A força magnética do imã atua sobre certos metais como o ferro, o níquel e o cobalto, isto é, sobre os materiais denominados ferromagnéticos. Nem todos os metais são ferromagnéticos. Os metais das medalhas olímpicas, por exemplo, o ouro, a prata e o cobre não são atraídos pelos imãs.
Peças de ouro não são magnéticas, então se a peça não tiver nenhuma atração com o imã, há uma grande chance de ela ser de ouro.
Quando o garimpeiro pega um monte de terra molhada na batéia, não sabe exatamente o que está no meio dela. Então, joga mercúrio líquido, que atrai o ouro pulverizado na lama e forma com ele uma liga visível. Mas se houver também outros metais nobres, como o paládio ou a platina, o mercúrio também vai atraí-los.
Posicione o ímã acima do objeto.
O ouro não é um metal magnético, portanto ele é falso se for atraído ou ao grudar-se no ímã. No entanto, a falta de reações nem sempre indica a consistência do material, pois metais não magnéticos são utilizados na falsificação de joias.
Ele é possível pois o ouro é um metal não-magnético, ou seja, não é atraído por ímãs. Por isso, ao aproximar o ímã de uma peça, você deve notar se há algum tipo de atração entre eles.
25 curiosidades que você vai gostar
Os ímãs atraem objetos que contêm ferro, aço, níquel ou cobalto. Eles também atraem ou repelem (empurram para longe) outros ímãs permanentes. Isso ocorre porque todo ímã tem duas extremidades opostas, chamadas de polos: o polo norte e o polo sul.
Uzi Landman, do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, relata que as nanopartículas de ouro podem se tornar magnéticas por meio de sua oxigenação quando eles estão em formato de nanofios. Esta oxigenação significa a adição de átomos de oxigênio e não de moléculas de oxigênio (O2).
Como identificar uma área com ouroStep 1. Pesquise as características geológicas de uma área aurífera de interesse particular. ... Step 2. Veja se a área de interesse é um depósito de filão ou de jazida, para determinar o equipamento e os métodos para garimpar adequados. ... Step 3.
Jóias em ouro podem escurecer com o tempo devido a oxidação. As peças passam por um tratamento à base de ácido, que em alguns casos pode ficar retido em microporosidades. Em contato com calor, ar ou umidade, o ácido provoca uma reação e nos componentes da liga, escurecendo a joia.