O movimento representou um desafio à monarquia e à teoria do direito divino. Esta dizia que o poder do rei era transmitido por Deus e assim ele tinha a legitimidade para governar seus súditos. De fato, a Revolução Puritana era uma insurreição religiosa, política, social e econômica.
A Revolução Inglesa do século XVII representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, identificado com o absolutismo. O poder monárquico, severamente limitado, cedeu a maior parte de suas prerrogativas ao Parlamento e instaurou-se o regime parlamentarista que permanece até hoje.
A Revolução Gloriosa possui duas características marcantes: a forma pacífica como se desenvolveu e o marco do fim do absolutismo. Em decorrência do fim do absolutismo e a ascensão do poder da burguesia, algumas décadas depois tem início o processo de Revolução Industrial Inglesa.
A Revolução Puritana foi consequência do choque de interesses entre o rei inglês, interessado em manter a Inglaterra como uma monarquia absolutista, e o Parlamento, interessado em transformar o país em uma monarquia constitucional de caráter liberal para atender aos seus interesses e ao da burguesia em ascensão.
As revoluções Puritana, de 1640, e a Gloriosa, de 1688, podem ser consideradas como partes de um mesmo processo de conflito entre o absolutismo e o liberalismo, entre o poder do rei e o do Parlamento, tendo como resultado o estabelecimento da monarquia parlamentar.
25 curiosidades que você vai gostar
A Revolução Puritana foi um conflito ocorrido na Inglaterra na década de 1640 entre a monarquia e o parlamento. Carlos I, rei do país, não aceitava a intervenção política dos parlamentares e, de forma autoritária, governava movido por seus interesses.
A Revolução Gloriosa ocorreu em 1688 e foi uma das etapas da Revolução Inglesa, além de ter sido responsável pela queda do absolutismo na Inglaterra. ... A monarquia absolutista inglesa transformou-se em uma monarquia constitucional, que consolidou o domínio da burguesia na Inglaterra.
Podemos mencionar 4 como sendo as causas principais da revolução:O pensamento iluminista;A influência da Revolução Americana na economia e no imaginário da França;A desigualdade entre diferentes grupos sociais;Uma grande crise econômica que gerou fome e mortes.
Entre as principais causas da Revolução Gloriosa, estão: Parlamentares inglesas questionando e se opondo aos direitos que integrantes da coroa usufruíam. Enfraquecimento de ações políticas empreendidas por Jaime II para restaurar o absolutismo. Oposição dos protestantes que defendiam o parlamentarismo, chamados Whigs.
Por onde começar a organizar meu casamento?
Quanto paga de comissão para um vendedor?
O que é movimento retilineo uniforme?
Como deixar a piscina mais rasa?
Quanto tempo bebe mexe na barriga?
Como inserir símbolo de diferente no Word?
Quais as características do gênero carta?
Por que impressora fica offline?
O que tomar para proteger o estômago de antibióticos?
O que fazer quando os batimentos cardíacos estão baixos?
Como fica o aluguel na pandemia 2021?
O que é qualidade de um produto?
Qual a responsabilidade trabalhista do dono da obra em empreitada?