Ânion: átomo que recebe elétrons e fica carregado negativamente. Exemplos: N-3, Cl-, F-1, O-2. ... Primeiro é preciso destacar que ÂNIONS possuem número de elétrons maior que o número de prótons, e CÁTIONS o contrário: o número de elétrons é menor que o número de prótons.
Cátion (íon positivo): átomo que perde elétrons e adquire carga positiva. Exemplos: Mg+2, Pb+4. O átomo de Flúor (F) se encontrava eletricamente neutro, mas como ganhou 1 elétron passou a se apresentar como um Ânion. O átomo de Cálcio (Ca) perdeu 2 elétrons e passou a ser um cátion.
A carga elétrica do íon corresponde à diferença entre o número de prótons (cargas positivas) e elétrons (cargas negativas). Por exemplo, se um cátion apresenta a carga 1+, quer dizer que ele perdeu um elétron.
Átomo neutro: número de prótons e elétrons com a mesma quantidade; Cátion: átomo positivo, com mais prótons do que elétrons; Ânion: átomo negativo, com mais elétrons do que prótons.
Os compostos iônicos são nomeados com o ânion primeiro, e depois o cátion. Entretanto, o oposto deve ocorrer quando escrevemos suas fórmulas químicas (primeiro o cátion, e depois o ânion). Os compostos iônicos devem ser eletricamente neutros.
Alguns exemplos de ânions: Um átomo de cloro (17Cl35) eletricamente neutro possui 17 prótons, 17 elétrons e 18 nêutrons (n = A – Z = 35 – 17 = 18). A carga elétrica desse átomo é +17 – 17 = 0. Ao ganhar 1 elétrons, ele transforma-se no ânion cloreto (Cl-), passando a possuir 17 prótons, 18 elétrons e 18 nêutrons.
Conhecer a regra de nomenclatura de um ácido inorgânico, de acordo com apresentado abaixo: Observação: As terminações dos nomes dos ácidos (“ico”, “oso” e “ídrico”) são substituídas pelas respectivas terminações “ato”, “ito” e “eto” dos nomes dos ânions.
Lembre a eles que as cargas positivas e negativas são iguais em compostos. 2) Pergunte aos alunos, dando um minuto para que esbocem no papel, quais as combinações possíveis entre os íons Na+, K+, Cl- e Br-. São 4 combinações (sempre cátion com ânion). 3) Pergunte aos alunos quais as combinações possíveis com os íons Na+, K+ e SO 42-.
A água e os ácidos, note-se bem, não são compostos iônicos - a ligação com hidrogênio é covalente. A idéia das cargas, porém ainda funciona - por exemplo, H+ Cl-. Certifique-se de que os alunos não vão achar que a água é feita de íons. é engenheiro químico e professor do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UFPR.
Qual é a diferença entre bactérias Protozoarios e fungos?
Como por iphone como se fosse novo?
Quem pode se matricular no EJA?
O que é publicidade comercial?
Quando começa a contar o prazo decadencial penal?
Quanto ganha um biomédico perito?
Quem é mais rápido Flash ou Mercúrio ou Sonic?
Qual o valor de um buffet para 50 pessoas?
O que são os órgãos vegetativos das plantas?
Pode congelar queijo mussarela?
Qual a maior dificuldade para os atletas paraolímpicos?
Qual o nome do paralítico que Jesus curou?
Para que serve a parafina macro?
Quando o intestino do bebê regulariza?
Como se chama o mês de fevereiro tem 29 dias?
Qual são os animes mais assistidos do mundo?
Qual a melhor vitamina para quem tem lúpus?