A raiz é um órgão presente em plantas vasculares e divide-se em quatro partes: região meristemática, lisa (alongamento), pilífera (maturação) e suberosa (ramificação).
ZONA PILÍFERA: essa região é formada por pêlos que têm a função de retirar do solo a água e os sais minerais (seiva bruta), sendo, por isso, chamados pêlos absorventes. À medida que envelhecem e morrem, destacam-se da raiz e são substituídos por raízes secundárias.
Os pelos absorventes têm origem epidérmica, sendo relatados como expansões unicelulares em formato de pelo, dessa forma aumentando a superfície de contato da raiz do vegetal com o solo, favorecendo dessa forma a absorção de água.
A região lisa está relacionada com o crescimento da raiz, pois é rica em células meristemáticas. A coifa é uma estrutura relacionada com a proteção do ápice da raiz.
Verificado por especialistas. São cinco regiões de uma raiz: Coifa, zona de crescimento, zona pilosa, ramificações e colo. Colo é a região mais próxima do meio externo, onde começa o caule externo.
A extremidade de uma raiz é envolta por um capuz de células denominado coifa, cuja função é proteger o meristema radicular, um tecido em que as células estão se multiplicando ativamente por mitose.
Zona lisa: Também denominada zona de crescimento, é a parte onde ocorre o alongamento vertical e crescimento da raiz. ... A partir dela são formadas as raízes secundárias, que têm a função de fixar a planta ao solo. Coleto ou colo: É a parte de transição da raiz para o caule.
Raízes Subterrâneas
Nesse local de maturação, é possível observar os pelos absorventes, que se relacionam com a capacidade da raiz de absorver água e sais minerais. Os pelos, que são na realidade extensões das células epidérmicas, fazem com que a superfície de contato com o solo aumente, favorecendo, assim, a absorção.
Zona pilífera ou Zona dos pêlos absorventes Esses pêlos são prolongamentos das células epidérmicas e têm como função absorver a água e os minerais necessários à vida da planta, aumentando, em muitas vezes, a superfície de absorção das raízes.
A raiz pode ser dividida em algumas partes principais: zona de multiplicação, alongamento e diferenciação.
Pode-se dizer que a raiz consegue ser dividida em três zonas, ou, locais de crescimento. Sendo elas: a coifa, posteriormente a zona de alongamento, a qual se prolonga até a zona, ou, região pilífera. Como já mencionado, a coifa é responsável pela proteção do chamado “ápice meristemático radicular”.
Outras das propriedades das raízes é quando você tem uma raiz elevada a um expoente, é equivalente a esse expoente estar dentro da raiz elevando o radicando: Esta propriedade não deve ser confundida pela multiplicação do expoente pelo índice. Tenha muito cuidado. Para isso já temos a propriedade que vem em seguida. Propriedade 4. Raiz de outra raiz
A principal função da raiz é a absorção dos nutrientes minerais, sendo que, no solo, também é responsável pela fixação do vegetal ao substrato. Alguns tipos de raízes, no entanto, também desempenham outras funções: Raizes tuberosas, como as da mandioca, da batata-doce e do nabo armazenam reservas alimentares, principalmente na forma de grãos de ...
Como sortear rifa com 50 números?
Como é feito o salame tipo italiano?
Como praticar o ócio criativo?
Para que serve o saião com leite?
O que é 5S dentro de uma empresa?
Como preencher conta poupança da Caixa?
Como educador deve conduzir as propostas de produção escrita espontânea?
Como a empresa Mercado Livre ganha dinheiro?
Como o dólar age na importação e na exportação?
Como o educador pode ser um agente de transformação cultural e social?
Qual foi a causa da morte de Walt Disney?
Como o Tyler do filme Lembranças morre?