São chamadas conjunções conformativas aquelas que iniciam uma oração subordinada em que se exprime a conformidade de um pensamento com o da oração principal. Exemplos: Conforme, como (no sentido de conforme), segundo, consoante. Conforme o presidente, os juros têm que cair no próximo semestre.
As orações subordinadas adverbiais conformativas indicam ideia de conformidade, ou seja, exprimem uma regra, um modelo adotado para a execução do que se declara na oração principal. Outras conjunções conformativas: como, consoante e segundo (todas com o mesmo valor de conforme).
Conjunções integrantes são conjunções subordinativas que introduzem orações substantivas, ou seja, orações que atuam como um substantivo na frase, desempenhando funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto. Conjunções integrantes: que, se.
- conformativas: indicam conformidade em relação à ação expressa pelo verbo da oração principal. As conjunções conformativas são: conforme, consoante, como, segundo, etc. Ex: Tudo ocorreu como estava previsto.
São chamadas conjunções conformativas aquelas que iniciam uma oração subordinada em que se exprime a conformidade de um pensamento com o da oração principal. Exemplos: Conforme, como (no sentido de conforme), segundo, consoante. Conforme o presidente, os juros têm que cair no próximo semestre.
41 curiosidades que você vai gostar
1º Se a oração subordinada for introduzida pela conjunção “como”, ou seja, se ela aparecer antes da principal, como nos exemplos I e III, haverá duas possibilidades: ou estabelecerá ideia de causa ou de conformidade (acordo). Então, é preciso analisar o efeito de sentido, ou seja, a ideia estabelecida naquele contexto.
Conjunção é a classe de palavras que une elementos ou orações em um mesmo enunciado, deixando o discurso mais fluido e estabelecendo relação de sentido entre esses elementos ou orações conectados. Observe: (i) Ele iria à praia. Estava chovendo.
Ela estabelece uma relação entre frases ou orações que possuam um mesmo valor gramatical. Veja o exemplo de conjunções ligando duas frases e duas palavras: Comprei um vestido e uma saia; Queria comprar um vestido, mas estava sem dinheiro.
Conjunções coordenativasaditivas;adversativas (oposição);alternativas;conclusivas;explicativas.
Como faço para regularizar o documento da minha moto?
Como saber o E-mail do meu Orkut?
Como faço para revender a marca Carinhoso?
O que fazer para ficar sóbrio?
Como saber em qual marcha está na moto?
Como recuperar tamanho original HD?
Como mudar o tamanho da página no AutoCAD?
Qual o número que eu ligo para saber as promoções da TIM?
Como descobrir se a pessoa é casado no civil?
O que é preciso para registrar uma marca?
Como saber a data de compra do celular?
Como saber a classificação em um concurso?
O que significa o amei no Facebook?
Porque a atriz Belinda saiu da novela Cúmplices de Um Resgate?
Como escolher capacitor ventilador?
Como faz para registrar um nome fantasia?
Por que algumas pessoas são tão fechadas?