Nele também ficam a maioria dos núcleos dos nervos cranianos e, através dos tratos neurais, ele facilita a comunicação entre cérebro, medula espinhal e cerebelo. O tronco encefálico é formado por três partes: bulbo, ponte (protuberância) e mesencéfalo.
O tronco encefálico é a parte mais caudal do encéfalo. É composto pelo mesencéfalo, pela ponte e pelo bulbo.
O tronco cerebral ou tronco encefálico está situado entre a medula espinhal e o cérebro. É a área do SNC responsável pelo controle da pressão arterial, deglutição, respiração e batimentos cardíacos. O tronco cerebral possui três porções: o bulbo raquidiano, a ponte (protuberância) e o mesencéfalo.
Tronco. O tronco é formado pelo pescoço, a nuca, o tórax, o dorso, a região glútea, o abdômen e o quadril. A maior parte dos órgãos que compõem o corpo humano situa-se no tronco, entre eles a laringe, a glândula tireoide, o coração, pulmões, fígado, pâncreas, estômago, intestino grosso e intestino delgado.
As principais partes do encéfalo: O encéfalo adulto consiste em quatro partes: tronco encefálico, cerebelo, diencéfalo e cérebro. O tronco encefálico é continuo com a medula espinhal e consiste no bulbo, na ponte e no mesencéfalo.
21 curiosidades que você vai gostar
Cerebelo: Localizado entre a parte posterior do cérebro e a ponte, é responsável por coordenar movimentos, garantir a postura corporal e desenvolver habilidades motoras. Ponte: Formado por fibras nervosas que conectam várias partes do encéfalo, apresenta como principal função a transferência de informações.
→ Cérebro: é a maior e mais desenvolvida porção do encéfalo e está relacionado com atividades importantes do corpo, tais como a interpretação dos sentidos, memória, raciocínio, controle dos músculos esqueléticos, pensamento e fala.
O esqueleto do tronco se compõe de três partes: coluna vertebral, costelas e esterno. A coluna vertebral é formada por vários ossos conhecidos como vértebras. Cada vértebra possui uma cavidade.
Cavidades do tronco: 2.1 – Torácica. 2.2 – Abdominal. 2.3 – Pélvica. 5 II - CAVIDADE TORÁCICA: 1.
Está subdividido na caixa torácica (ou, ainda, tórax) e no abdómen. Estas duas partes (que internamente são a cavidade torácica e a cavidade abdominal) estão separadas por um músculo em forma de abóbada - o diafragma. O tórax é a parte superior (ou anterior) do tronco, indo da base do pescoço até ao diafragma.
O cerebelo é uma região do cérebro que tem como função controlar os movimentos voluntários do corpo, a postura, a aprendizagem motora, o equilíbrio e o tônus muscular.
O tronco encefálico é formado por três partes: bulbo, ponte (protuberância) e mesencéfalo.
O encéfalo é formado pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico.
Dispersas na substância branca do tronco encefálico encontram-se massas de substância cinzenta denominadas núcleos, que exercem efeitos intensos sobre funções como a pressão sanguínea e a respiração.
O tórax tem duas aberturas principais: a abertura torácica superior, encontrada superiormente, e a abertura torácica inferior, localizada inferiormente. A inferior é quase completamente coberta pelo diafragma, que separa o tórax da cavidade abdominal.
A primeira é composta pelas cavidades mediastinais superior, anterior, média e posterior, bem como pelas duas cavidades pleurais. A última é subdividida nas cavidades abdominal e pélvica. As cavidades torácica e abdominal são separadas pelo diafragma.
Significado de Cavidade
substantivo feminino Parte cavada ou vazia de um corpo sólido; concavidade, depressão; buraco. Porção oca do corpo humano ou de um dos seus órgãos: cavidade bucal.
O ombro é a região onde o membro superior se prende ao tronco. Os ossos desta região são: a clavícula.
O encéfalo é dividido em várias partes, sendo o cérebro uma delas. O cérebro, que é considerado o núcleo de inteligência e aprendizagem do nosso corpo, é a maior parte do encéfalo, compondo cerca de 80% da massa total dessa parte do SNC.
A medula espinhal é constituída por uma substância branca (formada principalmente por feixes de fibras dos axônios) e uma substância cinzenta (formada principalmente por corpos celulares de neurônios), além de um canal central por onde circula o líquido cefalorraquidiano.
O hipotálamo é uma região do diencéfalo localizada abaixo do tálamo e acima da hipófise. Essa estrutura constitui um centro de controle do organismo e sua principal função é manter a homeostase, ou seja, manter o organismo funcionando em equilíbrio.
Suas principais funções são: execução dos movimentos voluntários; garantir equilíbrio e coordenação motora do corpo; controlar o tônus muscular e postura, entre outras.
Todo o organismo é coordenado pelo nosso encéfalo (que é formado pelo cérebro, o cerebelo e o bulbo raquidiano, como veremos adiante). O encéfalo se localiza no interior de nosso crânio, uma caixa óssea que o abriga e protege.
O encéfalo está localizado no interior da caixa craniana, sendo chamado erroneamente de cérebro. O encéfalo tem sua origem ainda na fase embrionária, sendo formado a partir do tubo nervoso. É possível perceber, na região anterior do tubo, três regiões distintas chamadas de: prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo.
O sistema nervoso pode ser dividido em central e periférico. O sistema nervoso central é formado por encéfalo e medula, enquanto o periférico é formado por nervos e gânglios.
Como tirar o aviso de segurança da Internet no Outlook?
Como tirar plástico derretido de vidro?
Como tirar um endereço da Barra?
Como excluir a conta do iCloud?
Como desativar blocos fixados do menu Iniciar?
Como trocar botijão de gás cheio?
Como instalar preset Camera Raw Photoshop?
Como lidar com a ingratidão de uma amiga?
Como tirar cabeçalho e rodapé da impressão?
Como tirar atestado de bons antecedentes de Minas Gerais?
Como tirar mofo de roupa colorida com água sanitária e açúcar?
Como tirar mancha de tinta no lençol?
Qual o poder do instinto superior?
Como ver a corrente na placa do motor?
Como tratar Pseudogestação canina?