São cinco as funções do corpo humano:1-Nutrição:2-Excreção:3-Reprodução:4-Coordenação:
O corpo humano é uma estrutura complexa que nos permite realizar uma série de importantes atividades. Podemos andar, correr, lembrar fatos passados, comer, retirar oxigênio da atmosfera, pensar, entre várias outras atividades, tudo isso graças às várias células, tecidos, órgãos e sistemas que integram o corpo humano.
Os sistemas do corpo humano são constituídos por órgãos, que, juntos, realizam funções essenciais para a manutenção da vida. Os sistemas se dividem em: respiratório, circulatório, muscular, nervoso, digestório, sensorial, endócrino, excretor, urinário, esquelético, reprodutor, imunológico e tegumentar.
O nível de organização do corpo humano é a seguinte: células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo. Cada uma dessas estruturas consiste em um nível hierárquico até a formação de todo o organismo.
Entre os principais sistemas do corpo humano, podemos citar o tegumentar, esquelético, muscular, cardiovascular, respiratório, digestório, urinário, nervoso e genital. O corpo humano é formado por diversos sistemas, que atuam juntos para garantir o funcionamento adequado do organismo.
41 curiosidades que você vai gostar
Podemos resumir a organização do nosso corpo da seguinte maneira: -Diversas células juntas e realizando uma determinada função formam os tecidos. -Os tecidos, por sua vez, reúnem-se e formam órgãos. - Esses órgãos formam sistemas que trabalham em prol de um mesmo objetivo.
Sistemas: são formados por diferentes órgãos que trabalham juntos para desempenhar uma função ainda maior que a desempenhada por um único órgão. A partir do exemplo do coração, podemos citar o sistema cardiovascular, que também é formado por vasos sanguíneos.
O sistema muscular é o sistema formado pelo conjunto dos músculos do nosso corpo. Eles correspondem a cerca de 50% do peso total do nosso organismo, e a contração dessas estruturas é responsável por diversas funções, dentre as quais podemos destacar a movimentação.
O sistema esquelético reúne um conjunto de ossos e estruturas formadas a partir de cartilagem, tendões e ligamentos que permitem a movimentação do corpo, a sustentação, o apoio para músculos, a proteção de órgãos vitais, além, é claro, de servir como um local de armazenamento de substâncias, como cálcio e fósforo, e ...
O sistema endócrino, em conjunto com o sistema nervoso, regula e controla todas as funções de nosso organismo. Só para citar alguns poucos exemplos, o sistema endócrino atua no crescimento de tecidos, no equilíbrio hídrico do corpo, na reprodução e no metabolismo de carboidratos.
Talvez você esteja pensando que são os pulmões, intestinos ou até mesmo o cérebro, mas o maior órgão é a pele e, por isso, ela precisa de uma atenção especial.
O ensino do corpo humano na educação básica é uma necessidade educacional, com este estudo é possível proporcionar do ensino anatômico, bons hábitos, prevenção de possíveis doenças e diversos benefícios. Na educação infantil é fundamental conhecer o corpo e a segurança corporal.
O corpo humano é formado por milhares de células, as quais estão unidas formando tecidos, órgãos e sistemas. Os vários sistemas do corpo humano trabalham de maneira conjunta para garantir o funcionamento do organismo como um todo e, consequentemente, nossa sobrevivência.
O sistema esquelético apresenta como funções principais promover a movimentação, produzir células sanguíneas, proteger órgãos e funcionar como reserva de minerais.
Funções em geral dos ossos incluem sustentação do corpo, locomoção, proteção dos órgãos vitais (como o coração, pulmão e encéfalo), produção de células sanguíneas e reserva de cálcio.
O sistema esquelético é constituído de ossos e cartilagens, além dos ligamentos e tendões. O esqueleto é responsável por sustentar e dar forma ao corpo. Ele também protege os órgãos internos e atua em conjunto com os sistemas muscular e articular para permitir o movimento.
O tecido muscular é dotado de algumas propriedades específicas que o tornam capaz de realizar as suas funções. Estas propriedades incluem a excitabilidade, a contractilidade, a extensibilidade e a elasticidade.
Existem três tipos de ações: ação isométrica, concêntrica e excêntrica.
O tecido muscular é classificado em três tipos: tecido muscular estriado esquelético, tecido muscular não estriado e tecido muscular estriado cardíaco.
A sequência correta dos níveis de organização dos seres vivos é: Átomos (IV), Moléculas (III), Células (VII), Tecidos (V), Órgãos (VI), Sistemas (II) e Organismo (I).
Sistema: conjunto de órgãos que interagem e desempenham uma determinada função. Exemplos: sistema cardiovascular, sistema digestório, sistema urinário e sistema endócrino.
O esqueleto e os músculos trabalham juntos para nos dar liberdade de movimentos. O papel do esqueleto é sustentar o corpo, enquanto permite os movimentos através do sistema de articulações.
A célula passou então a ser considerada a menor parte viva de um organismo: a unidade da vida.
O fígado se localiza do lado direito do abdome, e é considerado a maior glândula do organismo.
Os rins são dois órgãos localizados em ambos os lados da coluna vertebral, atrás das últimas costelas, e medem aproximadamente 12 centímetros. Pesam cerca de 150 gramas cada.
O que é etapa e modalidade de ensino?
Quanto ganha um fisioterapeuta autônomo?
Quem quer ganhar massa muscular pode fazer cardio?
Para que serve o Fiber Concentra-te?
Quanto ganha um Mecânico de máquinas pesadas no Estados Unidos?
Qual o melhor colágeno para enrijecer a pele?
Qual é a diferença entre rotação e revolução?
O que podemos fazer para ajudar os outros?
Quem criou a bandeira do Clube de Desbravadores?
Quanto menor a seringa maior a pressão?
Quais são as fases do orçamento público?
Quantos minutos Ficar na esteira?
Quantas horas um auxiliar de enfermagem trabalha por dia?
Onde fica a maior reserva de grafeno do mundo?