As organizações não são entidades abstratas que têm existência própria e independente da sociedade em que se situam. ... A organização é uma construção histórica. A origem das formas de organizar, das estruturas administrativas e da direção capitalista está estreitamente relacionada à evolução dos sistemas de cooperação.
O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu no final do séculos XVIII e se estendeu o longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX. Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, chamou-se REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
O fracionamento do ofício do artesão, acrescente divisão do trabalho e sua perda de conteúdo são aspectos fundamentais para o estudo das burocracias modernas ou, como costuma-se chamar em teoria das organizações, organizações complexas.
Em Administração de Empresas, entende-se por organização uma entidade social formada por duas ou mais pessoas que trabalham de forma coordenada em determinado ambiente externo visando um objetivo coletivo. Envolve a divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades.
A função Organização nada mais é que determinar que recursos e que atividades serão necessárias para serem atingidos os objetivos da Empresa. ... A organização, portanto, busca a integração dos recursos financeiros, físicos e humanos em um esquema produtivo global.
No livro “A organização do trabalho no século 20: taylorismo, fordismo e toyotismo”, não é diferente. O autor analisa os processos de produção do século XX para explicitar como a reestruturação produtiva afetou diretamente as condições de trabalho da classe operária.
A organização dos trabalhadores no local de trabalho é fruto de conquistas históricas da classe trabalhadora, bem como da evolução do conceito de liberdade sindical. ... O presente artigo objetiva analisar a disciplina jurídica da organização dos trabalhadores no local de trabalho (OLT), no Brasil e na Itália.
De acordo Bilhim (2006) "a organização é uma entidade social, conscientemente coordenada, gozando de fronteiras delimitadas que funcionam numa base relativamente contínua, tendo em vista a realização de objectivos comuns". Sobrevivência e crescimento (metas e objectivos) é o que a maioria ambiciona.
Organizar compreende atribuir responsabilidades às pessoas e atividades aos órgãos (unidades administrativas). A forma de organizar estes órgãos chama-se de departamentalização, ou "COM - MANDOS(segundo Fayol)". Do grego "organon", organização significa instrumento, utensílio.
Podemos falar de organização escolar, organização empresarial, organização pessoal, organização de eventos, organização doméstica, etc. Em todas essas aplicações, o sentido de organização se baseia na forma com as pessoas se inter-relacionam entre si e na disposição e distribuição dos diversos elementos envolvidos, com vista a uma mesma finalidade.
Esta é a forma mais comum de organização e tem como elemento básico a distribuição das responsabilidades pelas atividades de marketing da empresa a profissionais que são especialistas em determinadas funções de marketing e que na maioria dos casos se reportam a um vice-presidente de marketing, diretor de marketing ou gerente geral de marketing.