O surgimento da História Social Inglesa está relacionado a três crises. A crise sociocultural do pós-guerra, a crise político-ideológica do Partido Comunista Britânico após a divulgação dos documentos, em 1956, do período stalinista e a crise epistemológica das ciências humanas e sociais a partir da década de 1960.
Entre as modificações apresentadas pela Escola dos Annales, estava a argumentação de que o tempo histórico apresenta ritmos diferentes para os acontecimentos, os quais podem ser de simples acontecimento, conjuntural ou estrutural.
História social é um campo da disciplina História que tem como objeto a sociedade como um todo. Surgiu como uma reação à história política e militar, que destacava figuras individuais como reis e heróis.
A escola dos Annales renovou e ampliou o quadro das pesquisas históricas ao abrir o campo da História para o estudo de atividades humanas até então pouco investigadas, rompendo com a compartimentação das Ciências Sociais (História, Sociologia, Psicologia, Economia, Geografia humana e assim por diante) e privilegiando ...
Os tipos de fontes são: documentos textuais, vestígios arqueológicos, representações pictóricas e registros orais. Alguns exemplos de fontes: texto escrito, vídeos, fotos, áudios, resquícios de objetos históricos, quadros.
27 curiosidades que você vai gostar
Daí podemos perceber atitudes bastante diferenciadas entre os historiadores diante da história cultural: há os que definem o cultural como tudo aquilo não classificado como econômico, político, social; mas há também quem veja o cultural como uma dimensão transdisciplinar, inerente ao próprio real, própria de todo o ...
A história é feita de evidências. Ela é relatada, escrita. ... Ver e dizer, escrever o que se passou e apresentá-la tal como foi vista, à semelhança de um espelho: e é aí que se encontram alguns dos problemas que vêm constituindo a rotina do historiador até os dias atuais.
Influenciados pelas ideias durkheimiana os Annales dão importancia a interdisciplinaridades, deveria haver uma unidade entre a História e as ciências sociais, de forma que as formas de pensar em História, estejam abertas as problemáticas e a metodologias existentes em outras ciências sociais.
Essa corrente entendia que ao historiador bastava expor as fontes escritas, sem necessidade de interrogar os documentos, de interpretá-los nas entrelinhas e de confrontá-los com outras fontes, como vestígios materiais arqueológicos etc.
Qual é o significado do nome de Oseias?
Por que o porcelanato e mais caro?
Quais são os níveis do canal de distribuição?
Qual a entidade responsável pelo vôlei no Brasil?
Qual o CFOP de devolução para 5101?
O que significa o nome Daniel na Bíblia?
Qual a responsabilidade penal ambiental?
Pode molhar rodape santa luzia?
O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma?
Empresas que demitiram durante a pandemia?
Palavras para substituir desentender?