Classificação dos platelmintos Dentre estas, podemos citar as tênias e o esquistossomo, enquanto de vida livre, podemos citar a planária. Podemos identificar quatro classes nesse filo: Turbellaria, Trematoda, Cestoda e Monogenea.
Classe Trematoda - parasitas, a maioria dos ciclos de vida inclui a presença de um hospedeiro intermediário. Exemplo: Schistosoma mansoni; Classe Turbellaria - animais de vida livre, sendo a maioria de ambiente aquático, apenas alguns terrestres, são predadores e necrófagos. Exemplo: planárias.
Como exemplo de platelminto parasita do homem, podemos citar: ... Saginata) são espécies de platelminto da classe Cestoda. Esses animais vivem no intestino humano, causando a chamada teníase. Os platelmintos são animais que tradicionalmente são divididos em três classes, apesar de alguns sistematas considerarem quatro.
São animais invertebrados que não possuem crânio e vértebra
Os Platelmintos pertencem ao grupo dos animais invertebrados, conhecidos como Filo dos Platelmintos ou Filo Platyhelminthes. Possuem a simetria bilateral, de corpo achatado e formato corporal dorsoventral, são ainda, triblásticos e acelomados.
Os platelmintos apresentam quatro ordens: a Turbellaria, com as planárias (que podem ser de ambientes terrestres úmidos ou marinhas e de água doce), os Trematoda, que são os parasitas causadores de muitas doenças como o esquistossomo, e a classe Cestoda, que apresenta as tênias.
18 curiosidades que você vai gostar
Estrutura. Os platelmintos são animais dotados de órgãos definidos. Possuem o mesoderma, uma terceira camada de tecidos localizada entre a epiderme e o revestimento interno do intestino. O mesoderma dá origem aos órgãos e sistemas diferenciados, como os músculos, o sistema reprodutor e o sistema excretor.
São exemplos de platelmintos as tênias e as planárias, assim como outros vermes parasitas, como o Schistosoma causador da esquistossomose. Pseudoceros dimidiatus, uma espécie da classe Turbellaria.
Enquanto os nematelmintos possuem ânus e boca, os platelmintos possuem somente a boca. A embriologia desses dois tipos de vermes também é diferente. Os nematelmintos são pseudocelomados (possuem uma cavidade, mas que não é igual àquela dos celomados) enquanto os platelmintos são acelomados (que não possuem celoma).
A mais marcante de todas é a presença de tubo digestório completo, com ânus e boca. Essa é uma característica presente nos nematelmintos e ausente nos platelmintos, que possuem apenas a boca. Além disso, a embriologia também é diferente. Enquanto os nematelmintos são pseudocelomados, os platelmintos são acelomados.
O que é uma aceleração constante?
Quais são os escravos de Oxum?
Quantos milésimos tem em 1 segundo?
Quem tem direito a reforma por velhice?
Em qual ano foi implantada a Saúde Coletiva?
Quanto custa a faculdade de enfermagem?
Qual a diferença entre procedimento comum e especial CPP?
Quais profissões ligadas ao teatro?
É possível a fixação do preço vil acima do valor de 50% do valor da avaliação?