A Língua de Sinais tem características próprias, sendo a principal delas ser uma Língua gestual-visual, ou seja, uma Língua que utiliza o canal visual e as expressões faciais e corporais na construção da comunicação.
Libras, sigla de Língua Brasileira de Sinais, é a língua oficial da comunidade surda brasileira. É uma língua de modalidade gestual-visual, que se exprime através da combinação de sinais e expressões faciais, as chamadas expressões não manuais.
[...] as Línguas de Sinais estão sujeitas às variações diacrônicas no sentido de que evoluem ao longo do tempo em suas funções sociais e em suas relações com determinada comunidade linguística. Além disso, podemos observar mudanças gramaticais em sua estrutura interna, condicionadas pelo uso social.
APOL 100 “As línguas gesto-visuais, pelo fato de serem percebidas pela visão e transmitidas pelas mãos, pelo rosto e pelo corpo, tem a capacidade de representar certos conceitos espacial-temporais e captar as características físicas do referente” .
A Libras possui estrutura gramatical própria, portanto, é uma língua. Inclusive é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão do Brasil desde 2002, através da Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002. O ato de se comunicar através da Libras é fazer o uso da linguagem.
34 curiosidades que você vai gostar
Portanto reforçamos: linguagem de sinais não esta correto.
E é por isso que a Libras é uma língua, porque ela possui suas próprias regras. Aliás, ela é uma das línguas oficiais do Brasil e a primeira língua da comunidade surda.
Qualquer conjunto de signos ou sinais é considerado uma forma de linguagem. Já a língua é um código verbal característico, ou seja, um conjunto de palavras e combinações específicas compartilhado por um determinado grupo. ... É o caso dos indivíduos que se comunicam em Libras: Língua Brasileira de Sinais.
Linguístico: as línguas de sinais, de características visuoespaciais, são as línguas naturais para as pessoas surdas. A língua de sinais é tão complexa quanto qualquer outra.
As línguas de sinais e orais, apresentam semelhanças como na sua estrutura gramatical. Ambas são estruturadas a partir de unidades mínimas que formam unidades mais complexas, ou seja, todas possuem os seguintes níveis lingüísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático, e o semântico.
Como solicitar a inscrição estadual do MEI?
Como se faz um resumo de um texto?
Quais são os benefícios de um técnico de enfermagem?
O que combina com calça cor de vinho?
Como calcular o valor diluído por ação?
Quais os cuidados depois de alisar o cabelo?
O que acontece com os óvulos depois da laqueadura?
Quando Tony e Ziva ficam juntos?
Quais são as causas da apropriação cultural?
Quem faz tecnólogo pode fazer pós?
Como trabalhar o tema política em sala de aula?
Qual é a origem do gás oxigênio da atmosfera do nosso planeta?
Quanto de cachaça produz um hectare de cana?
Quais as principais características das sociedades não personificadas?
Quem foi o primeiro Creepypasta?
O que são os tesouros escondidos de Deus?