Tratamento do transtorno dismórfico corporal O tratamento com determinados antidepressivos – especificamente os inibidores seletivos de recaptação da serotonina ou a clomipramina (um antidepressivo tricíclico) – frequentemente é eficaz para pessoas com transtorno dismórfico corporal.
É preciso buscar ajuda, o acompanhamento médico é necessário e indispensável para conseguir levar uma vida normal. O tratamento normalmente é feito com uma combinação de antidepressivos e terapia cognitivo-comportamental (TCC).
Quais as causas do transtorno dismórfico corporal? A origem do transtorno dismórfico corporal é basicamente genética e neuroquímica, porém, o fator ambiente também pode influenciar, principalmente na infância e adolescência.
O tratamento normalmente consiste em uma combinação de antidepressivos e terapia cognitiva-comportamental. No entanto, conseguir diagnosticar o transtorno e tratá-lo é um processo lento. Durante esse tempo, quem sofre de TDC pode tentar "curar" essas imperfeições que encontra por meio da cirurgia plástica.
O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) é um transtorno mental que se caracteriza por afetar a percepção que o paciente tem da própria imagem corporal, levando-o a ter preocupações irracionais sobre defeitos em alguma parte de seu corpo (por exemplo: nariz torto, olhos desalinhados, imperfeições na pele etc).
A vigorexia, também conhecida por Síndrome de Adônis ou Transtorno Dismórfico Muscular, é uma doença psicológica caracterizada pela insatisfação constante com o corpo, em que a pessoa se enxerga muito magra e fraca quando na verdade é forte e possui músculos bem desenvolvidos, por exemplo.
A distorção da imagem corporal é definida como a incapacidade do sujeito para reconhecer adequadamente e de forma realista o tamanho e a forma do seu corpo.
O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) é um transtorno mental que se caracteriza por afetar a percepção que o paciente tem da própria imagem corporal, levando-o a ter preocupações irracionais sobre defeitos em alguma parte de seu corpo (por exemplo: nariz torto, olhos desalinhados, imperfeições na pele etc).
Sintomas do transtorno dismórfico corporal
O diagnóstico de TDC é feito pelo médico com base em avaliação com teste padronizado de desenvolvimento motor e observação da dificuldade para fazer as atividades diárias, escolares e brincadeiras. O relato dos pais e professores é muito importante nesse momento.
Não se sabe ao certo as causas do TDC, mas é alguma coisa relacionada ao funcionamento do cérebro, sendo bastante comum em crianças que nascem prematuramente.
As consequências do TDC ao longo da vida incluem, não apenas pior função motora em relação às crianças de desenvolvimento típico, mas também esses indivíduos experimentam mais sintomas de depressão e ansiedade, baixa auto-eficácia e mais problemas sociais do que seus pares.
Brincadeiras que requerem boa coordenação olho-mão, equilíbrio e planejamento motor, como arremessar, agarrar e chutar bolas, também constituem desafio para crianças com TDC.
Como funciona o Ava da Unopar?
Como é calculado o Lucro Presumido?
O que estudar para a prova do MEXT?
Como funciona o Programa jovem aprendiz para as empresas?
Como funciona o Programa Academia de Saúde?
Como se lê fração e número decimal?