A replicação viral, que ocorre no interior da célula do hospedeiro, evolui seguindo as etapas de adsorção, penetração, desnudamento, transcrição e tradução (síntese), maturação e liberação (Figura 3).
O vírus reconhece uma célula hospedeira e liga-se a ela através de uma molécula receptora na superfície da célula. Entrada. O vírus ou seu respectivo material genético entra na célula.
Lítico: No ciclo lítico ocorre a invasão do vírus na célula onde se multiplica até rompê-la.
Atualmente, os critérios mais importantes para a classificação dos vírus são: hospedeiro, morfologia da partícula viral e tipo de ácido nucleico. Existem outros também como o tamanho, as características físico-quimicas, as proteínas virais, os sintomas da doença, a antigenicidade, etc.
Virus pode ser liberado devido à lise da célula, ou, se envelopado, pode brotar da célula.
No capsídio e no envelope dos vírus envelopados, há proteínas ligantes, que se ligam aos receptores encontrados na membrana da célula que será infectada. Cada vírus é capaz de infectar um tipo de célula, sendo assim, dizemos que os vírus possuem especificidade.
Por exemplo, o vírus da imunodeficiência humana (HIV) infecta apenas células T humanas, porque sua proteína superficial, gp120, reage apenas com CD4 e outras moléculas na superfície das células T. Por isso, normalmente vírus de plantas podem se ligar apenas às células de plantas e não podem infectar célula animais.
O vírus ou seu respectivo material genético entra na célula. [Mais sobre entrada] Uma rota típica para a entrada viral é a fusão com a membrana, que é mais comum nos vírus com envelopes. Vírus podem induzir a célula a absorvê-los por um processo de transporte chamado endocitose.
Os vírus são seres caracterizados pela ausência de células, ou seja, são seres acelulares. Sua organização é menos complexa do que a de outros seres celulares já que não existe no vírus organelas, membranas e outras estruturas mais especializadas.
Uma vez dentro da célula hospedeira, o DNA passa a comandar as atividades metabólicas dessa célula fazendo com que ela replique o DNA depositado em seu interior e sintetize as outras partes do vírus dando forma a um novo vírus. Esse processo ocorre até que a célula se rompa e libere os novos vírus no organismo.
A transmissão de vírus pode acontecer de diversas formas como em relações sexuais, pelo ar, pelo contato com lesões e sangue infectado e pelo contato com animais. Independente do tipo de transmissão, a penetração do vírus na célula hospedeira pode ocorrer pela injeção de ácido nucleico, onde apenas o ácido penetra na célula, e o ...
Pode substituir farinha de trigo por farinha de aveia?
Quais são os jeitos de dizer não?
Quando duas cidades se juntam?
O que comer para baixar gordura no fígado?
Qual é o limite inicial do cartão Inter?
Onde viviam os povos dos sambaquis?
Quais são as 5 principais bacias hidrográficas do Brasil?
Quais foram os cinco importantes documentos originados da eco-92?
O que é reivindicação dos direitos autorais?
O que comer para acelerar o metabolismo e emagrecer?
Quais as vitaminas da capuchinha?
Qual ultrassom fazer com 20 semanas?
Quem é a namorada do Coringa Loud?
Qual a diferença de bronquite asmática e asma?
Porque a publicidade infantil é considerada abusiva?
Qual é a importância de cuidar da saúde?
O que é senso crítico ou conhecimento crítico de um exemplo?