A MP estabelece que a gorjeta deixa de ser uma receita do restaurante e passa a fazer parte da remuneração do funcionário, inclusive com o registro na carteira de trabalho e recolhimento de encargos sociais, trabalhistas e previdenciários.
A gorjeta é uma gratificação ou taxa de serviço, em dinheiro que é paga de maneira voluntária pelo cliente, que está satisfeito e agradecido pelos ótimos serviços prestados. Com a lei da gorjeta a empresa que oferece o produto ou serviço estabelece uma taxa de gorjeta que é geralmente de 10% do valor que foi consumido.
Procure pagar a gorjeta sempre em dinheiro, direto ao garçom. Já quando o serviço é o táxi, no Brasil não deixamos gorjeta pelo fato de existir a bandeirada e as bandeiras 1 e a 2. Nos Estados Unidos e no Canadá, a gorjeta faz parte da tradição e deve equivaler a um valor entre 10% e 20% do preço da corrida.
Gorjeta é um título em pecúnia que se paga de forma separada ao garçom, por conta do seu serviço prestado. ... Entende-se por espontânea, aquela gorjeta dada diretamente pelo cliente ao empregado, que lhe prestou um serviço sem necessariamente passar pelo conhecimento do empregador.
Não é obrigatório que os clientes paguem 10%, podendo optar por pagar ou não a taxa de serviço. ... Mesmo não sendo obrigatório, a gorjeta funciona como uma gratificação, ou seja, é o cliente mostrando para o garçom que gostou de seu serviço e que foi bem atendido.
A gorjeta apenas pode ser cobrada quando o serviço for de fato prestado por um funcionário do local e deve ser constar expressamente na nota como sendo opcional. A coação pelo seu pagamento obrigatório configura crime, assim como a prática de pagar garçons exclusivamente com a taxa de serviço.
A nova Lei da Gorjeta 3.419/2017 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13419.htm) define que a gorjeta é um pagamento dado de forma espontânea pelo cliente ao funcionário. E além disso, tudo aquilo que a empresa cobra como serviço ou adicional para ser destinado aos funcionários.
A lei define que a gorjeta é um pagamento dado de forma espontânea pelo cliente ao empregado e também aquilo que a empresa cobra, como serviço ou adicional, para ser destinado aos empregados. Ou seja: a lei não torna obrigatória o pagamento da gorjeta, que continua sendo opcional. Também não estabelece percentuais mínimos de cobrança.
Qual a multa por desrespeitar a Lei da Gorjeta? Sendo provado o descumprimento do que foi disposto na lei, o empregador deve pagar ao funcionário prejudicado o valor correspondente a 1/30 da média da gorjeta por dia de atraso, limitada ao piso da categoria.
Atualmente, seis milhões de pessoas estão empregados em setores cujo recebimento de gorjetas é prática comum. E o que não mudou? A nova lei não muda o caráter optativo das gorjetas nem estabelece a proporção a ser paga. O pagamento da gorjeta ou taxa de serviço continua a critério do cliente, não havendo obrigatoriedade.
O que é arquipelago geografia?
Qual é o maior shopping da Flórida?
Quais animais não tem no Brasil?
Do que se alimentam as formigas?
Qual óleo faz o cabelo crescer?
Quanto tempo demora para nascer os dentes permanentes da frente?
Quais são os estudos culturais?
Quanto mede um bebe de 19 semanas?
Quais as consequências da crise econômica de 1929?
Quanto tempo demora pra carregar o Power Bank Samsung?
O que precisa para viajar com menor de avião?
O que significa os numeros nos pneus?