Quem pode propor ação de consignação em pagamento?

Pergunta de Lucas Valente Leal em 27-05-2022
(37 votos)

A ação de consignação em pagamento é uma ação proposta pelo devedor contra o credor, quando este recusar-se a receber o valor de dívida ou exigir ou devedor valor superior ao entendido devido por este, além de outras hipóteses admitidas na legislação.

Quem tem legitimidade para propor ação de consignação em pagamento?

Na ação de consignação em pagamento, é legitimado ativo, ou seja, tem legitimidade para ser autor da ação: devedor, terceiro ou credor. O devedor representa a possibilidade mais comum e óbvia à finalidade deste tipo de ação. Ele a ajuizará com o fim de evitar sofrer qualquer prejuízo em razão da mora na obrigação.


Qual é a legitimidade ativa e passiva de uma ação de consignação em pagamento?

Os legitimados para esta ação são as pessoas interessadas na extinção da obrigação. Desta maneira, possui legitimidade ativa o devedor ou terceiro e possui legitimidade passiva o credor, seus herdeiros ou sucessores.

Quem é o polo passivo na ação de consignação em pagamento?

Por outro lado, no pólo passivo da ação estará sempre o credor, seus herdeiros ou sucessores. Trata-se da consignação prevista nos artigos 334 do Código Civil e 890, §1º, do Código de Processo Civil.

Como entrar com ação em consignação em pagamento?

A ação de consignação em pagamento se inicia com a petição inicial, onde o autor requer o depósito da coisa devida, necessitando ser realizado em até 5 dias, deve-se haver a citação do réu para que este levante o depósito ou faça contestação.

Prática Cível | OAB 2ª Fase - Ação de Consignação em Pagamento | CURSO GRATUITO COMPLETO


44 curiosidades que você vai gostar

Quais os requisitos para a consignação em pagamento?

São requisitos da consignação em pagamento: · Vinculo obrigacional; · Impossibilidade de realização da prestação em razão do credor; · Opção do devedor de realizar a prestação por esta via liberatória.

Qual o valor da causa na ação de consignação em pagamento?

O VALOR DA CAUSA NA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO É O CORRESPONDENTE A DIFERENÇA ENTRE AQUELA QUE O AUTOR ENTENDE DEVIDA E A PRETENDIDA PELO RÉU, MULTIPLICADA POR DOZE. PRECEDENTES. 2. INCABÍVEL, NA HIPÓTESE, A DOÇÃO DO CRIT+ERIO ESTABELECIDO NO ARTIGO 260 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL .

O que é o consignante?

- CONSIGNANTE, aquele que autoriza a venda; - CONSIGNATÁRIO, aquele que realizará a venda. Pelo contrato estimatório, o consignante entrega bens móveis ao consignatário, que fica autorizado a vendê-los, pagando àquele o preço ajustado, salvo se preferir, no prazo estabelecido, restituir-lhe a coisa consignada.

Qual a modalidade de litisconsórcio passivo quando utilizada a ação de consignação em pagamento houver dúvida quanto à titularidade do crédito?

Tema gera controvérsias. Porém define como legitimado passivo para a demanda aquele que o demandante indica como sendo o credor da obrigação cuja prestação se quer consignar. No caso de dúvida quanto a quem seja o credor, haverá litisconsórcio passivo necessário entre aqueles que podem ser titulares do crédito.



Outras questões

Como calcular a densidade do plástico?

Qual a diferença da prata 900?

São exemplos de não metais?

Quantos Coulomb tem um raio?

Quanto tempo vive um guaxinim?

Quem tem autismo tem direito a algum benefício?

Como é uma pessoa do elemento fogo?

Como é a qualidade do ar em Duque de Caxias?

Para que serve recibo de prestação de serviço?

Qual a sequência de usinagem?

Porque o NIPT não é tão preciso?

Para que serve Cunha para travamento do chassi da tela?

Quais são os feriados facultativos 2022?

O que significa ♋?

Quando não cabe Rese?

Pode mentir na entrevista de emprego?

Quais são os tipos do amor?

Como se escreve a palavra enxaguou?

Quantos dias de carência para pagar aluguel?

O que são perdas abruptas da consciência?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com