqueologia, ecologia comportamental, psicologia, primatologia e genética.
Segundo as teorias evolucionistas, a diversidade é explicada pelo fato da humanidade apresentar diferentes estágios de civilização. Os selvagens representariam, assim, a infância da sociedade ocidental. Para combater o evolucionismo, Lévi-Strauss refuta as bases nas quais este se apoia.
Os evolucionistas culturais, conhecidos como os pais fundadores da antropologia como ciência, partiam do pressuposto de uma origem comum, e portanto, uma unidade psíquica da humanidade, para pensarem as diferenças entre os povos.
No difusionismo alemão destacaram-se os antropólogos Fritz Graebner, Friedrich Ratzel, Léo Frobénius, Wilhelm Schmidt, entre outros, Do lado britânico, Elliot Smith, J. Perry e W. R. R. Rivers foram os autores mais importantes desta corrente antropológica.
A teoria evolucionista de Darwin pode ser descrita da seguinte forma: as espécies de seres vivos se transformam ao longo dos tempos, pois sofrem seleção natural, que prioriza os seres mais adaptados ao ambiente em que vivem, devido a suas características serem adequadas ao meio onde vivem.
Antropologia estrutural de Lévi-Strauss
Lévi-Strauss é o principal expoente da corrente estruturalista na Antropologia. Para fundá-la, Lévi-Strauss buscou elementos das ciências que, no seu entender, haviam feito avanços significativos no desenvolvimento de um pensamento propriamente objetivo.
Tylor filia-se à escola antropológica do evolucionismo social. Considerado o pai do conceito moderno de cultura, Tylor vê, porém, a cultura humana como única, pois defende que os diferentes povos sofreriam convergência de suas práticas culturais ao longo de seu desenvolvimento, ideia que não é consenso hoje em dia.
Essa crítica pode ser levantada, pois a chamada civilização torna-se juiz de si mesma, isso criou o que conhecemos na história como Etnocentrismo, ou seja, uma etnia no centro, julgando as outras a partir de suas próprias condições.
A ética evolucionista tradicional foi bastante criticada ao longo do tempo. As críticas em relação ao darwinismo social geralmente estão relacionadas as normas desenvolvidas por esse movimento. Este artigo tem como objetivo verificar o que tais teorias têm em comum.
Em seu livro Os métodos da etnologia (1920), Boas critica o método evolucionista e propõe outro que estude cada sociedade em sua própria dinâmica e conforme sua própria história e circunstâncias, sem estabelecer um modelo pelo qual ela seja classificada como atrasada ou moderna, boa ou ruim.
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