As corujas são aves que apresentam algumas características bem típicas, como olhos grandes voltados para a frente, bicos curvos e fortes, garras com unhas afiadas e encurvadas, e plumagem macia. Algumas corujas são pequenas, pesando cerca de 60 gramas, enquanto outras podem pesar mais de 1 kg.
A maioria das corujas se abriga em cavernas ou galhos de árvores durante o dia. Algumas espécies, como a buraqueira, escondem-se em buracos e tocas cavadas no chão. Outras ainda utilizam como “dormitório” torres de igrejas, telhados e forros de casas velhas.
>>> ALIMENTAÇÃO Ave de rapina, a coruja tem como prato predileto pequenos animais vivos. Roedores, insetos como gafanhotos, larvas e pássaros de pequeno porte são alguns deles.
Corujas são animais com uma capacidade absurda de audição – elas superam até mesmo os mamíferos. Além disso, esses animais não são limitados quando o assunto é produzir algum tipo de barulho: corujas assobiam, gritam, emitem gritos agudos, grunhem e, inclusive, sorriem.
Os romanos acreditavam que a coruja trazia má sorte e seu canto anunciava que alguém iria morrer. Muitos ainda dizem que ela traz azar quando sobrevoa a casa. Mas os índios garantem que dá sorte.
31 curiosidades que você vai gostar
Uma boa visão noturna é importante para a sobrevivência desses animais, uma vez que as corujas são, em sua maioria, noturnas. É durante a noite que a maioria delas captura suas presas, as quais incluem, por exemplo, roedores e marsupiais.
Sabe-se que as corujas vivem de pântanos úmidos nas florestas geladas do norte do Canadá. A maioria vive em árvores, mas alguns roubam tocas no chão que foram feitas por outros animais, como coelhos. Assim, o melhor habitat de coruja pode ser difícil de definir.
Habitat. A espécie está associada a lugares abertos, como pastagens e terrenos agrícolas ou semi-abertos. Habita em cavernas, telhados de celeiros, prédios e em torres de igrejas, de onde leva um de seus nomes mais populares. É uma das aves com maior distribuição no planeta.
Atraia roedores.
Pode parecer estranho, mas isso ajudará na atração de corujas. Coloque comida de roedores em seu quintal (tais como milho e grãos) para atraí-los. O motivo é que as corujas são suas predadoras. Se não tiverem uma fonte de comida, não terão motivos para morar em sua propriedade.
Sabe-se que corujas de todos os tipos atacam os humanos para a proteção de seus filhotes, companheiros ou territórios. Os alvos frequentes são pessoas caminhando ou correndo de forma desavisada. Frequentemente, as vítimas saem ilesas. Então, mortes por ataques de coruja são raras.
Causas da ornitofobia. Pode haver diferentes causas ou razões por trás do medo excessivo das aves: As crianças pequenas podem desenvolver ornitofobia se elas se sentiram ameaçadas por aves agressivas, como abutres, gaviões ou gansos.
Crie um instrumento de barulho com latas de alumínio ou madeira. As corujas normalmente não gostam de barulhos altos quando estão caçando. Tente amarrar latas de alumínio em um cordão e bater nelas da cozinha ou da varanda para afastar a ave.
Distribuição: Desde o Canadá até a Tierra del Fuego no extremo sul da América do Sul. Hábitos: Diurnos, com algumas atividades crepusculares e noturnas. Características: Vive em buracos cavados no solo, daí o nome buraqueira. Essas aves têm a boa visão como principal característica.
Faz seus ninhos em cupinzeiros, buracos de tatu e buracos na areia em regiões litorâneas, costumando cavar túneis de até 2 metros e forrar o fundo com capim seco. O casal se reveza, alarga o buraco, cava uma galeria horizontal usando os pés e o bico e por fim forra a cavidade do ninho com capim seco.
