Portanto, na fertirrigação deve-se utilizar produtos de melhor qualidade. De modo geral são utilizados como fonte nitrogenada: uréia, nitrato de amônio, sulfato de amônio, nitrato de cálcio e potássio.
A fertirrigação consiste, de modo geral, na fertilização combinada com a irrigação, isto é, os adubos minerais são injetados na água de irrigação para formar “água de irrigação enriquecida”.
A fertirrigação também é uma importante ferramenta de conservação do solo e da água, pois reduz o tráfego de máquinas e atividades de pessoas na área, evitando, por consequência, a compactação do solo e favorecendo as condições físicas do solo.
Para minimizar problemas de corrosão e desenvolvimento de microrganismos no sistema, a fertirrigação deve ser finalizada antes do término da irrigação para permitir que todo fertilizante seja eliminado do sistema de irrigação.
Como fazer o cálculo na fertirrigação com estas matérias-primas?
Uma técnica prática, que cada vez ganha mais espaço, é a fertirrigação. Um método de adubação que utiliza a água da irrigação para levar nutrientes ao solo. ... Um método de adubação que utiliza a água da irrigação para levar nutrientes ao solo.
Com um manejo adequado, a fertirrigação também é bastante positiva ao planeta, já que economiza uma quantidade considerável de recursos naturais. Entre os pontos positivos estão a maior eficiência no uso de água e nutrientes pelas culturas. A redução do risco climático, devido à menor dependência de chuvas.
Resumo: A fertirrigação, técnica de aplicar fertilizantes via água de irrigação, difere significativamente da aplicação via solo, em especial por acelerar o ciclo dos nutrientes utilizados. ... Isso pode ser feito por meio de acompanhamento da condutividade elétrica da solução ou do extrato de saturação do solo.
Os fertilizantes ricos em nitrogênio, potássio e micronutrientes são, na sua maioria, solúveis em água e não apresentam problemas de uso. Os fertilizantes fosfatados, por serem, na sua maioria, insolúveis em água são mais problemáticos para serem utilizados via fertirrigação.
Para evitar a corrosão, é aconselhável fazer a lavagem do sistema após cada fertirrigação.
Como você viu, existem algumas desvantagens dentro dessa prática, mas as vantagens são bastante expressivas. Os fertilizantes utilizados na técnica da fertirrigação devem ser bem estudados quanto à: Na fertirrigação, é recomendada a utilização de fontes solúveis em água e que tenham resíduos insolúveis inferiores a 0,5%.
A fertirrigação utiliza o mesmo sistema, mas a grande diferença é que, além da água, também transporta os fertilizantes. Desse modo, a fertirrigação é um método de adubar a lavoura por meio da irrigação.
O manejo de irrigação consiste, basicamente, na adoção de critérios pré-estabelecidos, para a definição do momento e da quantidade de água que deve ser aplicada. Deve-se fazer o uso combinado das informações referentes ao solo, planta, clima e sistemas de irrigação.
Além disso, destaco mais algumas “desvantagens” desse sistema e que requerem atenção, tais como: conhecimento técnico (pessoal treinado) para manejo, escolha dos adubos e dosagens; pode provocar acidificação, lavagem de nutrientes e/ou salinização do solo, se mal planejado; pode causar corrosão do sistema de irrigação.
Como aplicar inoculante para silagem?
Qual a melhor fruta para eliminar gases?
Como foram feitas as medalhas de Tóquio?
Quais os principais autores da segunda geração do Romantismo?
Como consagrar o banho de ervas?
Qual o procedimento para vender um veículo particular?
Tem como transferir pontos da Latam para azul?
Qual o efeito colateral do Diabo Verde?
Como perder dois quilos rapidamente?
Quem pode registrar o subsolo?
Qual o melhor cão de guarda para sítio?
O que é uma venda condicionada?
Qual a idade máxima para pagar meia no cinema?