b) Espera-se que os estudantes reconheçam que a presença de restos de animais em sítios arqueológicos pode estar ligada à ocupação humana e levantem hipóteses relacionadas, por exemplo, à caça, à alimentação ou mesmo à domesticação de animais.
Os períodos mais antigos encontram-se nas camadas mais profundas. Esta superposição de camadas no solo, como se fosse um bolo, e o seu estudo, é o que se chama, em Arqueologia, a estratigrafia do sítio.
A importância de se preservar sítios arqueológicos não se concentra apenas nas descobertas de bens materiais neles evidenciados (material cerâmico, sepultamentos, artefatos líticos, restos faunísticos etc), mas também no levantamento do contexto em que os mesmos foram identificados, possibilitando, reconstruir o ...
Outro problema enfrentado pelos arqueólogos e órgãos de controle é a falta de compreensão e diálogo, pois as medidas de proteção e preservação são muitas vezes vistas como empecilhos ao “progresso” e ao setor econômico.
Parque Nacional da Serra da Capivara Considerado o maior sítio arqueológico do País, o Parque Nacional da Serra da Capivara está em crise. O sítio localizado no Piauí, abriga pinturas rupestres de 10 mil anos e é classificado como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Os períodos mais antigos encontram-se nas camadas mais profundas. Esta superposição de camadas no solo, como se fosse um bolo, e o seu estudo, é o que se chama, em Arqueologia, a estratigrafia do sítio.
Sítio arqueológico, local arqueológico ou estação arqueológica é um local ou grupo de locais - cujas áreas e delimitações nem sempre se podem definir com precisão - onde ficaram preservados testemunhos e evidências de atividades do passado histórico, seja, esse, pré-histórico ou não.
Os sítios arqueológicos são protegidos por lei a Lei Federal n. 3.924/61; destruí-los é incorrer em um crime contra o Patrimônio Nacional. O que faz um arqueólogo? Para um arqueólogo, um montinho de lascas de pedra pode trazer um sem número de informações que para uma pessoa comum pode não ter o menor significado.
Algumas coisas juntas, em um mesmo contexto, podem ser associadas pelo arqueólogo, para descobrir, como um detetive, informações sobre o que aconteceu naquele lugar, naquele momento da história. Por isso não devemos mexer ou tirar as coisas do lugar, ao visitar um sítio arqueológico.
Quais são os principais sítios arqueológicos do Brasil? Início / Blog / Curiosidades / Quais são os principais sítios arqueológicos do Brasil?
Se tentarmos escavar ou explorar um sítio arqueológico sem o conhecimento dos métodos apropriados para essa tarefa, podemos destruir as informações que ele contém. Os sítios arqueológicos são protegidos por lei a Lei Federal n. 3.924/61; destruí-los é incorrer em um crime contra o Patrimônio Nacional.
Qual foi o final de Neferíades?
Quais são as causas da disgrafia de desenvolvimento?
Qual é o valor do piso salarial dos professores?
O que fazer para não ter um ataque cardíaco?
Como calcular honorários advocatícios sobre o proveito econômico?
O que é a Química entre duas pessoas?
Qual é o pH ideal para o cabelo?
O que fazer para cortar o efeito do losartana?
O que a Bíblia diz sobre usar o nome de Deus?
Como foi a morte de Dominguinhos?
Quais são os softwares que podemos criar uma imagem interativa?
Quanto Juliana Paes ganha por mês?
Como Abrir arquivo KMZ no Excel?
Como o Código Civil classifica o seguro?
Quais são os tipos de imunidades e isenções que o terceiro setor possui direito?