Há ainda outras pragas encontradas no solo e que podem causar prejuízos severos para o produtor. Podemos citar a Largarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus), a Vaquinha (Diabrotica speciosa), a Lagarta-rosca (Agrotis ípsilon), entre outras.
Dentre as técnicas que podem ser utilizadas para o controle de corós e percevejos-castanhos, destacam-se escolha da melhor época de semeadura, preparo do solo com implementos adequados e aplicação de inseticidas nas sementes ou em pulverização no sulco de semeadura.
Plantas afetadas são menores, com folhas e capulhos menores. Os sintomas se iniciam pelas folhas basais, que amarelecem, secam e caem. Murcha das folhas e morte prematura das plantas ocorre em variedades suscetíveis. Cortando-se o caule ou raiz transversalmente, pode-se notar o escurecimento dos feixes vasculares.
Os microrganismos, principalmente as bactérias e os fungos, apodrecem a matéria orgânica para retirar o seu alimento.
O controle mecânico para matar pulgões e também cochonilhas, pode ser feita a eliminação manualmente com ajuda de um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool, ou vinagre, em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas. Isso pode ser feito semanalmente.
Diatraea saccharalis A broca-da-cana (Diatraea saccharalis) é a principal praga da cana-de-açúcar no Brasil.
Controle de pragas: 5 formas de lidar com este problema
O controle biológico de pragas e doenças na agricultura orgânica está diretamente relacionado ao cuidado diário da produção orgânica e pode ser feito através de diversos processos, como o monitoramento constante do cultivo, para a prevenção das doenças, ou também por métodos de controle imediato, utilizando-se de ...
7 doenças transmitidas pelo solo contaminado e o que fazer
O encharcamento do solo provoca falta de oxigênio (asfixia) nas raízes e consequentemente a sua morte. A morte parcial das raízes mais finas reduz a absorção de água e nutrientes, prejudicando o bom desenvolvimento da planta.
O manejo de pragas, por exemplo, é uma tarefa que tira o sono de muitos agricultores pois exige que sua recomendação seja rápida e precisa para minimizar ao máximo os danos à cultura. No caso do feijão, as pragas podem variar dependendo do local em que a cultura está sendo produzida.
Para o controle das pragas desfolhadoras, o ideal é que se faça monitoramento. Sendo assim, as amostragens devem ser semanais e é importante avaliar não somente as plantas, mas também o solo ao redor. O controle químico certamente é o que lhe veio à cabeça, certo?
Pragas do feijão: saiba como identificar as principais pragas dessa cultura e em quais estádios causam maiores problemas. Além de realizar um bom planejamento, um bom gestor de fazenda deve estar preparado para solucionar questões sob pressão.
Diferente das pragas desfolhadoras, as pragas sugadoras e raspadoras se alimentam da sucção de seiva das plantas. Além das já citadas, separei alguns exemplos para você: A mosca-branca, encontrada entre os estádios V1 a R5, ataca a planta sugando a seiva, porém esse dano é considerado pouco expressivo.
O que é desenvolvimento de Direto?
Como fazer um programa no cmd?
Como a esporotricose é transmitida?
Qual a importância dos valores éticos e morais para a formação da sua vida profissional?
Qual a vantagem do cimento branco?
Como os valores são construídos socialmente?
É verdade que chá de hibisco corta o efeito do anticoncepcional?
Quais valores devem influenciar o comportamento humano?
Qual a importância do comportamento Pós-compra para os profissionais de MKT?
Como os tubarões atacam pessoas?
Como os valores sociais estão relacionados a cultura corporal *?
Como os valores são constituídos socialmente?
Quais as células da resposta imune inata que tem um papel importante na resposta a tumores?
Qual a relação entre os sistemas do corpo humano?
Como sistemas do corpo humano estão interligados?