Ouça em voz altaPausarCom dois pedaços de tecido de algodão, duas tiras elásticas e conhecimentos básicos de costura, é possível fabricar uma máscara. Recorte dois retângulos de tecido de algodão de 25 cm por 15 cm. Use algodão bem confeccionado, como um lençol ou um pano acolchoado.
Ouça em voz altaPausarDeve ser confeccionada de material tecido-não-tecido (TNT), possuir no mínimo uma camada interna, uma externa e obrigatoriamente um elemento filtrante.
Ouça em voz altaPausarPara garantir uma proteção em um nível considerado satisfatório, o ideal é que cada máscara tenha um forro de algodão, para absorver a água e conter a umidade. Já a camada externa deve ser confeccionada com um tecido impermeável, como o poliéster.
Ouça em voz altaPausarRecorte um retângulo de aproximadamente 10 centímetros a partir de um dos extremos do tecido, deixando tiras em cima e embaixo de 1 centímetro cada uma. A parte que sobrar será utilizada para cobrir seu rosto. Depois disso, separe as pontas de 1 centímetro da máscara (elas serão utlizadas como alças).
Ouça em voz altaPausar1- Corte um pedaço de tecido com 35 centímetros de largura por 21 centímetros de altura. (Caso a máscara seja para uma criança, as medidas devem ser substituídas por 28 x 18 cm).
Ouça em voz altaPausarMáscara de tecido, máscara cirúrgica e máscara N95: quando usá-las?
Ouça em voz altaPausarA proteção das principais máscaras Não é surpresa que a maior proteção venha da máscara PFF2 (equivalente à N95), modelo profissional que já está se tornando mais popular no país e retém em torno de 98% de partículas que caem sobre ela, segundo a medição do Instituto de Física da USP.
Gramatura: médias, entre 40 g/m² e 60 g/m²...Por isso, é necessário a leitura completa da nota técnica antes da utilização.
Ouça em voz altaPausarA proteção das principais máscaras Não é surpresa que a maior proteção venha da máscara PFF2 (equivalente à N95), modelo profissional que já está se tornando mais popular no país e retém em torno de 98% de partículas que caem sobre ela, segundo a medição do Instituto de Física da USP.
Por isso, o Ministério recomenda a utilização por no máximo duas horas, mas o tempo pode variar conforme o tecido. "A máscara quando se torna úmida não faz mais a barreira dessas gotículas para o ambiente. A duração do uso vai depender do tecido que a pessoa confeccionou para fazer a máscara.
A máscara caseira, para ser funcional, precisa seguir as mesmas normas de uso da máscara cirúrgica. Ou seja, para se ter a maior eficiência, é preciso que o encaixe diminua as áreas expostas.
“Acreditamos que ao disponibilizarmos as cartilhas para outras empresas produzirem as máscaras, podemos ajudar os profissionais de saúde que estão na linha de frente nesse momento tão importante”, comenta Jean Jereissati, presidente da Ambev.
Confira aqui um passo a passo de como montar a máscara em casa. Ainda assim, algumas áreas ainda ficarão descobertas e é preciso manter a atenção.
Como deve o historiador iniciar sua pesquisa?
O que é melhor seguro ou proteção veicular?
Que movimento faz a planta dormideira?
É permitido fazer promoções do tipo pague 2 e leve 3?
Como funciona a proteção da área marinha?
Como funciona a proteção catódica por corrente impressa?
Como funciona a prorrogação de parcelas de financiamento Santander?
Como funciona a poligamia ainda acontece?
Qual o valor da promoção Vivo Turbo?
Como funciona a promoção da Coca retornável?
Como é executada a pena de morte?
Como funciona a aplicação de enzimas para emagrecer?
Quais as fases da lua em ordem?
Quais são os elementos das BPF?
Como funciona um voo com conexão?
O que são e como funcionam as lâmpadas de descarga?
Como funcionam as fraldas ecológica?