Quais são as formas de integração da norma jurídica?

Pergunta de Renato Jorge de Garcia em 30-05-2022
(29 votos)

4º da LINDB continua vigente, dispondo que são os meios de integração: (i) analogia; (ii) costumes; e (iii) princípios gerais de direito. Essa é a taxatividade da LINDB (Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro).

São as formas de integração da norma jurídica?

A primeira forma de integração é a analogia, consubstanciada na aplicação a um caso não previsto por uma norma jurídica específica de uma norma prevista para uma hipótese distinta, mas semelhante ao caso não previsto. A analogia pode ser de duas modalidades: a analogia legal e a analogia jurídica.


Quais são os meios de integração das normas jurídicas e qual a ordem a ser seguida no caso de precisarem ser utilizados?

Segundo a doutrina, os meios de integração deverão ser utilizados na mesma ordem em que previstos na norma – ordem hierárquica – qual seja: Analogia → Costumes → Princípios Gerais do Direito. ... Analogia legal (legis): quando se utiliza apenas de um dispositivo legal para solucionar a omissão legislativa.

O que são meios de integração?

A auto-integração é o método pelo qual o ordenamento se completa, recorrendo à fonte dominante do direito: a lei. O procedimento típico é a analogia. A heterointegração é a técnica pela qual a ordem jurídica se completa, lançando mão de fontes diversas da norma legal, p. ex.: o costume, a equidade.

O que são as chamadas formas de integração da norma?

A técnica de integração normativa é exatamente o oposto da ocorrência de um conflito entre normas supostamente reguladoras de um mesmo fato. Na integração, ocorre o inverso, não há conflito entre normas. Na verdade, não há nenhuma norma a regular o fato concreto. Nesse caso, o juiz pode deixar de julgar?

AGU Explica- Formas de integração da norma jurídica


44 curiosidades que você vai gostar

O que é integração da norma penal?

A interpretação é um processo de descoberta do conteúdo de um texto, de decodificação de seus significados e intenções. Tratando-se de interpretação legislativa, não se fala em criação de normas, dado que se pressupõe a existência de lei.

O que seriam as formas de integração do direito do Trabalho?

CAPÍTULO 3 – INTEGRAÇÃO DAS NORMAS TRABALHISTAS

A integração ocorre pela utilização de fontes normativas subsidiárias, também chamadas de fontes supletivas. A propósito: Integrar é utilizar uma norma que não foi feita para o caso concreto, mas que, por guardar semelhança com ele, deve ser aplicada.

Quando é utilizada a integração da norma jurídica?

A integração será uma técnica utilizada sempre que o aplicador da lei não encontrar no sistema jurídico uma lei que regule especificamente uma situação concreta. Existe um vazio legal que desampara o direito de uma pessoa.

Quando é necessária a integração da norma processual?

A integração da norma é o fenômeno em que a norma do processo comum civil é transportada ao vazio da norma processual especial do trabalho. Essa integração será supletiva, quando parcial; subsidiária, quando total. Ocorre que, o transporte de uma norma comum não é tarefa fácil.



Outras questões

Quais são os tipos de probabilidade?

O que as famosas usam para queda de cabelo?

Quando devo me preocupar com a dor nas pernas?

Quem faz angioplastia tem que ficar internado?

Quais Arcos pular em One Piece?

O que o perdão nos ensina?

Como ver espaçamento simples no Word?

Quais os fatores interferem na tomada de decisões éticas nas organizações?

Que outro tipo de agricultura é praticada no Brasil?

Como faço para excluir um contato do Telegram?

Qual a tolerância do radar de 50km por hora?

É possível matar o ego?

Qual é o mais forte de Naruto?

O que é uma conjunção Conformativa?

Porque a Igreja Católica idolatra Maria?

Qual maior SESC?

Como habilitar inserir linha no Excel?

Qual foi o primeiro grupo de Kpop feminino?

Como se pega a bactéria Staphylococcus aureus?

Como calcular a taxa efetiva?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com