O pronome é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo (nome), definindo-lhe os limites de significação. Existem vários tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.
Exemplos de que como pronome relativo. A professora que queríamos contratar recusou a oferta. Os meninos que foram encontrados na mata estavam perdidos. Já acabei de ler o livro que você me emprestou. Está aqui o dinheiro que foi arrecadado na campanha. Substituição de que por o qual, a qual, os quais ou as quais: A opinião com que ...
Eles são empregados para fazer referência a um termo anterior chamado antecedente, evitando, dessa forma, a repetição desnecessária de palavras. Entre os principais pronomes relativos está o “ quem ”, termo que na oração cumprirá o papel de pronome substantivo.
Muitas pessoas têm dúvidas na hora de empregar o “quem”, seja na modalidade oral, seja na modalidade escrita. Para eliminar possíveis deslizes gramaticais relacionados com o uso inadequado do pronome relativo “quem”, o Brasil Escola preparou um guia prático e rápido para você consultar sempre que houver uma dúvida.
Sua forma sempre será essa, independentemente do contexto. Os pronomes variáveis são cujo (cuja, cujos, cujas), o qual (a qual, os quais, as quais) e quanto (quanta, quantos, quantas). Quando essas palavras possuem função de pronome relativo, podem referir-se a pessoas ou a coisas, exercendo o papel de referente do antecedente.
Quando e onde surgiu a Constituição?
Como são formadas as famílias hoje em dia?
Quais os três principais raios ionizantes emitidos?
Quem foi os primeiros habitantes a Está na Amazônia?
O que mudou na lei do vale alimentação?
Qual é a frase que o Naruto mais fala?
Quantas partes se divide um frango?
Como funciona o empenho de joias?
O que acontece se comer 1 vez por dia?
O que significa amassar pãozinho?
Quando o mundo começou a existir?
Qual a principal diferença entre os 4 Ps e os 4 C's do marketing?
Qual a característica da arte povera?