A regra é a seguinte: Se houver fatores iguais no numerador e no denominador, esses fatores podem ser cortados. Lembre-se: a divisão entre eles vai dar 1, o que não influencia uma divisão ou multiplicação. Como esses fatores simplesmente somem, esse processo ficou conhecido como “cortar”.
1º passo: multiplicar os denominadores, formando o novo denominador. 2º passo: multiplicar o numerador da primeira pelo denominador da segunda e multiplicar o numerador da segunda pelo numerador da primeira.
Veja que se multiplicarmos o denominador por um número natural encontramos o numerador, por exemplo: 9⁄3, o numerador é o denominador multiplicado por 3.
Se dividendo e divisor terminam em zero, podemos “cortar” os zeros de cada um deles. A regra para que isso seja feito de maneira correta é eliminar sempre a mesma quantidade de zeros e somente excluir zeros ao final do número, não os do meio.
Então, como você percebe, quando aumenta o denominador (que é o número que fica em baixo na fração), mantendo-se o numerador fixo, o resultado vai ficando cada vez menor. Daí você conclui que: quanto MAIOR o denominador MENOR a fração.
Para escrevê-la corretamente, é preciso que esse valor seja convertido para um número positivo.
Como fechar polígonos no SketchUp?
Como saber se sou substituto tributário?
Como reimprimir um boleto no Sicredi?
Quais são as principais funções do sistema muscular?
Como tirar 2 via fatura Itaucard Mastercard?
Como tirar segunda via conta Embratel?
Como tirar a fatura do cartão Dacasa?
O que cai na prova top 50 Anhembi Morumbi?
Como tirar 2 via da fatura do cartão Itaucard?
Como tirar segunda via do certificado de dispensa militar?
Qual o tamanho padrão de um envelope?
Como tirar segunda via Vivo Fixo empresa?
Como consultar débito da Coelba com CPF?