Fases do processo de infiltração A infiltração da água no solo se processa em 3 fases, de cima para baixo: intercâmbio ou difusão, descida e circulação (ou escoamento subterrâneo).
A umidade varia com a profundidade a medida que a água vai preenchendo os espaços porosos do solo. A medida que o tempo passa, aumenta-se a zona de transmissão e portanto a profundidade da área de umedecimento. Infiltração é o processo de passagem da água pela superfície do solo.
A equação que representa o modelo de Horton, descrita na forma de uma função exponencial, mostra que, com o tempo, a redução na taxa de infiltração é fortemente controlada por fatores que operam na superfície do solo, tais como selamento superficial devido ao impacto das gotas de chuva e fenômenos de expansão e ...
Fatores que interferem na infiltração
A determinação da infiltração da água no solo se dá através da medição da água infiltrada no cilindro menor (interno), em tempos sucessivos de leituras, onde o teste só é finalizado quando a leitura da régua repete os mesmos valores até três vezes.
A infiltração é o processo pelo qual a água penetra no perfil do solo. Inicialmente, seu valor é elevado, diminuindo com o tempo, até se tornar constante no momento em que o solo fica saturado.
A taxa de infiltração é obtida pela diferença entre a intensidade de precipitação e a taxa de escoamento resultante. Por não existir o impacto das gotas de chuva contra a superfície do solo, provocando o selamento superficial, o infiltrômetro de anel superestima a taxa de infiltração em relação ao simulador de chuvas.
O anel externo funciona como um redutor do efeito de aspersão lateral da água que se espalha. Dessa maneira, a água do anel interno penetra verticalmente no perfil do solo, diminuindo a superestima da taxa de infiltração.
Os principais fatores que influem no processo de infiltração no solo são: Depressões - a existência de depressões provoca a retenção da água diminuindo a quantidade de escoamento superficial direto. A água retida infiltra no solo ou evapora. Geologia - a granulometria do solo condiciona a sua permeabilidade.
Vanderlei Roasio, diretor da Toda Construtora, explica que são muitos os fatores que causam infiltrações, mas a grande maioria tem relação com a má execução da obra, uso de material inadequado, erro de projeto e falta de manutenção de uma propriedade antiga.
Lajes, tetos e forros: as causas de infiltrações nessas áreas podem ser falta ou falha de impermeabilização e vazamentos pela cobertura. Esquadrias : esquadria é o nome dado em construções para as aberturas de portas, janelas, portões e similares.
Além disso, os encanamentos que passam pelas paredes também podem influenciar. Lajes, tetos e forros: as causas de infiltrações nessas áreas podem ser falta ou falha de impermeabilização e vazamentos pela cobertura. Esquadrias: esquadria é o nome dado em construções para as aberturas de portas, janelas, portões e similares.
As infiltrações podem, ainda, ser evitadas antes mesmo de algum sinal de seu aparecimento. “Na fase da construção, deve ser feita verificação do projeto, procurando pelos principais causadores e tomar providências. Caso a sua casa já tenha sido concluída, é necessário antecipadamente, verificar as causas do problema e analisar soluções.
Qual a comida favorita da Tzuyu?
Quando é de qual forma surgiu a dança contemporânea *?
Como incluir outro advogado no Tj-sp?
O que precisa para fazer exumação?
Qual a melhor língua para se aprender?
Quando vai acabar amor de mãe?
Quais são os pressupostos da relação de emprego?
Quando começa o 3 bimestre escolar 2020?
Quanto rende 100 milhões na poupança 2021?
O que é plano de contingência e qual seu objetivo principal?
Qual o atalho para recortar no Excel?
Como colocar traço em cima da letra no teclado?
Quanto tempo se forma o tubo neural?
O que fazer para fortalecer a lombar?