Características: O Ipê Roxo é uma espécie com 20-35 m de altura e tronco com 60-80 cm de diâmetro. As folhas são compostas palmadas, 5-folioladas e os folíolos, quase glabros, possuem de 5-13 cm de comprimento por 3-4 cm de largura.
Promovendo ação anti-inflamatória, analgésica, antiviral, antifúngica, antioxidante, antibiótica e antineoplásica, ajuda a fortalecer a imunidade, sendo assim, melhor protegendo o organismo.
Os ipês são caducifólias, ou seja, perdem todas as folhas que são substituídas por cachos de flores de cores intensas. São árvores de grande porte que gostam de calor e sol pleno. Atualmente, o pau-Brasil é a árvore nacional e o Ipê é considerado a flor nacional.
O Ipê-Amarelo tem sido usado popularmente para tratar anemia, amigdalite, infecção urinária, bronquite, candidíase, infecção na próstata, mioma, quisto nos ovários, assim como facilitar a cicatrização de feridas internas e externas.
Aliviar dores de reumatismo - pois tem propriedades antirreumáticas que ajudam a diminuir a inflamação e a dor. Ajuda a tratar doenças de estômago, como úlcera e gastrite - porque tem propriedades anti-inflamatórias que diminuem a dor. Diminuir a insônia - por ter propriedades sedativas que ajudam a adormecer.
Ipê Roxo (Tabebuia avellanedae) Também conhecido como cavatã, lapacho e piúva, o Ipê Roxo é uma árvore de tamanho grande, chegando até 35 m de altura. Naturalmente, ela é mais incidente no Cerrado e na Mata Atlântica. Conhecida pela sua floração abundante de róseo a roxo, essa árvore se destaca facilmente quando em flor.
A casca do ipê roxo pode ser cortada para se fazer um chá marrom amargo. O sabor desagradável do extrato é reduzido se ele for tomado como um comprimido ou líquido. A casca do ipê roxo é usada em épocas de gripe e de frio, assim como para tranquilizar a tosse dos fumantes.
Se não me falha a memória, fazia alguns anos que as variedades de ipê roxo não floresciam de um modo tão exuberante pelas ruas da cidade. E olha que ainda virão por aí, pela ordem, os ipês amarelos, os brancos e o rosa – este último, o único que não é de origem brasileira: vem de El Salvador.
Os índios nativos do Brasil, norte da Argentina, Paraguai, Bolívia e outros países da América do Sul usam o ipê roxo para fins medicinais há milhares de anos. O chá de ipê roxo também é chamado de “chá dos incas”.
Como colocar o som do celular em uma caixa de som?
Como construir máscaras de proteção?
Como fazer solução tampão pH 4?
Como ligar e desligar chuveiro elétrico?
Como conectar uma fita de LED na outra?
Quais os principais sinais e sintomas característicos das doenças parasitárias?
Como fazer a limpeza da Nespresso Lattissima?
Quando o gato começa a cambalear?
Como fazer o corpo produzir dopamina?
Como delimitar o espaço do cachorro?
É normal grávida sentir palpitação no coração?
Onde é encontrado o dióxido de carbono?
Como limpar chapa de fogão a lenha com sabonete?
Como vive uma pessoa com cirrose?
Como deve ser realizada a validação do processo de esterilização?