A falta de incentivo e de acesso à estrutura em diversas modalidades esportivas causa uma série de dificuldades, como o transporte e a realização dos treinos, assim como a aquisição de equipamentos e viagens para torneios, até mesmo para aqueles já premiados e de destaque em competições importantes.
Problemas estruturais como locais para treinamento, pouca sensibilização da iniciativa privada e a não renovação de recursos humanos, parecem ser os principais entraves para a consolidação da carreira do atleta paraolímpico no Brasil.
Uma das maiores reclamações dos profissionais do esporte é a parte financeira, que é ainda mais complicada no começo de carreira. É difícil descansar após o treino sem um patrocinador para te auxiliar com os gastos que a profissão tem. Neste caso, atletas tentam se manter financeiramente com um emprego.
De início, convém ressaltar a carência de investimentos como um dos principais obstáculos enfrentados pelos esportistas paraolímpicos do país. Isso porque, sem patrocínios e/ou auxílios, os atletas encontram-se vulneráveis ao praticar seus esportes.
A principal dificuldade dos atletas é começar o treino e ter acesso à informação, diz o coordenador técnico de atletismo do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Ciro Winckler, ao falar sobre as adversidades enfrentadas por aqueles que praticam esporte paraolímpico.
23 curiosidades que você vai gostar
Com isso, fica claro a necessidade de medidas que revertam a problemática. Fica evidente, portanto, que os desafios enfrentados por atletas paralímpicos envolvem a insuficiente visibilidade e falta de investimentos para o ramo. ... Só assim, os atletas paralímpicos ganharão medalhas dentro e fora das Paraolímpiadas.
Importante ressaltar que, o que parece limitar a participação de um atleta paralímpico ou não, para além de sua performance, talvez seja a sua capacidade de incorporação tecnológica, química ou física e não apenas seu desempenho.
Além da queixa de pouco espaço na mídia, falta de investimentos, dificuldade de patrocínio, número insuficiente de técnicos e de ginásios devidamente apropriados foram as principais dificuldades apontadas pelos paratletas.
— Durante os quatro anos [entre uma Olimpíada e outra], há muito sofrimento, muita dificuldade, falta de patrocínio, falta de incentivo, falta de tudo; nem sequer temos uma política pública de Estado para o esporte. E aí tem que se arrumar um jeitinho: o Exército contrata um, a Marinha contrata o outro.
Qual o melhor sistema para BPO financeiro?
Quando e como a língua portuguesa chegou em Angola?
Qual a importância dos jogos para a vida do ser humano?
Como começar um Instagram profissional psicologia?
Onde se pratica o judô é o que é?
O que é necessário para abrir um CAPS?
Qual é o papel do jovem na sociedade atual?
Como montar HD externo no case?
O que colocar nos fatos da contestação?
Como montar uma tapiocaria Sebrae?
Como montar o seu E-commerce do zero?
Como alegar a ilegitimidade passiva?