A raiz é um órgão presente em plantas vasculares e divide-se em quatro partes: região meristemática, lisa (alongamento), pilífera (maturação) e suberosa (ramificação).
ZONA PILÍFERA: essa região é formada por pêlos que têm a função de retirar do solo a água e os sais minerais (seiva bruta), sendo, por isso, chamados pêlos absorventes. À medida que envelhecem e morrem, destacam-se da raiz e são substituídos por raízes secundárias.
Os pelos absorventes têm origem epidérmica, sendo relatados como expansões unicelulares em formato de pelo, dessa forma aumentando a superfície de contato da raiz do vegetal com o solo, favorecendo dessa forma a absorção de água.
A região lisa está relacionada com o crescimento da raiz, pois é rica em células meristemáticas. A coifa é uma estrutura relacionada com a proteção do ápice da raiz.
Verificado por especialistas. São cinco regiões de uma raiz: Coifa, zona de crescimento, zona pilosa, ramificações e colo. Colo é a região mais próxima do meio externo, onde começa o caule externo.
A extremidade de uma raiz é envolta por um capuz de células denominado coifa, cuja função é proteger o meristema radicular, um tecido em que as células estão se multiplicando ativamente por mitose.
Zona lisa: Também denominada zona de crescimento, é a parte onde ocorre o alongamento vertical e crescimento da raiz. ... A partir dela são formadas as raízes secundárias, que têm a função de fixar a planta ao solo. Coleto ou colo: É a parte de transição da raiz para o caule.
Raízes Subterrâneas
Nesse local de maturação, é possível observar os pelos absorventes, que se relacionam com a capacidade da raiz de absorver água e sais minerais. Os pelos, que são na realidade extensões das células epidérmicas, fazem com que a superfície de contato com o solo aumente, favorecendo, assim, a absorção.
Zona pilífera ou Zona dos pêlos absorventes Esses pêlos são prolongamentos das células epidérmicas e têm como função absorver a água e os minerais necessários à vida da planta, aumentando, em muitas vezes, a superfície de absorção das raízes.
A raiz pode ser dividida em algumas partes principais: zona de multiplicação, alongamento e diferenciação.
Pode-se dizer que a raiz consegue ser dividida em três zonas, ou, locais de crescimento. Sendo elas: a coifa, posteriormente a zona de alongamento, a qual se prolonga até a zona, ou, região pilífera. Como já mencionado, a coifa é responsável pela proteção do chamado “ápice meristemático radicular”.
Outras das propriedades das raízes é quando você tem uma raiz elevada a um expoente, é equivalente a esse expoente estar dentro da raiz elevando o radicando: Esta propriedade não deve ser confundida pela multiplicação do expoente pelo índice. Tenha muito cuidado. Para isso já temos a propriedade que vem em seguida. Propriedade 4. Raiz de outra raiz
A principal função da raiz é a absorção dos nutrientes minerais, sendo que, no solo, também é responsável pela fixação do vegetal ao substrato. Alguns tipos de raízes, no entanto, também desempenham outras funções: Raizes tuberosas, como as da mandioca, da batata-doce e do nabo armazenam reservas alimentares, principalmente na forma de grãos de ...
Quanto gasto de pedágio de São Paulo para Cunha?
Como fazer para ir de balneário para Beto Carrero?
Quanto fica uma passagem de avião para Porto Seguro?
Em qual linha fica a Estação Suzano?
Como ir pra avenida Paulista de ônibus?
Quanto custa a passagem de Belém para Salinas?
Como ir de Valença a Barra Grande?
Como se explica a origem do Estado na teoria de Aristóteles *?
Qual linha de Metrô vai para Pinheiros?
Como descobrir a linguagem de programação de um aplicativo?
O que significa a palavra presta?
Qual a melhor época para ir ao Deserto do Atacama?
Como ir para Copacabana de metrô da Pavuna?
Como descobrir a inscrição cadastral de um imóvel Goiânia?
Como Gabaritar Matemática na Fuvest?