Enquanto a ciência ocupa-se com seu objeto específico de estudo, a filosofia ocupa-se com tentar entender se esse objeto é corretamente estudado, além de tentar aprimorar os modos do fazer científico, a fim de proporcionar à ciência a maior validade racional possível.
A filosofia da ciência busca ser a questionadora maior das hipóteses que abrangem o método científico. Ela reflete, questiona e provoca o saber científico, de modo a desenvolvê-lo. Enquanto a ciência se posiciona em estudar problemas específicos de fenômenos naturais, a filosofia busca o estudo mais abrangente e geral.
A ciência envolve todo o conhecimento adquirido através do estudo baseado em princípios científicos. Já a filosofia questiona e problematiza a realidade que vivemos, coloca em dúvida os saberes estudados e obtidos, inclusive as produções científicas e as concepções que fundamentam os trabalhos científicos.
A Filosofia surge como espanto diante da possibilidade de estranhar o mundo e concebê-lo de forma racional. Esse espanto impulsiona a busca da compreensão do ser enquanto algo natural e capaz de ser apreendido pelo Lógos (razão, discurso, palavra) humano.
Para ser filósofo, é preciso fazer-se capaz de transcender, de avaliar e de atribuir sentido à própria vida e ao mundo em que se vive, buscando respectivamente transformá-la e transformá-lo sempre que se fizer necessário.
43 curiosidades que você vai gostar
Essas características eram: poesia, religião e condições sociopolíticas. Costuma-se dividir a Filosofia Grega em quatro períodos: Não pare agora...
“Caracteriza-se pelo conhecimento racional, sistemático, exato, verificável e, por conseguinte, falível”. “Conhecimento certo do real pelas suas causas”. “Conhecimento sistemático dos fenômenos da natureza e das leis que o regem, obtido pela investigação, pelo raciocínio e pela experimentação intensiva”.
A Filosofia da Ciência é o ramo que reflete e questiona a ciência e o saber científico.
...
Dentre as principais questões que ocupam a Filosofia da Ciência podemos destacar:Qual é a especificidade da Ciência?Qual é o seu valor?Para que serve a ciência?Quais o limites da ciência?
Apesar da ciência ter herdado a argumentação racional que surgiu com os primeiros filósofos, a diferença entre ciência e filosofia reside no fato da ciência estar comprometida com demonstrações empíricas, enquanto que a filosofia se permite trabalhar com conceitos que estão além de qualquer demonstração física.
1.3 – Semelhanças e diferenças entre a Filosofia e a Ciência. – Semelhanças: exigem ambas uma metodologia adequada, justificação e rigor de conceitos; nenhuma teoria, cientifica ou filosófica, pode ser considerada como solução definitiva e completa para um problema, pois exige revisão e correcção.
metodologia comprovada: desenvolvimento e verificação durante um tempo suficiente para permitir a geração de todos os dados. reprodutibilidade dos resultados: a repetição do mesmo processo gera os mesmos resultados. Provamos isso com validações. abstração da realidade: através do uso de modelagem, entre outros.
Campo de estudo que questiona o saber científico
Da mesma forma que a ciência promove a busca pelo conhecimento através de leis científicas, a filosofia da ciência surge para questionar esse saber científico, ou seja, ela reflete sobre a produção científica.
O objetivo da ciência é explicar, descrever e prever os fenômenos a partir do desenvolvimento de procedimentos metodológicos que possam ser constantemente verificados e reproduzidos.
Duas das características fundamentais da Ciência Moderna precisam ser ressaltadas. São elas: linguagem matemática, que está implicada nas fórmulas que decodificam os fenômenos naturais, e a relação com a técnica, ou a produção de aparatos tecnológicos capazes de manipular a natureza.
2a Questão (Ref.:201810532783) Pontos: 0,1 / 0,1 São características básicas da ciência EXCETO: Linguagem rigorosa e objetiva. Os conhecimentos são obtidos de maneira programada, sistemática e controlada. Possui métodos e técnicas específicas. É um processo imutável, já que se trata de verdades científicas.
1) Classificação da Ciência
A palavra ciência deriva do latim “scientia” e significa “conhecimento”. A partir do momento em que as ciências tornam-se autônomas, passam a ser classificadas em ciências formais, ciências da natureza e ciências humanas.
A Filosofia Antiga corresponde ao período do surgimento da filosofia grega no século VII a.C. Ela surge da necessidade de explicar o mundo de um novo modo. Os filósofos buscam encontrar respostas racionais para a origem das coisas, dos fenômenos da natureza, da existência e da racionalidade humana.
Características do conhecimento filosófico
Crítico: todas as informações devem ser profundamente analisadas e refletidas antes de serem levadas em consideração; Especulativo: as conclusões são baseadas em hipóteses e possibilidades, devido ao uso de um conhecimento teórico puro.
Os filósofos do período passam a ser grandes críticos da filosofia clássica grega, sobretudo, Platão e Aristóteles. O tema principal passa a ser a ética, há um distanciamento dos indivíduos com as questões naturais e religiosas.
Ciência é o conhecimento que explica os fenômenos obedecendo a leis que foram verificadas por métodos experimentais. A ciência baseia-se na regularidade, na previsão e no controle de fenômenos que podem ser observados.
Os filósofos pré-socráticos foram os primeiros a propor explicações naturais para o surgimento e funcionamento do mundo, por exemplo: Anaximandro (610 a.C – 546 a.C.) propôs um modelo em que a Terra teria um formato cilíndrico, antes mesmo dos experimentos de Eratóstenes (276 a.C. – 194 a.C.) confirmarem que o planeta ...
Princípios Científicos - Uma Visão Evolutiva. PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS, UMA VISÃO EVOLUTIVA. Considero os Princípios Científicos do Treinamento como sendo as leis básicas e fundamentais para o sucesso de um processo de treinamento. Anos se passaram desde as últimas publicações com citações referentes ao assunto.
Enquanto as ciências, como as conhecemos hoje, datam do período da Modernidade, mais ou menos no século XVI, a filosofia teria surgido no século VI a.C. O que há em comum entre essas duas áreas é a busca por um conhecimento que seja válido, racional, que fuja do senso comum e que seja passível de validação, seja pela ...
Portanto, a Filosofia não está apenas ligada à ciência, mas também constituiu a existência da própria ciência. Dessa forma “[...] a influência das concepções filosóficas sobre o desenvolvimento da ciência foi tão grande quanto à das concepções científicas sobre o desenvolvimento da filosofia” (KOYRÉ, 1991 p. 201-2).
A Filosofia e a Ciência constituem áreas/campos de estudo que contribuem para o entendimento do processo de construção do conhecimento pelo homem em contextos e momentos históricos distintos. É necessário compreender as formas e os tipos de conhecimento desenvolvidos pelo homem em sua trajetória.
Como saber o nome de um composto?
O que significa vinculação de dispositivo ao CPF?
O que é dispositivo no celular?
Como saber qual é o meu anjo da guarda pela data de nascimento?
Como saber o nome de uma suculenta?
Como descobrir o nome fantasia de uma empresa pelo CNPJ?
Qual é o significado do número 77?
Como saber quem recebeu o correio?
Quem tirou nota 1.000 no Enem 2020?
Qual é o limite inicial do Banco Pan?
Como saber o modelo da minha Melissa?
Como saber o grau da hemorroida externa?
Como o aumento de produtividade afetou o sistema feudal?
Como saber o nome de um cartório?
Como o Magazine Luiza revolucionou o mercado e virou case de sucesso?