As interações de um fármaco com o seu sítio de ação no sistema biológico ocorrem durante a chamada fase farmacodinâmica e são determinadas por forças intermoleculares: interações hidrofóbicas, polares, eletrostáticas e estéricas.
A capacidade do fármaco em afetar um determinado receptor relaciona-se à afinidade do fármaco (probabilidade de ocupar um receptor a qualquer instante) e à eficácia intrínseca (atividade intrínseca — grau em que o ligante ativa receptores e conduz à resposta celular).
O efeito farmacológico também é determinado pelo período de tempo em que o complexo fármaco-receptor persiste (tempo de residência). O tempo de vida do complexo fármaco-receptor é alterado por processos dinâmicos (mudanças de conformação) que controlam a velocidade de associação e dissociação do fármaco de seu alvo.
RESUMO: Após analisar conceitos básicos e principais interações farmacêuticas e interações farmacocinéticas, são apresentadas interações farmacodinâmicas e algumas regras para detectar ou prevenir interações medicamentosas. UNITERMOS: Interações medicamentosas, interação farmacodinâmica, detecção e prevenção de interações medicamentosas.
Um dos fatores que podem levar à ocorrência de interações medicamentosas é como o medicamento é administrado.
Quais os tipos de madeira que pode ser usado em aquários?
Como diferenciar dor na coluna e nos rins?
Como abrir várias fotos de uma vez no Camera Raw?
Como limpar bocas de fogão com bicarbonato?
Como saber se estou com Oxiurus?
Para que é indicado o medicamento Sumaxpro?
O que mostra a tomografia do crânio?
Quando os hormônios estão desregulados?
Qual problema de engolir um Trident?
Quais são os problemas mais comuns de visão?
Como limpar chiller de contra fluxo?
Quais são as características de um líder religioso?
Como utilizar a borra de café nas orquídeas?