Classificação dos ossos
Os ossos longos são aqueles nos quais o comprimento excede a largura e a espessura, como o úmero, rádio e ulna no membro superior, e o fêmur, tíbia, fíbula no membro inferior.
Os ossos podem ser classificados em: Ossos Longos, onde a largura e a espessura são menores que o comprimento; ... Ossos irregulares, onde os formatos podem ser considerados indefinidos; Ossos planos, onde a largura, além do comprimento podem ser consideradas iguais em relação à espessura.
As articulações podem ser definidas como o local de união entre dois ou mais ossos e podem ser classificadas em fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. O sistema articular é formado pelas articulações, que podem ser definidas como a região de união entre dois ou mais ossos.
Os dois grandes ossos parietais são classificados como ossos laminares (ou planos), possuem formato retangular curvo e formam a maior parte da calota craniana, além de constituírem a maior parte da região superior do crânio.
Compartilhe! Sabemos que o sistema esquelético é formado por uma grande quantidade de ossos interligados que formam o esqueleto. Esses ossos são formados pelo tecido ósseo, um tipo de tecido conjuntivo que é formado por três tipos celulares: osteoblastos, osteoclastos e osteócitos.
O músculo esquelético é também um tipo de músculo estriado, no entanto diferentemente dos outros tipos de músculos, ele possui contração voluntária, ou seja, para que exista movimentação é preciso que a pessoa dê esse sinal para que exista a contração do músculo. Esse tipo de músculo está fixado aos ossos por meio dos tendões, ...
Divisão do esqueleto humano. Ao todo, os 206 ossos que fazem parte da estrutura óssea do corpo humano são divididos em duas partes: esqueleto axial e esqueleto apendicular. O esqueleto axial é formado por 80 ossos localizados no eixo central do corpo e divididos entre cabeça, caixa torácica e coluna vertebral.
Já os esponjosos apresentam diversos espaços. Os ossos do esqueleto também podem ser classificados de acordo com sua forma em: ossos longos, ossos curtos, ossos laminares, ossos irregulares e ossos sesamoides. Os ossos longos são aqueles que apresentam um comprimento maior que a largura.