Incidente: Evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário ao paciente. Circunstância Notificável: Incidente com potencial dano ou lesão. Near miss : Incidente que não atingiu o paciente. Incidente sem lesão: Incidente que atingiu o paciente, mas não causou dano.
O evento adverso pode ser classificado de acordo com a de Classificação Internacional para Segurança do Paciente da OMS, cujos itens para preenchimento são:Tipo de incidente;Consequências para o paciente;Características do paciente;Características do incidente/evento adverso;Fatores contribuintes;
Evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário ao paciente/doente. Incidentes podem ser oriundos de atos não-intencionais ou intencionais.
A grande função desta parte da Classificação Internacional para a Segurança do Paciente (CISP) é poder descrever o incidente em uma categoria específica, bem como descrever o que ele causou ao paciente, ou seja, é dar as características que dão o “diagnóstico” do incidente, bem como sua “repercussão clínica”.
Esse termo é amplamente utilizado nas publicações nacionais sobre segurança do paciente, especialmente sobre erros de medicação, sendo traduzido como quase erro.
40 curiosidades que você vai gostar
Near miss materno (NMM) refere-se a uma mulher que quase morreu, mas sobreviveu a uma complicação grave que ocorreu durante a gravidez, o parto ou em até 42 dias após o término da gravidez.
Near miss é o incidente que não atingiu o paciente. Incidente sem lesão é o incidente que atingiu o paciente, mas não causou danos. Evento Adverso é o incidente que resulta em dano ao paciente (Ministério da Saúde, 2014).
São elas:Identificar o paciente corretamente.Melhorar a eficácia da comunicação.Melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância.Assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto.Reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde.
O PNSP tem quatro eixos: O estímulo a uma prática assistencial segura; o envolvimento do ci- dadão na sua segurança; a inclusão do tema no ensino; e o incremento de pesquisa sobre o tema. A cultura de segurança do paciente é elemento que perpassa todos esses eixos.
Pode guardar arroz lavar e cru?
O que posso colocar dentro de um aquário?
O que acontece com uma pessoa que foi molestada?
Qual é o elemento da dimensão do processo de trabalho?
Qual é o salário de um tanatopraxista?
Qual a principal extensão de arquivos do Windows?
Faz mal ficar muito tempo perto do roteador?
Como saber se eu fui aprovada pelo Auxílio Brasil?
O que é o processo de filtração?
Pode comer ovo de um dia para o outro?