O câncer de mama pode ser curado. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%.
Apesar do câncer de mama metastático não ter cura, hoje existem tratamentos modernos, como as terapias-alvo, que permitem que as mulheres vivam com mais qualidade de vida e em determinados casos posterguem o início da quimioterapia. 1.
“Há um tempo, a mulher com câncer de mama poderia viver de um a dois anos quando a doença se tornava metastática. Hoje ela pode viver 10 ou mais”, compara. Apesar de paliativo, o tratamento de pacientes com metástase não garante apenas a sobrevida, mas uma existência com qualidade.
1. Carcinoma ductal invasivo. Também conhecido como infiltrante, é a modalidade de câncer mais comum. Ele se instala no ducto mamário e, no estágio mais avançado, destrói a parede desse ducto, expandindo-se dentro do tecido adiposo dos seios.
Diagnóstico, mamografia e teste genético
Pesquisas indicam que as mulheres que fazem mamografia anualmente a partir dos 40 anos têm menos risco de morte por câncer de mama do que as que começam com 50 anos. Assim é possível diagnosticar precocemente tumores iniciais, elevando as chances de cura a 90% a 95%.
31 curiosidades que você vai gostar
Câncer mais incidente no Brasil1º) Mama 66.280.2º) Próstata 65.840.3º) Cólon e Reto 41.010.4º) Traqueia, brônquio e pulmão 30.200.5º) Estômago 21.230.6º) Cavidade oral 15.210.7º) Glandula tireóide 14.260.8º) Linfoma de não-Hodgkin 12.030.
Outros cânceres menos frequentes e perigosos são o de pâncreas, que não apresenta sintomas evidentes, e o chamado “linfoma de não hodgkin”, que ataca células nos gânglios e pode se espalhar rápido pelo corpo.
Assim, o câncer de mama é considerado avançado quando atinge o estágio IV. Nessa fase, ele pode ter se espalhado da mama ou axila para outras áreas do corpo. É também chamado de câncer de mama metastático ou secundário.
Os tipos mais comuns são o carcinoma ductal invasivo e carcinoma lobular invasivo. O carcinoma ductal invasivo representa entre 70 a 80% de todos os cânceres de mama.
Como funcionam as lâmpadas de neon?
Como funciona o PCR convencional?
Como funciona As academias ao ar livre?
Porque as usinas termoelétricas atuais são consideradas máquinas a vapor?
Quais são as fontes de energia renovável?
Qual o cardápio para ceia de Natal?
Como instalar o roteador Intelbras no modem?
Como montar um cardápio de um restaurante?
O que colocar na cesta do Tesouro?
O que colocar no centro de mesa aniversário?
Como clarear roupa com água sanitária e açúcar?
Como montar um churrasquinho na garagem?
O que é uma condição de teste?