Os principais elementos artísticos da arquitetura gótica são os florões, as gárgulas, as rosáceas e os vitrais. Estes últimos são pedaços de vidros coloridos, unidos, formando desenhos. Eles foram usados como ornamentos das fachadas para os interiores das catedrais da arquitetura gótica.
As principais características da arquitetura gótica são:
Verdadeiro trabalho de futuristas da época, o Estilo Gótico surge pela primeira vez em 1127, na arquitetura da basílica de Saint-Denis, construída na região de Ile-de-France, hoje Paris. Saint- Denis é considerada como o edifício “fundador” do gótico.
O período de surgimento do Gótico coincide com a extinção final do paganismo na Europa e o domínio do cristianismo como o único poder espiritual, supremo e inquestionável.
A diferença entre a arquitetura gótica e românica é que a construção românica possui arcos redondos e torres rombas. Por outro lado, a construção de estilo gótico tem torres pontiagudas. A arquitetura gótica define os estilos arquitetônicos que duraram de meados do século doze ao século dezesseis na Europa.
Considerada uma arquitetura “de paredes transparentes, luminosas e coloridas”, a arquitetura gótica considera o vitral um importante elemento, pois cria uma atmosfera mística que deveria sugerir, na visão do povo medieval, as visões do Paraíso, a sensação de purificação.
Catedrais Góticas pelo mundo
Arte gótica ou estilo gótico é o estilo artístico que surgiu na Europa durante o final da Idade Média, com a presença de esculturas, vitrais e pinturas, além das grandes construções civis como as igrejas. ... Esse estilo nasceu na Europa Ocidental, no século XII (final da Idade Média) e durou até a chegada do Renascimento.
A arquitetura gótica surgiu como uma evolução da arquitetura românica, uma vez que buscou dar às construções mais beleza estética e leveza. Para tanto, rompeu com padrões os clássicos das obras e elevou o sagrado e o sacro. No início, esse estilo foi chamado como “obra francesa” por ter surgido nessas terras.
O estilo gótico foi uma fase da história da arte, que possuía características muito próprias com valores estéticos e filosóficos e que surgiu como resposta ao estilo românico. ... A arte gótica é marcada pela notável arquitetura de catedrais, arcos e abóbadas ogivais, formas esguias e grades vitrais.
Além da arquitetura gótica, esse estilo também foi desenvolvido na escultura e da pintura. Por toda a Europa é possível encontrar diversas construções em estilo gótico. Atualmente, elas foram eleitas Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Arcobotante: estrutura em forma de meio arco, as quais eram utilizadas para conferir maior sustentação às altas construções góticas. Florão: em forma de flor, esses elementos decorativos feitos em pedra eram colocados em locais altos do exterior das construções. Vitrais: pedaços de vidros coloridos e com temas religiosos marcam o estilo gótico.
Note que as construções góticas são muito altas e pontiagudas. Essa ideia de verticalidade está associada à proximidade com os céus, no caso, Deus e as divindades. Antes de mais nada, devemos salientar que durante a Idade Média não foram erigidas no Brasil construções de estilo gótico.
Por sinal, há muitos elementos dessas que foram incorporados, com modificações, na arquitetura gótica. Eis um exemplo de um elemento incorporado da arquitetura românica, mas que foi refinado pelos construtores góticos. Os arcos ogivais dessas novas construções eram mais leves e mais fortes, e por isso permitiam paredes mais altas.
Como saber se uma memória é original?
Como tirar mancha de tinta de cabelo da pele com bicarbonato?
O que é princípio de pneumonia?
Como tirar o visto para viajar?
Como saber se minha ovulação e tardia?
Quais as formas de extinção do usufruto?
Como eu faço para saber se a palavra começa com s ou com ç?
O que fazer para tirar umidade da TV?
O que fazer quando uma pessoa desconfia de você?
Como substituir as quebras de página automáticas do Excel?
Quanto tempo leva para se curar da pancreatite?
Como saber se a pessoa está com a pressão alta?
Quais são as formas de transmissão da sífilis?
Tem que pagar para entrar no Central Park?
Como saber se precisa trocar a palheta?