A eliminação de água pelo corpo acontece principalmente pela produção do suor, urina e fezes. Sabemos que nosso corpo é incapaz de armazenar água para uso futuro, sendo essa substância frequentemente eliminada.
A perda de água pelo organismo pode ocorrer por meio das fezes, suor, urina, respiração e difusão pela pele. A água é fundamental para a sobrevivência do homem e de todos os outros organismos vivos.
A água compõe até 60% do homem e 50% da mulher, e é usada em diferentes processos químicos e metabólicos do corpo. Uma pessoa normal perde cerca de 2,6 litros de água por dia, sem fazer nenhum exercício intenso. Se houver atidade física e muito suor, esse gasto pode aumentar até 1 litro.
Além do suor, verificamos a perda de água pela urina, uma substância formada por água e substâncias tóxicas e em excesso que devem ser eliminadas do organismo. A urina, que é produzida nos rins, pode ser utilizada como uma forma de analisar a quantidade de água presente no corpo.
A desidratação ocorre quando perdemos mais água do que aquela que ingerimos, sendo mais frequente nas crianças, idosos e doentes crónicos.
Além disso, outros mecanismos, como a perda de líquidos através de suor e pelas fezes, auxiliam no balanço entre o consumo e a perda de água do organismo. Todo o restante da excreção de água é realizado pelos rins. Se houver a necessidade de reter água no interior do corpo, a urina fica mais concentrada.
A falta de água pode causar dores terríveis que podem levar o indivíduo a deixar de fazer as suas atividades normais e provocar muito mal estar em diversas áreas do corpo. Algumas das principais dores associadas ao problema são a dor de cabeça, a angina e as dores lombares.
110 litros
De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.
Basicamente, nosso organismo perde água de quatro formas diferentes: Volume de urina – cerca de 1 a 2 litros por dia. Suor e evaporação pela pele – cerca de 300-500 ml por dia. Evaporação pela respiração – cerca de 200-400 ml por dia.
Dor de cabeça, cansaço e mau hálito são alguns dos efeitos decorrentes da falta de água no corpo. Ilustração: Jonatan Sarmento/SAÚDE é Vital
Sem água perdemos energia, a pele fica seca e até o humor é afetado. Quando estamos desidratados o cérebro envia um sinal para conseguir reter a água em nosso corpo por mais tempo
A água é fundamental para a sobrevivência do homem e de todos os outros organismos vivos. No nosso corpo ela exerce as mais variadas funções, atuando desde o controle de nossa temperatura até as reações químicas existentes no interior da célula.
Acesso em 01 de fevereiro de 2021. A água é fundamental para nossa sobrevivência, por ser usada em vários processos em nosso corpo. Parte dessa substância que ingerimos é perdida, o que mostra a necessidade de sua reposição diária. Todos os processos abaixo referem-se a atividades em que há perda de água, exceto
Como colocar móvel pesado na parede?
O que a desnutrição pode causar no organismo do ser humano?
Como prender o Saci em uma garrafa?
Como postar no insta pelo celular?
Como deixar o lençol esticado?
Como prender o cabelo no day after?
Como prender a parte de cima do cabelo?
Como instalar um sistema de irrigação?
Como criar um programa com o Python?
Como surgiu o estudo da anatomia?
Em qual período surgiu a bocha?
Quando foi criado o futsal feminino?
Como foi a repressão a Contestado?