Para provar o dano moral é preciso que você tenha o registro de todas as vezes que entrou em contato com a concessionária informando a falha no serviço de fornecimento de energia (números de protocolo de atendimento, e-mails, etc). Testemunhas também, como os vizinhos que ficaram sem luz, servem como prova.
Conte o seu problema. Entre em contato com nosso advogado de direito do consumidor RJ (advogado de ação contra a Light ou qualquer outra concessionária de energia elétrica) e tenha uma defesa de excelência.
Consumidor que ficar sem luz por 4 horas tem direito a desconto na conta – exige a Aneel. O consumidor que sofrer com a falta de luz em um período de até quatro horas deve ter um desconto na conta de energia, segundo exigência da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O consumidor que não concordar com a emissão do TOI tem o direito de requerer, no prazo de 15 dias a contar do recebimento do TOI, perícia técnica nos equipamentos.
Torpedo Fácil
Caso o problema aconteça, a falta de luz deve ser restabelecida em até três horas em área urbana e em até seis em área rural. Poucas pessoas sabem, no entanto, que se isso não ocorrer, o consumidor tem direito de ser compensado com crédito na conta até dois meses depois do incidente.
Para tentar amenizar os prejuízos causados pela falta de luz, o consumidor que se sentir lesado pode pedir indenização, ressarcimento das perdas e reparo de produtos danificados. Quem tiver problemas com a queima de aparelhos eletrônicos pode recorrer à própria concessionária de energia elétrica.
A empresa não tem prazo para dar uma resposta. Se não houver acordo, o único caminho é a via judicial. Por norma, a falta de luz deve ser restabelecida em até três horas em área urbana e em até seis em área rural. Caso isso não aconteça, o consumidor tem direito de ser compensado com crédito na conta até dois meses depois do incidente.
Para tentar amenizar os prejuízos causados pela falta de luz, o consumidor que se sentir lesado pode pedir indenização, ressarcimento das perdas e reparo de produtos danificados. Quem tiver problemas com a queima de aparelhos eletrônicos pode recorrer à própria concessionária de energia elétrica.
Nívia conta que a luz de sua casa, onde está instalado seu salão de beleza, acabou às 16h de segunda-feira (12) e só voltou às 15h da terça-feira (13). — Perdi o dinheiro de um dia de trabalho. Cerca de R$ 800 se foram e não sei de quem cobrar. O meu vizinho, que tem um bar, teve que transferir o freezer de sorvete para outro estabelecimento.
De acordo com a assessora técnica, também é possível entrar em contato com a concessionária para entender como é feito o cálculo da conta de luz e saber quando e como o período sem luz será abatido da fatura. O Procon-SP criou um canal exclusivo para consumidores fazerem reclamações sobre problemas causados pela falta de energia.
Como professor Como posso contribuir para tornar meus alunos bons leitores?
Como ter desconto no IPVA atrasado 2021?
Como pagar IPTU 2020 com desconto?
Como preparar o sachê de floratil?
Como usar o gatilho da urgência?
Para que serve o fluxo de solda líquido?
Qual o efeito do relaxante muscular?
Como escolher finalizador de cabelo?
Como usar o gel de babosa da Salon line?
Qual é a mensagem do filme A chegada?
Qual melhor produto para tirar cravos?
Quanto colocar de fixador no perfume?
Como afinar violão online grátis?
Como usar fone Samsung corretamente?
O que é o dispositivo Intra-uterino?