O âmbito dos estudos culturais combina a economia política, a teoria da comunicação, a sociologia, a teoria social, a crítica literária, o cinema, a antropologia cultural, a geografia, a filosofia e o estudo dos fenômenos culturais nas diversas sociedades.
De uma forma geral, chamamos Estudos Culturais à disciplina que se ocupa do estudo dos diferentes aspectos da cultura, envolvendo, por exemplo, outras disciplinas como a história, a filosofia, a sociologia, a etnografia, a teoria da literatura, etc.
Os Estudos Culturais surgiram em meados da década de 1950, com o interesse de analisar especificamente o processo social, questões sobre realidade, a evolução da cultura, etc. ... São muitos os trabalhos que se dedicam a estudar os meios de comunicação de massa de acordo com a teoria dos estudos culturais atualmente.
Diferentemente da crítica tradicional, entretanto, os Estudos Culturais não se concentram na análise estética a não ser para examinar suas conexões com relações de poder. Concebem a cultura como campo de luta em torno da significação social.
Nesse sentido, o conjunto formado por hábitos, religião, linguagem, artes e toda a gama de produção cultural de uma sociedade é objeto de estudo da antropologia cultural. Essa disciplina da antropologia também pode ser chamada de antropologia social.
17 curiosidades que você vai gostar
Cultura é um conceito amplo que representa o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. ... "A cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade".
Os Estudos Culturais são caracterizados especificamente por sua natureza interdisciplinar e por sua transitoriedade, aliás, uma qualidade já implícita no próprio nome desta disciplina – estudos -, que remete a algo em constante transformação.
É uma perspectiva que enfatiza a “atividade humana”, a produção ativa da cultura, ao invés de seu consumo passivo” (Storey, 1997:46, grifo meu). Na verdade, é uma concepção particular de cultura que gera a singularidade do projeto dos Estudos Culturais e seu enfoque sobre a dimensão cultural contemporânea.
A contribuição dos Estudos Culturais para o campo da comunicação refere-se, essencialmente, à ênfase especial à cultura midiática e à inclusão das produções de massa no contexto da cultura.
Quais são as fases do ciclo econômico?
Quais os requisitos subjetivos da consignação em pagamento?
Qual o nome da filha de Hermione e Rony?
Qual a diferença do Vonau para Vonau Flash?
O que o mês de novembro representa?
Quanto tempo leva para o cabelo masculino crescer até os ombros?
Como escrever a função horária da velocidade?
Como resposta à crise do fordismo?
Como ficar com a barriga chapada?
O que significa a palavra Hyundai?
Qual a importância da genética para o ser humano?
Para que serve o bônus da Vivo?
Qual a ordem das categorias taxonômicas?
Qual a menor temperatura registrada em Canoas?
Como tirar o amarelo do sapato branco?