A ação de consignação em pagamento é uma ação proposta pelo devedor contra o credor, quando este recusar-se a receber o valor de dívida ou exigir ou devedor valor superior ao entendido devido por este, além de outras hipóteses admitidas na legislação.
Na ação de consignação em pagamento, é legitimado ativo, ou seja, tem legitimidade para ser autor da ação: devedor, terceiro ou credor. O devedor representa a possibilidade mais comum e óbvia à finalidade deste tipo de ação. Ele a ajuizará com o fim de evitar sofrer qualquer prejuízo em razão da mora na obrigação.
Os legitimados para esta ação são as pessoas interessadas na extinção da obrigação. Desta maneira, possui legitimidade ativa o devedor ou terceiro e possui legitimidade passiva o credor, seus herdeiros ou sucessores.
Por outro lado, no pólo passivo da ação estará sempre o credor, seus herdeiros ou sucessores. Trata-se da consignação prevista nos artigos 334 do Código Civil e 890, §1º, do Código de Processo Civil.
A ação de consignação em pagamento se inicia com a petição inicial, onde o autor requer o depósito da coisa devida, necessitando ser realizado em até 5 dias, deve-se haver a citação do réu para que este levante o depósito ou faça contestação.
44 curiosidades que você vai gostar
São requisitos da consignação em pagamento: · Vinculo obrigacional; · Impossibilidade de realização da prestação em razão do credor; · Opção do devedor de realizar a prestação por esta via liberatória.
O VALOR DA CAUSA NA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO É O CORRESPONDENTE A DIFERENÇA ENTRE AQUELA QUE O AUTOR ENTENDE DEVIDA E A PRETENDIDA PELO RÉU, MULTIPLICADA POR DOZE. PRECEDENTES. 2. INCABÍVEL, NA HIPÓTESE, A DOÇÃO DO CRIT+ERIO ESTABELECIDO NO ARTIGO 260 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL .
- CONSIGNANTE, aquele que autoriza a venda; - CONSIGNATÁRIO, aquele que realizará a venda. Pelo contrato estimatório, o consignante entrega bens móveis ao consignatário, que fica autorizado a vendê-los, pagando àquele o preço ajustado, salvo se preferir, no prazo estabelecido, restituir-lhe a coisa consignada.
Tema gera controvérsias. Porém define como legitimado passivo para a demanda aquele que o demandante indica como sendo o credor da obrigação cuja prestação se quer consignar. No caso de dúvida quanto a quem seja o credor, haverá litisconsórcio passivo necessário entre aqueles que podem ser titulares do crédito.
Como conjugar qualquer verbo em inglês resumo?
Como fica a razão social da sociedade de advogados e em caso de sócio falecido?
Como fica o verbo Eat no Past Participle?
Como jogar jogos de celular no seu PC fraco?
Qual é o passado simple past do verbo sleep?
Quando a pessoa tá grávida fica com o rosto oleoso?
Qual o passado simples de Read?
Como fica o fígado após a retirada da vesícula?
Como fica o salário das gestantes afastadas?
Como rodar jogos de Android no PC sem programa algum?
Como jogar LoL direto do navegador?
Onde trabalhar com jogos digitais?
Como trabalhar com Instagram comercial?
Como fazer uma crônica ensino fundamental?
Como vender drinks engarrafados?
Como trabalhar com influenciadores?