A despedida do cliente é algo difícil de processar e por vezes é complicada de gerir. O terapeuta pode sentir alguma angústia, ficar a pensar no que pode acontecer. Afinal, estabeleceu-se uma relação terapêutica que em alguns casos chega a durar anos.
Os motivos, no caso do psicólogo e paciente, são vários, mas o especialista cita alguns: se a relação não for construída com afeto e verdade do terapeuta; se o terapeuta erra em sua visão sobre o caso ou se perde o timing de certas intervenções; se o paciente sente que parou de evoluir com aquele profissional.
Se você deseja encerrar a terapia, é apropriado avisar seu Psicólogo. Trazer o assunto pessoalmente funciona melhor porque os Psicólogos gostam de processar por que você acha que é um bom momento para parar. Mas se você quiser enviar um e-mail para eles em vez de falar pessoalmente, isso também funcionará.
Quando a terapia não está funcionando
Se o seu Psicólogo parece entediado, desinteressado ou não está desafiando você o suficiente, converse com ele sobre isso. Se nada mudar, encerre a terapia e procure outro; Terapia não serve par você: a terapia não serve para todos.
Os motivos para um vínculo terapêutico fraco podem ser diversos, desde a falta de identificação com a técnica do terapeuta, até o desconforto com questões mais simples como, linguagem do profissional, forma de tratamento e até mesmo vestimenta.
22 curiosidades que você vai gostar
Sim. Terapia é um processo de mudança que, se conduzido de maneira inadequada, pode causar sérios danos. Exemplos extremos de consequências desastrosas que a terapia mal conduzida pode produzir são a piora dos transtornos psiquiátricos existentes e o aparecimento ou exacerbação da ideação suicida.
Planeje o melhor final possível. Novamente, diferentes Psicólogos terão tradições diferentes sobre como finalizar a terapia. Alguns podem lhe oferecer a oportunidade de eliminar as sessões no final, por exemplo, reduzindo a intensidade das sessões de semanais para quinzenais.
Idealmente, a psicoterapia deve ser encerrada por um acordo mútuo entre terapeuta e paciente. Em caso de não existir esse acordo, a opinião do paciente deve ser preponderante, por duas razões principais: Ele não deve ceder ao terapeuta (como a qualquer outra pessoa) o direito de tomar decisões sobre si mesmo.
Se você não está se sentindo “ligado” ao seu terapeuta depois de cinco ou seis sessões, considere procurar outra pessoa: é muito mais fácil iniciar o processo de tratamento no início do que depois de meses de terapia.
Qual é o melhor concurso público para se fazer?
Quais os sintomas de gastrite atacada?
Como ser fluente em inglês rápido?
O que significa você sonhar com as pessoas?
Quais foram as duas principais atividades econômicas que Portugal e Espanha incentivaram na América?
Como baixar o FIFA 21 de graça no PC?
Qual o prazo para contestação por parte da Fazenda Pública?
O que acontece quando não comemos arroz?
O que significa uma pessoa solitária?
Quem trabalha 2 meses tem direito a aviso prévio?
Quais são as brincadeiras de rua?
O que significa pressão arterial 13x9?
Onde é aplicada a segunda lei de Newton em nosso cotidiano?
O que é o setor econômico de uma empresa?
O que é preconceito e quais os tipos?
Quantas horas de legislação posso fazer por dia?