Os impactos incluem desde o maior crescimento das árvores em ambientes frios e úmidos até o risco de mortalidade em ambientes mais secos. Nesse sentido, os pesquisadores afirmaram que o aquecimento global futuro poderá desencadear uma grande redistribuição nas respostas das florestas às condições climáticas.
A destruição das florestas acarretou grandes transformações, como redução da biodiversidade e alterações nos sistemas climáticos, pedológicos e hidrológicos. O desmatamento constitui uma prática relacionada à ocupação humana desde as primeiras formas de agrupamentos sedentários.
Poluição está a tornar mais opaca a atmosfera da floresta boreal, impedindo o normal ciclo da fotossíntese. E o maior reservatório de CO2 do planeta está a regredir. Uma parte da floresta boreal no Canadá, junto ao rio Broadback.
A floresta temperada inclui uma diversidade de tipos de vegetação e caracteriza-se pela presença de árvores com folhas largas, principalmente decíduas. De acordo com as características das regiões onde ocorrem, as florestas temperadas podem ser: floresta decídua temperada e floresta pluvial temperada.
a) Perda da biodiversidade: com a destruição das florestas, o habitat natural de muitas espécies torna-se escasso ou inexistente, contribuindo para a morte de muitos animais e até mesmo a extinção dos tipos endêmicos, aqueles que só se encontram em localidades restritas.
28 curiosidades que você vai gostar
As consequências provocadas pelo desmatamento são devastadoras. E a primeira afetada é a biodiversidade local. Uma vez que há a destruição das florestas, perde-se o habitat natural de muitas espécies, contribuindo para a morte de animais e até mesmo a extinção dos tipos endêmicos.
O desmatamento de florestas vai provocar um aquecimento do clima global muito mais intenso do que o estimado originalmente, devido às alterações nas emissões de compostos orgânicos voláteis e às coemissões de dióxido de carbono com gases reativos e gases de efeito estufa de meia-vida curta.
Em geral, florestas temperadas não são densas e não detêm uma riqueza de biodiversidade animal ou vegetal. As principais espécies vegetais encontradas nesse tipo de floresta são: carvalho, nogueira, castanheiro, faia, vidoeiro, choupo, olmo e tília.
Floresta Temperada:
As Florestas Temperadas podem contar com quatro tipos de vegetação: árvores, arbustos, capins e (outras plantas herbáceas que florescem na primavera) e musgos que são cobertos pelas folhas que caem das árvores.
A floresta tropical – também chamada de floresta pluvial tropical ou floresta úmida – é um tipo de domínio fitogeográfico caracterizado por receber uma grande quantidade de chuvas e apresentar elevados índices de biodiversidade e de evapotranspiração.
No verão deste ano, no hemisfério Norte, incêndios queimaram cerca de 70.000 km2 da floresta boreal russa, uma área dez vezes maior do que a perdida pela Floresta Amazônica em todo o ano passado.
Riscos Ambientais
Por ser uma vegetação que se desenvolve em regiões de climas secos, as queimadas são comuns neste bioma, representando um dos principais riscos ambientais e também para a população. Devido às condições climáticas, os solos são considerados pouco férteis.
Recebe também o nome de floresta boreal ou floresta de coníferas, o que se deve à sua cobertura vegetal composta por árvores como ciprestes, pinheiros e abetos. Tanto as espécies vegetais quanto animais são adaptadas ao clima frio do tipo Continental seco, marcado por invernos rigorosos e verões amenos.
Algumas consequências dessa super exploração dos recursos naturais é o acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera, a erosão do solo, o desmatamento das florestas, a sobrepesca, a diminuição da biodiversidade e as mudanças climáticas.
Quando as árvores são cortadas, menos oxigênio é liberado na atmosfera. Quando uma área é desmatada, muitos animais e plantas são mortos, ao passo que outros perdem seu habitat. As árvores também captam dióxido de carbono, um dos gases que contribuem para um problema conhecido como aquecimento global.
Os principais tipos de vegetação são: deserto, estepe, floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, savana, tundra, vegetação de montanha e vegetação mediterrânea.
A flora da floresta tropical é rica e abundante, com folhas perenes e sempre verdes. A cobertura vegetal é densa e forma um verdadeiro tapete verde. Em alguns pontos é possível encontrar até 300 espécies arbóreas em 0,1 hectare de floresta. É comum encontrar lianas e plantas epífitas.
A vegetação da tundra é marcada pela presença de espécies vegetais de pequeno porte, como musgos e líquens. Suas plantas apresentam grande resistência às baixas temperaturas típicas desse bioma. Além disso, os animais que habitam a tundra também possuem mecanismos de sobrevivência ao clima frio.
Vegetação mediterrânea ou floresta mediterrânea é um tipo de vegetação que se forma em regiões onde o clima predominante é o mediterrâneo, é constituída por plantas (tipo xerófilas) dispostas distantes uma das outras. Essa cobertura vegetal apresenta duas características, os maquis e garrigue.
Floresta Temperada é um bioma encontrado nas regiões entre os polos e trópicos da Terra de clima temperado, especialmente no leste da América do Norte, Europa, leste da Ásia, sul da Austrália e Chile.
As florestas temperadas decíduas exibem elevada diversidade de espécies, com vegetação predominantemente arbórea (por exemplo, carvalho, faia e nogueira), e uma fauna rica, constituída por mamíferos diversos (ursos, veados, esquilos, raposas, lebres), répteis, anfíbios, inúmeras aves, insetos.
Desmatamento de florestas vai provocar um aquecimento do clima global muito mais intenso do que o estimado originalmente, devido às alterações nas emissões de compostos orgânicos voláteis e as co-emissões de dióxido de carbono com gases reativos e gases de efeito estufa de meia-vida curta.
As florestas tropicais ajudam a estabilizar o clima por absorver o dióxido de carbono da atmosfera (CO2). Acredita-se que o excesso de dióxido de carbono na atmosfera contribui para as mudanças climáticas através do aquecimento global.
É função das árvores também evitar erosões do solo e ajudar na formação da chuva e regulação do clima. São elas que liberam grande quantidade de água por evaporação, o que ajuda a reduzir a temperatura do ambiente.
Quais são os impactos do desmatamento?Modificação do clima mundial – É reduzida a capacidade da floresta de absorver o gás carbônico (CO2) poluidor. ... Perda do ciclo hidrológico – O desmatamento reduz os serviços hidrológicos providenciados pelas árvores, que são fundamentais.
Como pagar Gare ICMS pelo internet banking?
Como padronizar tamanho de salgados?
Qual o sinônimo da palavra benesses?
Como se escreve a música em inglês?
Qual é a classificação da palavra biquíni?
Como mostrar o anexo no corpo do E-mail?
Como transferir fotos e vídeos de um iPhone para outro?
Como transferir arquivo do SSD para o HD?
Como ensinar a transferir uma página do Facebook para outra pessoa?
Como faço para inserir blocos no AutoCAD?
Como transferir a criança de uma creche para outra?
Como emitir um cheque nominal?