Apresenta as seguintes características:• Ausência de fibras na massa cozida;• Resistência à deterioração pós-colheita;• Facilidade de descascamento das raízes;
O cultivo da mandioca deve ocorrer em regiões de clima tropical e subtropical, em uma temperatura média de 25ºC. Abaixo de 15ºC, o desenvolvimento vegetativo da planta é prejudicado. É uma raiz bem tolerante às secas, com variadas condições de adaptação ao clima e ao solo.
Outras características referentes à qualidade, tais como palatabilidade, plasticidade, pegajosidade, ausência de fibras na massa cozida, resistência à deterioração pós-colheita, facilidade de descascamento das raízes, raízes curtas e bem conformadas são também importantes para o mercado consumidor de mandioca para mesa ...
Características: A mandioca é uma planta heliófila, perene, arbustiva, pertencente. à família das euforbiáceas. ... Época de Plantio: Para melhor suprir as necessidades da planta é ideal plantar no. começo da estação chuvosa. ... entre plantas. Ela somente é recomendada quando da necessidade de manivas para.
Para a alimentação animal, o ideal é que as cultivares apresentem alta produtividade de raízes, de matéria seca e de parte aérea, com boa retenção foliar e altos teores de proteínas nas folhas. O teor de ácido cianídrico deve ser baixo, tanto nas folhas quanto nas raízes, para evitar intoxicação dos animais.
15 curiosidades que você vai gostar
Consideram-se também outras características como tempo de cozimento das raízes, qualidade da massa cozida, rendimento de raízes, cor da entrecasca, cor da massa cozida, presença de cintas e pedicelo, facilidade de descascamento (influenciado pelo ambiente) além da presença de fibras (CARVALHO et al., 2011).
O principal critério utilizado na seleção de variedades para consumo humano é a existência de baixo teor de ácido cianídrico nas raízes. Características como tempo de cozimento das raízes, palatabilidade e ausência de fibras na massa cozida e resistência à deterioração após a colheita também devem ser consideradas.
Quanto ao plantio da mandioca, geralmente, é uma operação manual, podendo ser feito em covas preparadas com enxada ou em sulcos construídos com enxada, sulcador a tração animal ou motomecanizados. Tanto as covas como os sulcos devem ter aproximadamente 10 cm de profundidade.
A partir da raiz da mandioca (Manihot esculenta), são produzidas: as farinhas seca, d água e mista; a goma ou fécula; o tucupi; e a farinha de tapioca. O processamento da raiz da mandioca é, frequentemente, realizado segundo métodos tradicionais, herdados dos indígenas, que foram os primeiros cultivadores da espécie.
A mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros e quando comparada a outros cultivos, apresenta uma série de vantagens. ... Os caules, para a obtenção de manivas, devem ser cortados em estacas com duas gemas ou nós. ... Após algumas semanas do plantio das estacas, as manivas já disponibilizam grande número de brotos.
A cultura da mandioca apresenta ampla variabilidade genética, representada pelo grande número de variedades disponíveis em todo o País. Até o momento, já foram catalogadas, no Brasil, mais de 4 mil variedades, mantidas em coleções e bancos de germoplasma de várias instituições de pesquisa.
Para a indústria de amido, as variedades devem apresentar altos teores de amido nas raízes, polpa branca, córtex e película clara, ausência de cintas nas raízes, destaque fácil da película, raízes grossas e bem conformadas.
A mandioca é dividida em dois grupos: mandioca-mansa e mandioca-brava. Embora aparentemente iguais – a diferenciação considera o tempo de colheita e o nível de ácido cianídrico (que é uma substância tóxica) presente na raiz.
No cultivo da mandioca o espaçamento depende da fertilidade do solo, do porte da variedade, do objetivo da produção (raízes ou ramas), dos tratos culturais e do tipo de colheita (manual ou mecanizada).
Como o principal produto da mandioca são as raízes, ela necessita de solos profundos e friáveis (soltos), sendo ideais os solos arenosos ou de textura média, por possibilitarem um fácil crescimento das raízes, pela boa drenagem e pela facilidade de colheita.
A mandioca é uma planta que responde à adubação orgânica; o uso de adubos orgânicos, em torno de 8,0 toneladas por hectare, é importante para aumentar a produção de raízes pelo fornecimento de nitrogênio e outros nutrientes e, principalmente, melhorar as características físicas, químicas e biológicas do solo.
Produção agrícola
Segundo a FAO, a mandioca é plantada em mais de 100 países, sendo os maiores produtores a Nigéria, a Tailândia, o Brasil, a Indonésia, Angola, Gana e a República Democrática do Congo, respectivamente.
Originária da América do Sul, a mandioca (Manihot esculenta Crantz) constitui um dos principais alimentos energéticos para mais de 700 milhões de pessoas, principalmente nos países em desenvolvimento.
A mandioca responde bem à irrigação: a irrigação total da superfície dobrou o rendimento da raiz obtido sem irrigação; a irrigação por gotejamento pode produzir aproximadamente o mesmo rendimento da irrigação superficial usando 50% menos água.
Para a plantação de mandioca, você deve escolher o modo de produzir a muda. A muda pode ser feita a partir de sementes, o que não é recomendado, e a partir de estacas. Para o plantio a partir de sementes, retire as sementes dos frutos da mandioca ou compre em alguma loja agropecuária.
Uma nova variedade de mandioca é capaz de produzir, já no primeiro ciclo, 45% a mais de raízes e 51% a mais de amido. Esse é o desempenho registrado nos experimentos da BRS 420 comparando às cultivares usadas no Centro-Sul do país, região para a qual a nova raiz foi desenvolvida.
a) Alta produção de massa verde e elevada produtividade de grãos; b) Bom equilíbrio entre colmos, folhas e espigas; c) Maior período útil de colheita (evitar cultivares hiper e superprecoces); Evitar populações de plantas muito elevadas, pois aumentam o teor de fibras, afetando a digestibilidade.
Na seleção do material deve-se observar aspectos agronômicos e fitossanitários. Entre os aspectos agronômicos está a escolha da cultivar, que deve ser feita de acordo com o objetivo da exploração, se para alimentação humana fresco, uso industrial ou forrageiro, e que melhor se adapte às condições da região.
Cultivares de mandioca para mesa em geral devem apresentar um ciclo mais curto para manter a qualidade do produto final. ... Para a alimentação animal, o ideal é que as cultivares apresentem alta produtividade de raízes e de parte aérea, com boa retenção foliar e altos teores de proteínas nas folhas.
Para ter certeza de que está levando uma mandioca fresca para casa, quebre-a ao meio para se certificar de que o miolo está bem branquinho ou amarelo, dependendo do tipo. O miolo também precisa estar úmido e sem manchas. O mesmo funciona para a casca, que deve estar uniforme e sem manchas.
Como fazer acesso remoto pelo Mstsc?
Para que serve propafenona 300MG?
Qual a maneira correta de guardar copos?
Qual o melhor horário para tomar tribulus?
Como habilitar Pro para criar atalho na tela inicial Parallel Space?
Como habilitar a aba Inserir no Excel?
Como habilitar a aba Desenvolvedor no Word 2007?
Qual carro serve para Uber Comfort?
Como guardar cartas de Pokémon?
Como usar bicarbonato para clarear a virilha?
Como habilitar atualização automática de links?
Pode usar prata e dourado ao mesmo tempo?
Como usar a panela de arroz elétrica pela primeira vez?
Como usar blazer no dia a dia?