A termosfera é a maior camada da atmosfera. Nela, a temperatura aumenta conforme a elevação da altitude. Isso ocorre devido à radiação solar.
Exosfera: é a camada mais longe da Terra, alcançando os 800 km de altura. É composta basicamente por gás hélio e hidrogênio. Nela encontram-se os satélites de dados e os telescópios espaciais.
Principais características
Como dito anteriormente, a mesosfera é uma região extremamente fria, com temperaturas que variam de -10° C a -100° C. Dessa maneira, ela é considerada a camada mais fria da atmosfera. Na mesosfera, a temperatura cai proporcionalmente com o aumento da altitude.
É a camada onde ocorrem as auroras e onde orbita a estação espacial, o ônibus espacial e vários satélites. Como todas as outras camadas atmosféricas, sua total extensão varia conforme a latitude e fatores translacionais.
Na termosfera a temperatura volta a aumentar com a altitude, e rapidamente. Ela atinge, em média, 1.500°C. Sua espessura varia entre 350 e 800 km, mas pode chegar a apenas 80 km, dependendo da atividade solar.
30 curiosidades que você vai gostar
→ Exosfera
Metade dessa camada é composta por gás hélio e a outra metade por hidrogênio. É na exosfera que as partículas presentes começam a se desprender da gravidade da Terra. As temperaturas na exosfera permanecem elevadas, superando os 1000º C.
Composta por átomos e moléculas neutras, ou partículas neutras, a termosfera é extremamente sensível à variações de energia nela depositada. ... O plasma, proveniente do vento solar, é energizado na magnetosfera e ao atingir a termosfera provoca o aquecimento das partículas neutras e a elevação da camada.
Ionosfera. A ionosfera é a camada superior da termosfera e permanece carregada de elétrons e átomos ionizados pela radiação solar. Aumenta ou diminui conforme a energia que absorve.
Termosfera: é a camada acima da mesosfera, atingindo 500 quilômetros de altitude. Registra as maiores temperaturas da atmosfera, podendo atingir até 1.000 °C. Essa característica se deve à grande concentração de oxigênio atômico, responsável pela absorção da energia solar.
A porcentagem de oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono na mesosfera é essencialmente a mesma das camadas situadas abaixo. Vapores de água são ainda mais raros do que na estratosfera que, por sua vez, transfere uma parcela de ozônio para a mesosfera.
[ Geologia ] Camada atmosférica que se estende entre a estratosfera e a termosfera.
As principais características da troposfera são: É a camada mais densa da atmosfera; Quanto maior a altitude da camada menor é a temperatura, que diminui cerca de 6,5 ºC por km; Quanto maior a altitude menor é a concentração dos gases, pois a troposfera concentra 75% de todo ar da atmosfera.
Exosfera: camada mais externa, é o limite da atmosfera, separando-a do espaço sideral. Com 10.000 km de espessura, é tão larga quanto a própria Terra! A exosfera tem muito espaço vazio entre os gases. Por isso, não tem ar para respirarmos e é muito fria!
A exosfera é uma região bem distante da Terra, é lá que os satélites artificiais orbitam.
A exosfera é a última das camadas da atmosfera. É a mais externa e a maior camada de ar da Terra, que atinge cerca de 600 quilômetros até se misturar com o espaço sideral. Pelo fato de a densidade ser muito baixa, os gases são quase inexistentes.
Uma única molécula de CFC pode destruir 100 mil moléculas de ozônio. A quebra dos gases CFCs é danosa ao processo natural de formação do ozônio. Quando um desses gases (CFCl3) se fragmenta, um átomo de cloro é liberado e reage com o ozônio.
POR QUE A ATMOSFERA TEM 21% DE OXIGÊNIO E NÃO 40%?
“Isso limitaria muito a biosfera terrestre e a produção de oxigênio se reduziria.
Os principais elementos químicos que compõem o ar da Terra são o Nitrogênio e o Oxigênio. O primeiro ocupa 78% da atmosfera e o segundo, 21%. O restante é ocupado pelo Gás Carbônico (1%) e pelos Gases Nobres (0,03%), compreendidos por elementos como argônio, criptônio, hélio, neônio, radônio e xenônio.
Formada a cerca de 400 milhões de anos, protege a Terra dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol, nocivos à vida.
De modo geral, a atmosfera desempenha importantes funções, como filtrar os raios ultravioleta nocivos e manter a temperatura média da Terra por meio do efeito estufa, evitando grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite.
Mesosfera - O topo da mesosfera fica a 80 km do solo. É muito fria, com temperaturas abaixo de 100ºC negativos.
Nela, a temperatura cai proporcionalmente com o aumento da altitude, como resultado da diminuição do aquecimento solar. Com a altitude, os gases da mesosfera tornam-se cada vez mais rarefeitos, inclusive o oxigênio. O resultado é o aumento da incidência da radiação ultravioleta emitida pelo Sol.
O gás ozônio absorve parte da radiação ultravioleta vinda do Sol, protegendo a vida na Terra dessa energia prejudicial. Essa absorção de energia na estratosfera que justifica o aumento da temperatura com a altitude.
Quando a nave em altíssima velocidade entra em contato com atmosfera das camadas mais baixas e densas, ela perde energia mecânica para o gás atmosférico aquecendo-o por compressão adiabática e aquecendo a própria nave.
Quantos metros faz uma barrica de 50Kg de grafiato?
Quais consequências podem acarretar uma falha na comunicação no mundo empresarial?
Quando a bolsa estoura e não sente dor?
O que acontece quando uma dívida vai para o cartório?
Quais são as maiores causas do divórcio?
Qual a importância do professor como mediador?
Pode fazer exercício com pressão alta?
O que fazer depois da vistoria do apartamento?
Como diferenciar o coração acelerado por ansiedade e por problemas cardíacos?
O que significa a estrela solitária do Botafogo?
O que acontece se o estagiário fazer hora extra?
O que é captação em uma empresa?
Quando termina um relacionamento Quem sofre mais?
Como acessar o histórico da área de transferência?
Qual é a maior praça do mundo?