Cartum é um gênero jornalístico considerado opinativo ou analítico que critica, satiriza e expõe situações por meio do grafismo e humor. Abrange, hoje, praticamente todos os veículos de difusão da informação gráfica: jornais, revistas e a internet.
Enquanto o cartum é associado a fatos e textos atemporais, a charge demonstra um fato da atualidade. O cartum não retrata uma pessoa de maneira isolada, mas a coletividade. Já a charge é originária de uma notícia e revela ao leitor a posição editorial do veículo se utilizando de alertas à polícia e sociedade.
Charges, cartuns e tirinhas são gêneros textuais de caráter humorístico, que fazem uso da linguagem verbal e não verbal, logo, texto escrito e imagens compõem os sentidos desses gêneros. Apesar de compartilharem do mesmo caráter humorístico, eles têm diferenças entre si.
A tirinha é um gênero derivado das histórias em quadrinhos. Trata-se de uma curta sequência (narrativa) de quadrinhos que, em geral, faz uma crítica aos valores sociais. Tem uma publicação bastante regular. São como histórias em quadrinhos (HQ's), porém bem mais curtas.
Bom humor, ironia, linguagem verbal e não verbal. Esses são alguns dos elementos que constituem o gênero textual chamado charge.
Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidos. ... O termo charge vem do francês charge que significa carga, exagero ou, até mesmo ataque violento (carga de cavalaria).
informação gráfica: jornais, revistas e a internet. ... Nos jornais e em algumas revistas é que geralmente encontramos Cartum e Charges.
A diferença entre esses três aquela charge combina A linguagem verbal e não verbal, geralmente possui desenho único que possui contexto histórico. O Cartum é um texto sem ligação com a realidade e sem contexto histórico. Caricatura é a representação exagerada de características ou hábitos de uma pessoa.
"Caricatura é uma fotografia desenhada e evolui para a charge, que tem duas características especiais: é circunstancial e temporal. Como a charge, o cartum é apresentado em um quadro apenas. Um conjunto de cartuns formam uma tirinha, que tem introdução, desenvolvimento e desfecho.
A diferença entre os dois gêneros consiste na atemporalidade presente no cartum. Assim, sua contextualização se dá pela experiência do próprio leitor em relação aos comportamentos comuns de pessoas e grupos sociais. As personagens presentes nesse gênero remetem à coletividade, e não a uma personalidade ou figura pública específica.
Dessa forma, passemos a conhecer, primeiramente, acerca dos pontos que consideramos como mais relevantes em se tratando do cartum: O cartum se caracteriza com uma anedota gráfica em que nele podemos visualizar a presença da linguagem verbal associada à não verbal.
Enquanto o cartum é associado a fatos e textos atemporais, a charge demonstra um fato da atualidade. O cartum não retrata uma pessoa de maneira isolada, mas a coletividade. Já a charge é originária de uma notícia e revela ao leitor a posição editorial do veículo se utilizando de alertas à polícia e sociedade. Leia mais:
Esse cartão tem como objetivo a realização de uma crítica veloz através de uma imagem que possa ser representativa para o leitor e levá-lo a uma reflexão. A diferença entre os dois gêneros consiste na atemporalidade presente no cartum.
Quantos números tem agência é conta do Banco do Brasil?
O que é ser pobre na forma da lei?
Qual rainha ficou mais tempo no trono?
Qual o nome de quem tem apelido de Nina?
Quantos homicídios tem por ano em Portugal?
Quanto tempo dura a argamassa?
Qual a principal causa de mortalidade materna no Brasil?
Qual a diferença de habeas corpus e habeas data?
Quando parar de usar minoxidil a barba cai?
Qual a ordem de execução de uma obra?
Qual a quantidade de feijão para 60 pessoas?
Qual produto passar no porcelanato polido?
Quais são as principais lutas?
Qual é o significado da palavra foram?
Qual foi a primeira escola do mundo?
Qual a família mais rica do Estado da Bahia?