As principais características das florestas tropicais são: a presença de árvores altas, o clima quente e a elevada precipitação. A temperatura média atinge 20 ºC e chove cerca de 1.200 milímetros anuais. Apesar de suportar uma enorme variedade de plantas, os solos das florestas tropicais são pobres.
A floresta tropical – também chamada de floresta pluvial tropical ou floresta úmida – é um tipo de domínio fitogeográfico caracterizado por receber uma grande quantidade de chuvas e apresentar elevados índices de biodiversidade e de evapotranspiração.
A Floresta Amazônica caracteriza-se por ser heterogênea, havendo um elevado quantitativo de espécies, com cerca de 2500 tipos de árvores e mais de 30 mil tipos de plantas. Além disso, ela é perene, ou seja, permanece verde durante todo o ano, não perdendo as suas folhas no outono.
As florestas temperadas apresentam clima temperado, com as quatro estações do ano bem definidas. O verão é quente e úmido, enquanto o inverno é frio e pode apresentar neve. Os índices de chuva variam de 75 a 100 centímetros ao ano.
Floresta Temperada é um bioma encontrado nas regiões entre os pólos e trópicos da Terra de clima temperado, especialmente no leste da América do Norte, Europa, leste da Ásia, sul da Austrália e Chile.
40 curiosidades que você vai gostar
Em geral, florestas temperadas não são densas e não detêm uma riqueza de biodiversidade animal ou vegetal. As principais espécies vegetais encontradas nesse tipo de floresta são: carvalho, nogueira, castanheiro, faia, vidoeiro, choupo, olmo e tília.
A floresta Amazônica corresponde a uma cobertura vegetal equatorial que ocupa cerca de 40% do território brasileiro, além de abranger porções dos territórios da Venezuela, Colômbia, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.
A Floresta Amazônica está subdividida em: Mata de Igapó, Mata de Várzea, Mata de Terra Firme e Floresta Semiúmida.
Características. As florestas equatoriais e tropicais são divididas em diversas camadas. No topo, existe uma camada densa chamada dossel, formada por ramagens extensas e folhas grossas de grandes árvores que bloqueiam em parte a passagem do sol para as camadas inferiores. No dossel vivem muitos insetos e outros animais ...
Representando dois terços das florestas naturais do Brasil e cobrindo quase 50% do território brasileiro, a Amazônia é o maior bioma do País. Com extensão aproximada de 421 milhões de hectares, sendo a principal floresta tropical do mundo, o ecossistema concentra uma vasta biodiversidade.
Também chamada de floresta pluvial tropical, a floresta tropical se localiza nas regiões tropicais do globo, onde o clima é quente (média de 27 0C) e com chuvas frequentes e abundantes, o que justifica o nome floresta pluvial tropical.
A Floresta Equatorial é um tipo de formação florestal localizado nas regiões equatoriais, na Zona intertropical, ou seja, próximas à Linha do Equador. A floresta apresenta temperaturas acima de 25°C, altas taxas de precipitação pluviométrica e elevadas taxas de umidade relativa do ar.
Entre as principais divergências estão o fato de que as tropicais se localizam em faixas litorais, enquanto as equatoriais ocorrem em locais de baixa latitude, e ainda possuem menor diversidade vegetal, além de árvores de menor porte.
Clima equatorial é aquele que ocorre na linha do equador, areas de baixa latitude como Amazônia e sudeste da Ásia. Clima tropical atua nas regiões do planalto central. É caracterizado por duas estações quentes e distintas por ano, apresentando temperatura média superior a 20 C.
A floresta abriga 2.500 espécies de árvores (um terço da madeira tropical do planeta) e 30 mil das 100 mil espécies de plantas que existem em toda a América Latina. Desta forma, o uso dos recursos florestais pode ser estratégico para o desenvolvimento da região.
Cada tipo de floresta apresenta um tipo de estrato. Nas florestas de terra firme, que ocupam 65% da área do bioma amazônico, os estratos mais comuns são: solo de floresta, sub-bosque, bosque, e árvores emergentes.
A Amazônia Legal é dividida em duas partes: a Amazônia Ocidental, composta pelos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, e a Amazônia Oriental, composta, por exclusão, pelos Estados do Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso.
Ela recebe esse nome por apresentar uma vegetação com folhas grandes e largas; e por estar próxima da região do Equador, sendo densa, perene (não perde as folhas do longo do ano em nenhuma estação) e hidrófila (adaptada à presença de água em abundância).
Os principais tipos de vegetação são: deserto, estepe, floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, savana, tundra, vegetação de montanha e vegetação mediterrânea.
A flora da floresta tropical é rica e abundante, com folhas perenes e sempre verdes. A cobertura vegetal é densa e forma um verdadeiro tapete verde. Em alguns pontos é possível encontrar até 300 espécies arbóreas em 0,1 hectare de floresta. É comum encontrar lianas e plantas epífitas.
A vegetação da tundra é marcada pela presença de espécies vegetais de pequeno porte, como musgos e líquens. Suas plantas apresentam grande resistência às baixas temperaturas típicas desse bioma. Além disso, os animais que habitam a tundra também possuem mecanismos de sobrevivência ao clima frio.
As Florestas Equatoriais se desenvolvem próximo à linha do Equador. São encontradas na América do Sul, sudeste da Ásia e na África. Nessas regiões as temperaturas são elevadas e as chuvas abundantes durante o ano inteiro, mantendo a floresta bastante úmida. ...
O clima equatorial ou clima de floresta tropical, é um tipo de clima tropical encontrado geralmente (mas nem sempre) ao longo da linha do Equador. As regiões com este clima caracterizam tipicamente florestas tropicais, e é denotado pelo grupo Af na classificação climática de Köppen-Geiger.
As florestas tropicais são aquelas localizadas dentro da zona equatorial, entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio, aproximadamente 28° ao sul e ao norte do equador. Esta localização proporciona a incidência de altas temperaturas e, também, de uma quantidade significativa de precipitações de chuvas.
Em razão das altas temperaturas e da intensa pluviosidade anual, a vegetação típica do clima equatorial é, em geral, formada por florestas de alta densidade com formas densas e exuberantes, como a Floresta Amazônica. A chamada Floresta Equatorial está presente em regiões com rica biodiversidade.
Qual a quantidade de abacate posso comer por dia?
O que são primeiros socorros quais as suas finalidades?
O que é eutrofização e quais suas consequencias?
Como mover uma camada no Photoshop?
Onde encontrar as aulas gravadas no Meet?
Qual plano de afiliado que paga melhor?
Quantas calorias se perde em uma corrida de 10km?
Quando cabem embargos de divergência?
Quanto tempo deixar o limpa forno?
O que são capitais permanentes?
Como ajudar quem tem depressão?
Pode ter piercing na área da saúde?
O que pode motivar uma pessoa?
Quais são os continentes que falam a língua portuguesa?
Qual é o nome de Jesus na Bíblia?