Mulheres que têm sangue do tipo O, A, AB ou B negativos precisam ficar atentas na hora de serem mães, alertam especialistas.
A primeira coisa a se descobrir é o fator Rh do sangue do marido. Se ele tiver Rh contrário, ou seja, for Rh positivo, o bebê tem 50 % de chance de ser como o pai. E aí que mora o perigo. Uma doença com nome difícil pode entrar em cena: a Eritroblastose Fetal.
Não. Quando o casal tem o mesmo tipo sanguíneo não existe nenhum risco para o bebê, em relação a este fator.
Portanto, o indivíduo que tem sangue B não pode receber transfusão sanguínea de uma pessoa que tem sangue A e vice-versa. O tipo sanguíneo O só recebe do tipo O, pois possui tanto a aglutinina anti-A quanto a anti-B. Já o tipo sanguíneo AB recebe de todos eles. O mesmo vale para o fator Rh.
Isso acontece, principalmente, nos casos em que a mulher tem o Rh negativo e o homem positivo; fazendo com que o bebê possa herdar a Rh do pai, que é incompatível com o da mãe. Nessas situações podem ocorrer a eritroblastose fetal, que de forma simples pode ser entendida como um mecanismo de defesa do organismo da mãe.
Não há problema nenhum em ter o mesmo tipo de sangue. Essa ideia que mesmo tipo de sangue dá problemas na gravidez ou no bebê é um mito, um "folclore popular". O problema geralmente aparece quando a mãe tem sangue negativo e o bebê tem sangue positivo.
O RH nulo, também chamado de sangue dourado, é o tipo sanguíneo mais raro do mundo. Para entender do que se trata é preciso analisar a classificação dos grupos sanguíneos. Os glóbulos vermelhos que formam o sangue estão cobertos de proteínas chamadas de antígenos.
Quando o casal tem o mesmo tipo sanguíneo não há risco de doença hemolitica envolvido na gravidez. Atenção especial deve ser dado as mães RH negativo de pais RH positivos, nos quais a imunoglobulina anti D deve ser utilizado para evitar sensibilização materna.
Sim. Pais com Rh positivo podem ter filhos/as Rh negativo. Pais com Fator Rh positivo possuem de 0 a 25% de chance de terem filhos/as Rh negativo. Isso se deve ao fato do Fator Rh ser um antígeno que é transmitido durante a concepção.
Assim, saber a incompatibilidade sanguínea do casal depende que homem e mulher façam exames de sangue quando não souberem que tipos possuem. O caso mais comum de incompatibilidade sanguínea, que pode causar problemas para o feto, é quando a mulher possui sangue de tipo O, A, AB ou B com fator RH negativo e o homem possui fator RH positivo.
A atenção com os exames atempados – e até antes da gravidez, quando esta é planeada – é um dos cuidados que um casal pode ter para evitar problemas causados por incompatibilidade sanguínea. O tratamento correto tem vindo a reduzir os índices de mortalidade fetal e neonatal por incompatibilidade sanguínea, que passaram já de 90% para 30%.
A incompatibilidade de sangue pode ser de três tipos, ancorando-se n RH mas também no ABO. O primeiro tipo de incompatibilidade acontece, como vimos, quando a mulher é RH negativa e o pai é RH positivo.
A Calculadora da Compatibilidade no Amor lhe diz. O funcionamento da calculadora de compatibilidade no amor é muito fácil. Basta colocar o seu nome e o da outra pessoa e aperte o botão “ Calcular Compatibilidade “. Em questão de segundos indicamos que compatibilidade amorosa há entre os dois.
Qual a diferença de figuras planas e não planas?
Porque o Brasil tem a maior biodiversidade do mundo?
Como fica o corpo de quem pratica corrida?
O que é o chamado amicus curiae?
O que a Bncc fala sobre oralidade?
Porque eu mando mensagem no WhatsApp E a pessoa não recebe?
Para que serve o limão congelado?
O que é a psicanálise freudiana?
O que é síndrome do filho do meio?
Qual é a cidade mais barata da Alemanha?
Como acontece a gravidez de gêmeos idênticos?
Como enviar SMS grátis da TIM?
Qual o prazo de publicação da tomada de preços?
Qual é o Estado mais seguro do Brasil?