Além da vacinação, o SUS garante a realização de procedimentos médicos de média e alta complexidade, como doação de sangue e leite humano (por meio de Bancos de Leite Humano), quimioterapia, transplante de órgãos, entre outros.
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.
Além de serviços de baixa, média e alta complexidade, o SUS também atua na vigilância epidemiológica e sanitária, assistência farmacêutica, atenção hospitalar, serviços de urgência e emergência, distribuição gratuita de medicamentos e pesquisas na área da saúde.
Através do SUS, a população tem acesso gratuito a medicamentos para diversas doenças, como hipertensão, asma, diabetes e HIV/aids.
Desde serviços de baixa, média e alta complexidade, o SUS oferece consultas médicas, medicamentos gratuitos, visita e atendimento domiciliar, além de atendimentos de urgência e emergência. “Se você entra no SUS, você é bem atendido. As pessoas que reclamam é porque não conseguem agendamento ou vaga.
O Ministério da Saúde explicou que, de acordo com dados do Sistema de Informações Orçamentárias em Saúde (SIOPS), constatou-se que os gastos com Ações e Serviços Públicos em Saúde (ASPS) atingiram R$ 290,8 bilhões em 2019. "Em relação à despesa per capita, o gasto anual com ASPS correspondeu a R$ 1.383,60.
Considerado uma das maiores conquistas da Constituição Federal de 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS) completa 30 anos neste ano, com o imenso desafio de universalizar o acesso gratuito à saúde para a população.
A situação atual da Saúde Pública no Brasil. O Sistema Único de Saúde (SUS) foi uma grande conquista da população brasileira, sendo reconhecido como um dos maiores do mundo e usado como modelo em muitos outros países.
O Brasil é o único país com mais de 200 milhões de habitantes que tem um sistema de saúde público e gratuito, e mesmo quem o utiliza com mais frequência muitas vezes desconhece seu funcionamento.
Após a Independência do Brasil, em 1822, D. Pedro II determinou a criação de órgãos para inspecionar a saúde pública, como forma de evitar epidemias e melhorar a qualidade de vida da população. Também foram adotadas medidas voltadas para o saneamento básico.
Abrange do simples atendimento ambulatorial aos transplantes de órgãos e é o único a garantir acesso integral, universal e igualitário. Tornar pública a trajetória do SUS fortalece sua construção coletiva e estimula a mobilização da sociedade para a superação dos desafios do setor Saúde e ampliação dos direitos sociais.
Como o Império Inca estava organizado descreva as principais características da sociedade?
Como se faz o teorema de Pitágoras?
O que dizer quando se faz 1 mês de namoro?
Como foi a ascensão e o declínio romano?
O que é data de expiração no Amazon Prime?
Como o INPE monitora as queimadas?
Como separar o húmus das minhocas?
Qual é a melhor raça de cachorro para iniciantes?
Como desagrupar contorno Corel?
Como imperador Maia era visto?
Como identificar uma combinação?
O que significa Deidara senpai?
Como fazer muda de suculentas pelo caule?
Como separar os canais de áudio no Obs?
Como separar oxigênio de outros gases?