Depois disso, o pássaro serve de alimento a uma coruja, que morre e serve de alimento aos decompositores. Essa seqüência de acontecimentos forma uma cadeia alimentar, em que os produtores são as gramíneas, o gafanhoto é o consumidor primário, o pássaro é o consumidor secundário e a coruja é o consumidor terciário.
A maioria vive nas florestas, outras preferem áreas abertas, campos e restingas, como é o caso da coruja-buraqueira (Athene cunicularia), suindara (Tyto furcata), mocho-dos-banhados (Asio flammeus) e mocho-orelhudo (Asio clamator). Esta ultima espécie também é associada a bordas de matas.
No Rio de Janeiro há registros dessa ave em áreas urbanas”, destaca. Apesar das “corujas da cidade” não estarem na lista de espécies ameaçadas, o risco é iminente. “As cidades possuem vários perigos para as aves de forma geral.
Quando o olho é exposto à uma luz intensa e rápida, como o disparo de um flash no escuro, as células fotorreceptoras ficam saturadas, causando uma rápida “cegueira funcional” na ave, uma imagem final brilhante que afeta a capacidade de ver e reconhecer objetos.
HÁBITOS ALIMENTARES: Carnívoras-insetívoro, porém alimenta-se preferencialmente de roedores. CURIOSIDADES: A coruja-buraqueira possui este nome, pois vive em buracos cavados no solo. É uma ave tímida, por isso, vive em lugares sossegados.
Alimentação da coruja-buraqueira
A maior parte da sua dieta consiste de insetos, aves e mamíferos. Sua preferência alimentar são por roedores e insetos, tais como besouros, grilos, gafanhotos, vespas, abelhas, formigas, cobras, anfíbios, répteis, morcegos, escorpiões e pequenos pássaros como pardais.
Os machos e as fêmeas são similares no tamanho e na aparência, entretanto os machos adultos são ligeiramente maiores e as fêmeas, normalmente, mais escuras que o macho. O maior inimigo da coruja buraqueira é o homem, visto que, por ser uma ave de rapina, essa espécie quase não tem predadores naturais.
A coruja é notívaga, e como os gregos consideravam a noite o momento propício para o pensamento filosófico, ela era vista como símbolo da busca pelo conhecimento. Que a coruja fotografada seja o bom augúrio, o do conhecimento que derrube todos os muros, os visíveis e os invisíveis.
O que pode afastar um gavião de outras aves que estão se...Intimidações visuais. Pendurar artefatos de intimidação visualmente assustadores em áreas que atraem os gaviões pode manter a segurança dos pássaros no comedouro. ... Intimidações sonoras. ... Caneta laser. ... Prevenção.
Acredita-se que ela anuncie desgraças e, quando sobrevoa a casa dos enfermos, a morte. Para afastar o mau presságio, a crença popular recomenda fazer uma fogueira com pimenta e vinagre para que ela queime a língua. Caso ela emita seu som lúgubre, é necessário tirar toda a roupa, virá-la do avesso e colocá-la de novo.
Para muitos povos a coruja significa mistério, inteligência, sabedoria e conhecimento. Ela tem a capacidade de enxergar através da escuridão, conseguindo ver o que os outros não veem. A coruja simboliza a reflexão, o conhecimento racional e intuitivo.
Como saber se tenho algo no pulmão?
O que o barulho em excesso pode causar audição humana?
Como enxerga uma pessoa com 4 graus de miopia?
Como uma pessoa se torna trans?
Qual era o principal objetivo do segundo plano de desenvolvimento?
Qual é o primeiro passo para quem quer começar a correr?
Qual o tipo de bactéria que dá no sangue?
O que fazer para ter heterocromia?
Como uma torneira elétrica comum aquece a água *?
Como que uma pessoa pode ficar tetraplégica?
O que causa a placa de ateroma?
Como uma secretária deve falar ao telefone?
Qual a qualidade da câmera do Samsung A01?
Como fazer crianças com TDAH estudar?
Quando uma pessoa se sente vazia?