O batiscafo é um veículo submersível destinado à exploração dos oceanos em regiões de águas ultraprofundas. São utilizados principalmente para pesquisa científica ou para operações de resgate das tripulações de submarinos danificados.
Dois tipos de tecnologias dividem o nome "sonar": o sonar passivo trata de "ouvir" os sons feitos por embarcações, já o sonar ativo emite pulsos de sons, sendo capaz de receber o eco desses sons. O sonar pode ser utilizado para a localização de cardumes. Ilustração: Designua / Shutterstock.com
A operação do sonar é influenciada pelas variações na velocidade do som, principalmente no plano vertical. O som viaja mais rápido no mar do que em águas mais limpas, apesar da diferença ser pequena. A velocidade é determinada pelo volume modular e densidade da água.
Isto pode interferir no sonar, porque o som originado de um dos lados tende a ser dobrado ou refratado. A propagação do som também pode ser afetada pela própria absorção da água. Esta absorção depende da frequência, e o sonar de longo alcance utiliza frequências baixas para minimizar os efeitos de absorção.
O movimento do receptor através da água também pode causar interferência, dependente da velocidade da frequência do ruído. Quando o sonar ativo é utilizado, uma dispersão ocorre a partir de pequenos objetos no mar, bem como a partir do fundo e da superfície. Esse efeito é uma das principais fontes de interferência para um sonar.
Como funciona a casa de máquinas de uma piscina?
Como funciona a válvula de governo e alarme?
Como saber se um fundo e seguro?
Como preparar gesso cola para colar placa 3D?
Como preparar planta língua de vaca?
Como limpar fogão inox manchado?
O que dar para filhotes de cachorro recém-nascidos?
Como saber se vc é forte pra bebida?
Quanto tempo leva para o Picoprep fazer efeito?
Como limpar o condensador do ar condicionado de janela?
Como deixar um leonino apaixonado por você?
Como arrumar a haste do óculos?