Dentre os aspectos negativos da modernização do campo, podemos citar: impactos ambientais e no solo, aumento do êxodo rural, concentração de terras e expansão da fronteira agrícola e do desmatamento.
Entre os efeitos da mecanização do campo, destacam-se as mudanças nas relações de trabalho, o êxodo rural e o aumento da produtividade. O espaço rural foi, de certa forma, uma das primeiras marcas do homem a partir da transformação do meio natural em espaço geográfico.
Uma das principais vantagens do processo de modernização do campo foi o aumento significativo da produtividade, incluindo a geração e distribuição de alimentos pelo mundo, o que contrariou perspectivas pessimistas que acreditavam que o crescimento populacional superaria a disponibilidade de recursos.
A análise do processo de modernização enseja um debate teórico e pode ser sintetizado em duas conseqüências: uma os impactos ambientais, com os problemas mais freqüentes, provocados pelo padrão de produção de monocultora foram: a destruição das florestas e da biodiversidade genética, a erosão dos solos e a contaminação ...
A modernização trouxe um considerável aumento na produção agrícola, acentuando a exportação e contribuindo para um crescimento da economia nacional. Porém, se apresentou de maneira excludente, beneficiando apenas parte da produção, em especial aquela destinada para exportação, atendendo ao interesse da elite rural.
20 curiosidades que você vai gostar
- Aumentou o nível de poluição do ar gerado pelas indústrias. Estas também foram responsáveis, principalmente no século XX, pelo aumento da poluição de rios e contaminação dos solos; - O uso cada vez mais maior de máquinas e equipamentos tecnológicos fez aumentar o desemprego nas indústrias.
O movimento de saída do campo faz com que se diminua a população rural de um país, gerando escassez de mão de obra, diminuindo também os níveis de produção de alimentos e de matéria-prima. Em uma escala maior, isso resulta em um processo inflacionário e no aumento do custo de vida da população.
Uma das grandes preocupações relacionadas à tecnologia no campo é como ela pode afetar o meio ambiente. Afinal, a intervenção do homem na natureza deve ser feita de forma a não prejudicar nossos recursos.
O processo de modernização da agricultura instituído principalmente a partir da década de 1960 exigiu do Estado uma maior participação no processo produtivo através de incentivos governamentais. Era necessário integrar a agricultura no novo sistema liderado pela formação dos complexos agroindustriais.
O interesse pela industrialização e o anseio em aumentar a produção nacional resultaram no processo de modernização da agricultura brasileira nos anos de 1960, culminando na manutenção dos problemas no campo e a existência de conflitos localizados pela posse da terra.
Esse processo de migração ocorre devido a busca de qualidade de vida melhor nas áreas urbanas, por maior oferta de empregos, acesso aos serviços de saúde, serviços de educação, acesso a saneamento básico, entre outros fatores que influenciam no abandono da população das áreas rurais e se destinam a chegar nas áreas ...
A modernização da agricultura brasileira foi induzida pelo processo de industrialização do País, ou seja, pela política econômica do governo entre 1950 e 1970, que favoreceu a indústria em detrimento da agricultura, o que reforçou o poder das cidades e acelerou o êxodo rural.
Perda de biodiversidade; Erosão do solo; Poluição do solo causada pelo uso de fertilizantes; Redução da mão de obra rural.
As vantagens da tecnologia no campoOtimização do tempo. O tempo é otimizado à medida que a tecnologia consegue trazer mais performance nas operações. ... Redução das perdas. ... Aumento da produtividade. ... Maior sustentabilidade. ... Monitoramento em tempo real.
Desvantagens: ocorre a substituição da mão de obra humana pela máquina/robô. por conta da incapacidade financeira para adquirir novas tecnologias, as famílias mais pobres deixam o campo e vão para a cidade. o excesso de agrotóxicos (que são jogados no solo) causa o desequilíbrio ecológico de uma determinada região.
O êxodo rural resulta em diversos problemas, no campo gera a diminuição da população rural no país, escassez de mão-de-obra e automaticamente diminui a produção de alimentos e matéria-prima, dessa forma força a inflação e há aumento no custo de vida.
As cidades também sofreram transformações a partir da intensificação do êxodo rural. São consequências desse processo nas grandes cidades, EXCETO: A) A diminuta da oferta de serviços públicos para a população. ... A população proveniente do campo encontrou dificuldades no seu estabelecimento nos centros urbanos.
O êxodo rural começou pelo século XV, de uma forma mais vagarosa, com o início das grandes navegações e aumento do mercantilismo. O comércio foi um dos fatores que iniciou o deslocamento do campo para a cidade, e pelo século XVIII que se deu uma acentuada, a partir da 1° Revolução Industrial.
As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e ...
Veja quais são, na avaliação dos empresários, os principais problemas da indústria:Elevada carga tributária. ... Demanda interna insuficiente. ... Inadimplência dos clientes. ... Falta de capital de giro. ... Taxa de juros elevadas.
Quais são os principais impactos das indústrias no meio ambiente?Contaminação da água. ... Devastação de florestas. ... Poluição do ar. ... Aquecimento global. ... Alteração da fauna e flora. ... Desbalanço da cadeia alimentar. ... Identificar o tipo de resíduo gerado. ... Mapear a geração de resíduos por fonte geradora.
DesvantagensCusto alto e demorado;Utiliza produtos mais caros que a tradicional;Impacto ambiental devido ao uso de produtos químicos de origem orgânica;Menor produtividade.
Confira, nos próximos tópicos, as principais vantagens que as mudanças podem trazer para os negócios.Aumento da produtividade. ... Ganho em eficiência. ... Redução dos custos de produção. ... Continuidade dos negócios na manufatura avançada. ... Operações integradas. ... Dificuldade para encontrar mão de obra capacitada. ... Desemprego. ... Ciberataques.
O custo de implantação do sistema, a adequação do maquinário da propriedade e a falta de profissionais qualificados para a interpretação dos dados podem ser considerados como desvantagens.
A modernização se materializa no Brasil de início do século XX com transformações dos aparelhos urbanos, incor- porando as inovações da Segunda Revolução Industrial, mas alterando pouco a estrutura produtiva do país.
Porque as empresas contratam deficientes?
Como se chama quem faz bagunça?
Como levantar dinheiro com terreno?
Como seguir em frente depois de perder um filho?
Como é chamada a região das costas?
O que faz um auxiliar de consultório dentário?
Qual a diferença entre os termômetros clínicos digitais e os termômetros digitais infravermelhos?
Como superar a ex do seu atual?
Como fazer o Microsoft Word funcionar?
Quem faz mestrado recebe Qual título?
Como conversar com criança com TDAH?
Qual é a relação entre Abelha e a planta?
O que fazer quando o filho está com baixa autoestima?
Como transformar uma frase afirmativa em interrogativa no inglês?
O que fazer quando pecámos contra a castidade?