O profissional poderá atuar em diversas áreas da Radiologia Industrial, dentre elas: setor de petróleo e petroquímico, papel e celulose, mineração, bebidas, transporte, raios X em aeroportos, raios X em portos (escaneamento de contêineres), metalurgia, eletromecânico, naval, automotivo, siderurgia, irradiação de ...
A radiografia industrial permite o registro de informações e evidências para que a inspeção do controle de qualidade seja incontestável. Além da energia dos Raios-X, a radiografia industrial também é realizada com a energia dos Raios Gama, chamado de Gamagrafia.
Radiologia industrial no controle de qualidade ou melhor, a qualidade no controle de radiologia industrial, é mais do que uma relação, é uma obrigação, pois as radiações ionizantes interagem com a matéria.
Para atuar na operação é necessário ser um profissional técnico em radiologia, devidamente formado e também ser capacitado conforme as resoluções da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), autarquia federal responsável pelo licenciamento e fiscalização de instalações radiativas no país.
Equipamentos para radiografia industrial
A proteção radiológica na radiologia industrial é o departamento responsável por obter e manter as licenças de operação da Comissão Nacional de Energia Nuclear, a CNEN. Para isso, a Ometto precisa comprovar a capacidade do corpo técnico da empresa, bem como o controle médico e dosimétrico..
A operação de equipamentos utilizados na inspeção de materiais e produtos ilícitos é atribuição de técnicos e tecnólogos em Radiologia Industrial, onde podem atuar nas áreas de: – escaneamento de contêineres e veículos em portos e fronteiras, scanner corporal e raios x nos aeroportos e presídios, dentre outros.
2 A radioscopia é uma técnica derivada da radiografia, usada para ensaios não destrutivos, cujos princípios físicos de obtenção da imagem são similares ao ensaio radiográfico convencional, com a vantagem de se obter imagens num tempo muito curto, possibilitando até a formação dessas imagens em tempo real, por meio de ...
A radiografia industrial é uma poderosa ferramenta de controle de qualidade que faz o uso de fontes radioativas de Ir-192, Se-75 e Co-60 ou equipamentos emissores de raios X, para detectar possíveis descontinuidades em materiais metálicos que possam impactar na integridade física dos equipamentos fabricados em ...
R$ 2.326,23
Atualmente, o salário do profissional de Radiologia é de R$ 2.326,23* e, dependendo da qualificação, é possível obter uma remuneração maior.
A radiologia industrial desempenha um papel importante e de certa forma insuperável na documentação da qualidade do produto inspecionado, pois a imagem projetada do filme radiográfico representa a "fotografia" interna da peça, o que nenhum outro ensaio não destrutivo é capaz de mostrar na área industrial.
Trata-se portanto de um material didático de interesse e consulta, para os profissionais e estudantes que se iniciam ou estejam envolvidos com a inspeção de materiais por radiografia.
Por utilizar as radiações ionizantes como principal fonte de energia penetrante para a inspeção, isto pode representar risco e danos à saúde, assim recomendamos que a utilização deste método de ensaio seja acompanhado de treinamento específico em Proteção Radiológica.
O que uma assessoria de influencer faz?
Para que serve a turbina de caminhão?
Qual a função de cada grupo de dente?
Quando se pode embargar uma obra?
Qual é o tempo de vida de um mosquito?
Quais os problemas ambientais que o uso do gás natural pode causar no ambiente?
Qual a função do vaso dilatador?
Qual é o tempo máximo para tomar a amoxicilina?
Como abrir arquivos Zip grátis?
Qual o estilo de karatê do Cobra Kai?
Quais são as causas do platô do potencial de ação do músculo cardíaco?
O que são dados pessoais não sensíveis?
Quando acaba a licença maternidade tem que fazer exame para voltar a trabalhar?