A Inglaterra é um dos principais exemplos de nações que dirigem do lado esquerdo, mas esse time também inclui países como África do Sul, Austrália, Índia, Indonésia, Irlanda, Jamaica, Japão, Nova Zelândia e muitos outros, como até mesmo a região de Hong Kong.
"Os exércitos romanos, por exemplo, marchavam pela estrada do lado esquerdo e essa é a convenção que permaneceu", acrescenta. Com o desenvolvimento urbano, os cavalos e as carruagens continuaram a trafegar do lado esquerdo.
O Brasil, assim como quase todos os outro países da América do Sul, segue o padrão mundial de direção. Para facilitar a dirigibilidade e visibilidade do condutor, os carros possuem o volante ao lado esquerdo e, portanto, conduzem pelo lado direito.
Entre os principais destinos turísticos que usam a mão inglesa como regra no trânsito estão: Reino Unido, Irlanda, Tailândia, Indonésia, Nepal, Singapura, Hong Kong, Japão, Nova Zelândia, Austrália, Índia, África do Sul, Namíbia, Bahamas, Barbados e Jamaica.
Ásia: Brunei, Butão, Singapura, Índia, Indonésia, Japão, Malásia, Maldivas, Nepal, Paquistão, Tailândia e Timor-Leste. Europa: Chipre, Irlanda, Malta e Reino Unido. Oceania: Austrália, Ilhas Salomão, Nova Zelândia e Papua-Nova Guiné.
17 curiosidades que você vai gostar
De acordo com um estudo da Universidade de Frankfurt, na Alemanha, cerca de 25% de todas as estradas no mundo foram projetadas para carros que tem o volante à direita e trafegam ao lado esquerdo da via.
Segundo histórias de séculos atrás, a mão inglesa surgiu porque os cavaleiros da Inglaterra medieval empunhavam suas espadas com a mão direita e se mantinham à esquerda para golpear os rivais. Por conta disso, os condutores de carroça teriam sido influenciados e começaram a usar esse método para trafegar.
Na Inglaterra medieval, os cavaleiros empunhavam as espadas com a mão direita e se mantinham à esquerda para atacar possíveis oponentes com mais facilidade. Por influência deles, condutores de carroças adotaram a mão esquerda.
A razão está relacionada com... luta de espadas!
Sua origem remonta à era medieval, quando a circulação a cavalo se dava pela esquerda para deixar a mão direita – a mesma que a maioria das pessoas usava para manusear a espada – livre em caso de luta.
Três motivos explicam por que nunca é no centro. Há uma série de motivos. Um é aproveitamento de espaço: com o volante no centro, não haveria espaço para o passageiro. Outro é visibilidade – algo que data da época em que os carros eram puxados por cavalos, em vez de motores.
O formato angular facilita a visualização da posição da direção e isso é importante quando o carro desliga o piloto automático e a pessoa assume o volante novamente.
Os Estados Unidos têm condução pela direita, com motoristas dirigindo pelo lado esquerdo dos automóveis.
Origens da mão inglesa e da mão francesa
Como já foi destacado, a mão inglesa é uma invenção atribuída aos cavaleiros medievais na Inglaterra. Mas, então, por que a tendência não se espalhou pelo mundo? O responsável por inverter a mão foi ninguém menos que Napoleão Bonaparte, no século 18.
Cuidados para escolher um carro na mão inglesaPrefira câmbio automático, principalmente na primeira experiência. ... Fazer um bom seguro, para evitar transtornos. ... Use GPS. ... Mantenha-se à esquerda da via. ... Cruzamentos. ... Entrar do lado errado da pista, ou seja, na contramão. ... Rotatórias. ... Noção de espaço do carro.
Acredita-se que desde o Período Edo (1603-1869) o Japão já circulava pela esquerda. Os samurais, assim como os cavaleiros ingleses, penduravam suas espadas do lado esquerdo da cintura e caminhavam pela esquerda nas vias. ... Logo os bondes elétricos e cavalos do Japão adotaram a mão inglesa.
Na Austrália também é regra dirigir na mão esquerda, por isso, vá preparado e disposto a treinar um pouco antes de pegar a estrada. Para quem não está acostumado com o volante do lado direito do carro, fazer curvas e trocar as marchas pode ser um pouco esquisito. Por isso treine em um lugar calmo e com poucas pessoas.
Em alguns países, como o Reino Unido, a Austrália e a Nova Zelândia, os motoristas também dirigem no lado esquerdo da pista, assim como no Japão. Mas, neste país há uma razão simples para isso. Este costume remonta ao período Edo, muito antes dos primeiros automóveis no Japão.
Uma resolução publicada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) em maio de 2015 veta o registro de licenciamento de veículos com o volante de direção no lado direito. ... Quem descumpre a resolução está sujeito a multa grave, com pagamento de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e retenção do veículo.
Uma resolução publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (20) proíbe o registro de licenciamento de veículos automotores com o volante de direção no lado direito. ... No Brasil, os veículos saem de fábrica e são vendidos com volantes do lado esquerdo.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 252, inciso V: é proibido dirigir apenas com uma mão, exceto quando o(a) motorista fizer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo ou acionar equipamentos e acessórios.
Talvez você não tenha reparado, mas, atualmente, a maioria dos carros tem volante de três raios. Outro ponto curioso é que, em muitos veículos, esse componente não é mais perfeitamente circular: modelos com a base achatada também se tornaram comuns.
A razão de Napoleão dar essa ordem, foi porque ele era canhoto! E ordenando que todos os exércitos andassem do lado direito das estradas, ele poderia manter sua espada em sua mão esquerda, em qualquer batalha contra oponentes que cruzassem o seu caminho.
O volante do motor é uma peça do sistema de embreagem, conectado ao eixo de manivelas, que tem a função de amortecer os movimento bruscos dos pistões e de garantir uma rotação suave ao virabrequim- que tende a vibrar e esticar conforme acontecem as explosões da combustão.
O que fazer quando se é desprezado por quem se ama?
Como parar áudio no PowerPoint?
Como pagar multa do Der-SP pela internet?
Como puxar fatura do cartão PagSeguro?
Como não se importar com o passado do namorado?
Como interromper o registro no CFT?
O que fazer quando o irmão mais velho sente ciúmes do bebê?
Como acabar com o cio dos gatos?
Como saber se tenho transtorno alimentar seletivo?
O que significa veias escuras?
O que fazer quando a vaca está com mastite?
O que é uma doença bacteriana?
Quais os cuidados imediatos e mediatos ao Recém-nascido?
Como tratar água com excesso de calcário?
Como acabar com um medo irracional?